O planejamento e a estratégia devem acompanhar a sua empresa em todas as épocas do ano, mas as datas comemorativas são épocas especiais de aproveitamento para os comerciantes. O carnaval é uma época muito tradicional para o brasileiro, que utiliza o feriado para viajar, participar dos festejos e se divertir com os amigos e família.
Nesse contexto, há um aumento do consumo dos clientes que estão à procura de fantasias ou bons preços em alimentos e bebidas para fazer aquele churrasco carnavalesco. Pensando nisso os comerciantes devem programar suas campanhas e produtos para atender à demanda dos consumidores e fortalecer a sua marca junto aos clientes. Que tal já preparar a sua estratégia para o carnaval com as nossas dicas?
1- Organize-se!
O primeiro passo para construir uma boa estratégia de vendas é estar com as informações internas e o seu site organizado. Por isso, verifique se a sua loja virtual conta com produtos bem categorizados, com descrições claras e chamativas para que o cliente seja bem recebido em sua loja.
Do ponto de vista interno, confira todos os dados de vendas dos anos anteriores e verifique o que seus clientes procuram em sua loja durante este período e não deixe de disponibilizar os produtos-chave como confetes, tintas para pintura na pele, sprays coloridos para cabelo, máscaras e fantasias.
2- Faça promoções especiais para o carnaval
O carnaval é uma data que pode ser aproveitada por diversos nichos do mercado, por exemplo, se você tem uma loja de roupas, tenha em mente que muitas pessoas aproveitam a data para ir à praia ou passar os dias em uma chácara, então ofereça promoções em trajes de banho ou roupas de verão leves e casuais.
O mesmo vale para o comércio de eletrônicos que pode aproveitar o momento para aumentar vendas de celulares com boa câmera, GoPro e câmeras digitais em geral. Portanto, seja criativo e pense nas diversas maneiras de seu cliente aproveitar o feriado.
Lembre-se que alguns itens sentirão uma queda nas vendas em breve devido ao término do verão, por isso aposte na promoção de protetores solares, biquínis/sungas, móveis de decoração para área externa, pranchas, maquiagens coloridas, sandálias, coolers etc.
3- Aproveite o carnaval para ser criativo!
Nem sempre o seu cliente vai lembrar-se de tudo o que precisa para curtir o feriado, que tal usar sua rede social para lembrá-lo de alguns itens e de quebra promover o produto de sua loja?
Faça campanhas curtas relembrando da importância de usar protetor solar durante o dia, reforce a importância de fazer uma revisão no carro antes de pegar estrada, explique como um repelente pode ser um parceiro inseparável de quem vai acampar ou dê dicas de como montar uma fantasia criativa com itens acessíveis e confortáveis. Use e abuse de sua criatividade!
4- Trabalhe com antecedência!
Muitos clientes se preparam para esta data, portanto faça um planejamento de divulgação com pelo menos 15 dias de antecedência, dessa forma seu cliente vai conseguir realizar as compras com calma e receberá os produtos a tempo caso a sua empresa não possua um plano de entregas rápidas.
Com as estratégias bem planejadas e organizadas as vendas aumentarão, mantendo a loja movimentado e o seu carnaval será só alegria!
Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/aproveite-folia-e-aumente-as-vendas-do-seu-e-commerce/