E-mail Transacional – Marketing ou apenas Tecnologia? - All iN

E-mail Transacional – Marketing ou apenas Tecnologia?

Uma das formas mais antigas de envio de e-mail é o transacional. O e-mail transacional como regra trabalha por meio de uma reação para uma ação do cliente, como por exemplo, um cadastro no site, a finalização de uma compra pela internet ou até mesmo a troca de senhas.

Durante anos, o e-mail transacional não foi tratado como deveria pelos profissionais de marketing, que rotineiramente solicitavam ao time de TI um servidor de disparo transacional e não exploravam o potencial que esta ferramenta poderia oferecer.

Poucas ferramentas de marketing conseguem tamanha exclusividade junto ao cliente quanto às comunicações transacionais, e isto pode ser comprovado quando observamos suas taxas de abertura e clique, que em determinados assuntos conseguem atingir resultados três vezes maiores  quando comparado a uma news tradicional, por exemplo.

email-transacional-tif

 

Esta diferença pode ser explicada facilmente, já que a exclusividade das comunicações transacionais são baseadas em permissão, ou seja, toda comunicação transacional é gerada após algum tipo de interação do cliente com o site.

 

Alguns exemplos de e-mails transacionais:

– Boas vindas;

– Agradecimento;

– Alteração de senha;

– Confirmação de pedidos;

– Entrega de NF-e;

– Pós-vendas;

– Abandono de Carrinho;

– Social Notifications;

– Pedidos do suporte;

– Protocolos;

– Respostas de Cadastro (Landing Page, Blog, etc.);

– Confirmação de alterações de cadastro;

 

Além destes exemplos, é possível criar uma infinidade de comunicados transacionais, alinhados a estratégia de marketing, criatividade e uma boa plataforma de disparos.

Assim como toda tecnologia, a comunicação transacional evoluiu para ganhar espaço e se tornar em uma das principais ferramentas de marketing. Uma das principais inovações neste cenário foi à adoção de outros canais de comunicação, como SMS, notificações sociais (Facebook), push e comportamento do consumidor. Hoje, é possível escolher por qual canal o cliente será impactado pela primeira vez e com base nas suas reações (abertura, click) determinar qual será sua próxima interação e por qual canal.

 

Por que o e-mail transacional é tão importante para as campanhas de marketing?

 

Entregabilidade – Uma das principais vantagens do e-mail transacional frente a outras comunicações é seu alto índice de entrega no inbox do cliente. E-mails transacionais tem maior percepção positiva por parte dos ISP’s.

Capturar a atenção – O nível de atenção que o destinatário reserva ao receber uma comunicação transacional é exponencialmente maior se comparada a um newsletter recebido no mesmo instante. Isto pode ser explicado devido à identificação com a mensagem recebida, que por ser uma reação a uma ação anterior consegue capturar mais rapidamente a atenção.

Antecipação – Quando esquecemos nossa senha de acesso a uma rede social ou habilitamos um novo serviço que depende de um e-mail de confirmação para que possamos usufruir daquele produto, é natural que nosso nível de atenção aumente, nos fazendo monitorar o inbox um pouco mais de perto. É neste momento que pode ser interessante enviar e-mails de oferta em conjunto com e-mails transacionais.

Call to Action – Você já tem a atenção do seu cliente, que tal criar uma estratégia para ele conhecer outros produtos ou serviços antes de concretizar a ação requerida?

 

Como pôde perceber, o e-mail transacional tem um papel fundamental nas estratégias de marketing e deve ser usado como ferramenta de engajamento, assim como nas ações de marketing de performance. Além de o seu uso correto contribuir para elevar os resultados de abertura e clique, existem grandes chances de atrair ainda mais a atenção do cliente.

Além disso, confira nosso guia de e-mail marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *