Escrito por 08:19 Estratégias, Marketing Digital

Marketing 360º e a importância de ser omnichannel!

Levando sua mensagem de forma integrada: conheça o marketing 360º.

O mundo está conectado e isso não dá para negar. Mas a sua marca está conectada ao mundo? Só no Brasil, mais de 130 milhões de usuários estão na internet. Desses, 90% acessam a internet todo dia. Isso nos mostra o potencial da rede para diversos fins: estudos, compras, entretenimento, trabalho e muitas outras possibilidades.

Levando um dado tão expressivo em consideração, é inegável o fato de que todos os tipos de consumidores estão online. Então a pergunta deixa de ser se o seu consumidor está conectado e passa a ser: como posso me comunicar com este público de forma assertiva?

O marketing 360º vem para cobrir todos os meios de se comunicar com o cliente e atingir o seu público-alvo de forma eficiente e certeira. 

Você ainda não conhece a estratégia? Então vem com a gente!

O que é marketing 360º?

O marketing 360º é uma estratégia que busca conversar com os consumidores onde quer que eles estejam, de forma eficiente e integrada.

Nós já falamos por aqui de uma estratégia semelhante, como o marketing multicanal, que visa trabalhar com canais diferentes. Mas o marketing 360º é ainda mais amplo e assertivo

Além de trabalhar com diversos canais, o intuito do conceito é integrar todos os canais relevantes para o público-alvo e reunir os esforços nessa integração.

A ideia aqui é analisar a jornada de compra da persona e entender quais os canais que ela utiliza durante esse percurso. Depois disso é hora de pensar em como integrar esses canais de forma efetiva, levando a sua mensagem para o público-alvo durante toda a jornada através de diferentes pontos de contato.

Portanto, você passará de uma estratégia multicanal para uma experiência única, otimizada e omnichannel. Ou seja, a comunicação do site usa uma linguagem consistente e se aplica nas redes sociais,  e o mesmo acontece na TV – claro que adaptada para as necessidades de cada canal.

Ser omnichannel é integrar todos os pontos de contato da sua marca – sejam eles  online ou offline -, colocando-os à disposição do seu consumidor a fim de melhorar sua experiência, otimizar sua jornada e tornar o seu time mais estratégico e eficiente!

Marketing 360º e a jornada de compra

Sabendo que o marketing 360º busca promover a experiência do consumidor, continue lendo para entender como aplicá-lo na jornada de compra.

O marketing 360º baseia-se em promover uma experiência única e de excelência para o usuário, isto é, precisa estar presente durante toda jornada de compra, independentemente do estágio de interesse do usuário.

Para isso, é preciso entender, primeiramente: 

1 – Quem é a sua persona? 

O que ela consome, quais são seus hobbies, seus interesses, dores e necessidades? Entenda seu comportamento online, seus gostos, hábitos e quais  expectativas ela tem com a sua marca.

Além de informações básicas, como: gênero, região, escolaridade, classe social, etc. Essas respostas ajudarão você a entender quais os próximos passos para estruturar uma jornada de marketing 360º.

2 – Quais os canais e dispositivos disponíveis?

Existem muitos canais e dispositivos disponíveis para se comunicar com o usuário, mas você deve se perguntar: onde a sua persona está; o que ela consome com frequência e por onde prefere ser contatada; quais são seus canais preferidos.

Essas informações farão toda diferença para definir como será a estrutura da sua jornada de compra.

3 – Qual a estrutura da jornada de compra?

Você deve estruturar uma jornada de compra que os usuários potencialmente vão seguir. Defina qual seria o início, meio e fundo do seu funil. 

Por exemplo: 

Claro que esse é só um exemplo de percurso. 

Estruturando essa jornada de compra e se assegurando de que o público está percorrendo o caminho que você desenhou, é mais fácil entender através de qual canal ou dispositivo você se comunicará com o consumidor em cada etapa da jornada.

Quais são as principais vantagens de uma abordagem de marketing 360º?

Agora que você já sabe como implementar o marketing 360º, veja quais são suas vantagens.

Além de integrar todos os pontos de contato da empresa promovendo uma comunicação mais homogênea, a estratégia é focada em gerar uma experiência de excelência ao usuário, estando presente sempre que ele precisa, independente do dispositivo ou ponto de contato que ele escolheu naquele determinado momento.

Muitos são os benefícios de implementar a estratégia, como você já deve ter percebido. Mas vamos conhecer alguns deles? 

  • Percepção de marca

A percepção de marca é definida de acordo com a forma com que os seus consumidores a veem; dando a oportunidade do público se expressar através de diversos canais e dispositivos, é possível perceber o valor da marca de forma mais simples e, principalmente, fazer com que o público perceba o valor dessa marca e o quanto ela se importa com os seus consumidores, aumentando a satisfação.

  • Relacionamento com o cliente

Um dos principais objetivos das empresas atualmente é criar um relacionamento com o cliente, mas como fazer isso de forma sincera e benéfica para ambos os lados?  

Disponibilizando vários canais para o cliente contatar a empresa no momento em que precisar. Ele sente mais disponibilidade e confiança na marca, o que já é um diferencial para o seu negócio. 

O público sabe que, independentemente de estar pensando em comprar naquele momento ou até mesmo no pós-venda, ele pode contar com você. Essa confiança gera um relacionamento mais próximo, sincero, duradouro e leal, sendo  fundamental mostrar essa disponibilidade e empatia ao consumidor. Você não vai criar um relacionamento apenas para vender, e sim estará sempre ali, durante toda a jornada de compra.

  • Fidelização

Esse é considerado um dos maiores benefícios para quem deseja criar e nutrir relacionamentos com os consumidores. Se você está disponível, disposto a ouvi-lo e ajudá-lo, independente do momento de compra – ou interesse – consequentemente você cria um vínculo com esse consumidor. 

Ele sabe que você sempre esteve ali para ajudá-lo e, se houver um problema, você não vai desampará-lo. Ou seja, não precisará procurar assistência em outro lugar (empresa).

  • Mercado

Trabalhar com o marketing 360º e praticar uma estratégia omnichannel fará você ter uma visão muito mais ampla do mercado. Não se concentrando só em campanhas de TV ou internet, afinal, as suas campanhas serão integradas e orbitarão por todos esses canais, promovendo esse olhar mais abrangente. 

Além disso, ao gerar essa integração de forma eficiente e assertiva, o seu negócio se destaca em relação à concorrência. A sua empresa deixa de concorrer com quem está focado na TV ou nas redes sociais, por exemplo, e se destaca por estar em todos esses canais de forma eficiente.

Agora que você já sabe os princípios básicos e fundamentais para estrutura uma campanha de marketing 360º, tenha sempre em mente um pequeno checklist para entender se a sua estratégia está pronta para começar a ser desenhada na prática:

✓ Objetivo bem definido;

✓ Ações separadas por estágio de funil e canais;

✓ Segmentações de acordo com momento de compra;

✓ Canais e integrações;

✓ Resultados esperados;

✓ Monitoramento constante;

Esse é um pequeno checklist que te ajudará a estruturar sua campanha de marketing 360º e promover uma experiência omnichannel para o seu público. 

Você está preparado? Conte com a gente para te ajudar a definir a estratégia ideal para o seu público e para a sua empresa. E não esqueça de ver nosso blog para mais dicas de marketing digital!

Clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções para melhorar a sua estratégia de marca.

(Visited 604 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 6 de julho de 2022
Fechar