Escrito por 08:00 Estratégias, Marketing Digital

Saiba mais sobre automação de marketing e seus benefícios

A aceleração que aconteceu na transformação digital no último ano não é novidade para ninguém. Percebendo o crescente – e permanente – movimento dos consumidores online, as empresas buscaram também tornar o meio digital um canal nativo para comunicar, vender e se relacionar.

Com isso, foi preciso repensar os processos, sistemas e tecnologias disponíveis para trabalhar no mundo online. E, nesse cenário, a automação de marketing se popularizou.

Quer saber sobre automação de marketing e como ela pode ajudar o seu negócio?  Então vem com a gente! 😝

O que é automação de marketing?

A automação de marketing está diretamente ligada à simplificação dos processos. Trata-se de utilizar tecnologias e ferramentas com o intuito de automatizar processos, reduzindo assim custos, erros humanos e aumentando a produtividade, uma vez que é escalável.

É possível que quando leia a palavra “automação”, a maioria pense em robôs que seguem perfis nas redes sociais. Mas o conceito vai muito além! 

Trabalhando com essa estratégia é possível ser mais assertivo em estratégias, utilizando chatbots para atendimento e disparo de e-mails automatizados, por exemplo, tornando a operação do seu negócio mais eficiente.

Para que serve a automação de marketing?

Para saber como escolher as melhores ferramentas de automação de marketing, continue a leitura!

Segundo a pesquisa Marketing Tools Latam 2019, mais de 68% das empresas entrevistadas na América Latina usam alguma ferramenta de automação de marketing. Ou seja, é mais do que possível trabalhar com a estratégia e utilizá-la para diversos fins. 

A automação de marketing foi pensada, desenvolvida e é constantemente atualizada para servir como um facilitador para pessoas e negócios.

É através desse conceito que as empresas começaram a perceber pequenos gargalos que poderiam ser solucionados com a implementação de um simples software, por exemplo.

Entre os benefícios mais conhecidos da utilização dessa estratégia, estão:

  • o aumento de produtividade;
  • a diminuição de custos;
  • a redução de riscos e erros;
  • o acompanhamento constante e em tempo real;
  • e a análise detalhada com poucos cliques.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Boas ferramentas de automação de marketing podem auxiliar sua marca na hora da segmentação, dessa forma, você tem comunicações mais personalizadas com seus clientes em potencial.

A automação de marketing pode ser usada em todas as etapas da sua estratégia, basta saber como usá-la para o seu objetivo. Confere só 😊

Criar fluxos de automação

Fique atento aos fluxos de automação do seu negócio: campanhas de abandono de carrinho, nutrição, reativação de base, indicação de conteúdos e ofertas, entre outros fluxos que sejam interessantes no relacionamento da sua empresa com o consumidor.

Atribuição de status aos leads

Em qual momento seu lead está? Monitore seus leads e saiba como classificá-los dentro desse fluxo para criar estratégias assertivas de captação e retenção! 

Personalização

Você sabe o quanto tratar o seu cliente com exclusividade é importante, né? Com a automação de marketing é possível criar mensagens personalizadas de engajamento e entregá-las de forma automática, na hora certa, pelo canal certo. 

Além disso, essa estratégia permite segmentar suas listas de acordo com o momento de cada base, sem perder a personalização

Template automatizados

Dentro das possibilidades da automação, você possui templates estruturados para manter a qualidade de sempre e diminuir o tempo gasto nas tarefas recorrentes.

Essas são algumas funções dessa estratégia que podem contribuir com o seu negócio e, consequentemente, com as suas vendas.

Mas é importante lembrar que a automação de marketing possui suas particularidades e pode oferecer mais ou menos opções de automação. Por isso pesquise e escolha sobre as ferramentas que melhor atendem os seus objetivos.

O que são ferramentas de automação de marketing?

Computador aberto em ferramentas de automação de marketing.

A automação de marketing possibilita uma infinidade de recursos através do uso de suas ferramentas tecnológicas.

As ferramentas de automação de marketing são tecnologias, sistemas e softwares pensados especialmente para simplificar determinado processo.

É através dessa ferramenta que a estratégia toma forma e permite a sua visualização por completo, pois é possível integrar times, definir as regras da automação, reunir dados, analisar métricas e observar o funcionamento de cada etapa do seu funil.

Existem ferramentas, inclusive, que geram dashboards onlines para você acompanhar a performance do seu negócio em tempo real. Outras permitem a criação de comunicações direto com o consumidor como mensagens personalizadas via e-mail, sms, notificações… E tem aquelas que integram isso e muito mais.

Em resumo, essas ferramentas são plataformas que permitem uma gestão completa da sua estratégia de marketing digital, trazendo mais escalabilidade, produtividade e redução de erros. 😎

Quais são as melhores ferramentas de automação de marketing?

O mercado já tem diversas ferramentas que trabalham automação de marketing, mas é preciso estudá-las para entender qual a mais vantajosa para o seu negócio

All iN, por exemplo, usa gatilhos automatizados que enviam comunicações personalizadas com base no comportamento do cliente no seu e-commerce, de acordo com a sua etapa de conversão; além de oferecer fluxos de cadastros, mensagens personalizadas de engajamento e muito mais.

E aí, você já sabia de todas essas funcionalidades e benefícios de trabalhar com ferramentas de automação de marketing? 

Se você já adotou essa estratégia, compartilhe com a gente: qual o principal benefício dela para a sua empresa? Se ainda não implementou, não deixe de conhecer a solução para quem precisa de automação clicando no banner.

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Tags:, , , Última modificação: 22 de março de 2022
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