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Spamtrap, o que é isso?

O Spamtrap é uma tentativa dos provedores de email reconhecerem remetentes que enviam spam. São contas de email que aparentemente são de pessoas comuns, mas que na verdade foram criadas pelos próprios provedores para checar o tipo de mensagem que seus usuários estão recebendo e criar filtros antispam para determinados remetentes.

Todas as pessoas que trabalham com email marketing já ouviram falar da importância de manter suas bases higienizadas e livres de Spamtraps. Mas afinal, o que é isso?
O Spamtrap é uma tentativa dos provedores de email reconhecerem remetentes que enviam spam. São contas de email que aparentemente são de pessoas comuns, mas que na verdade foram criadas pelos próprios provedores para checar o tipo de mensagem que seus usuários estão recebendo e criar filtros antispam para determinados remetentes. Por serem emails que não pertencem a ninguém, os spamtraps teoricamente não deveriam receber nenhum tipo de newsletter ou email comercial, uma vez que não efetuaram o cadastro em nenhum site. Mas infelizmente, como sabemos, não são todas as empresas que tratam o assunto com a ética que ele merece e acabam sendo “pegas” nessas armadilhas e classificadas como Spammers.
Existem milhares de emails deste tipo espalhados em todos os provedores de email para fiscalizarem e denunciarem empresas que fazem uso do Spam. O reconhecimento desses maus remetentes acontece da seguinte maneira:
Ao enviar mensagens para bases que não foram devidamente constituídas por pessoas que manifestaram o desejo de receber emails de divulgação, as empresas estão correndo sérios riscos uma vez que essas bases geralmente estão repletas de armadilhas. Quando a empresa envia mensagens para esse tipo de email, o IP desse remetente é identificado pelos provedores e todas as mensagens provenientes dele passam a ser classificadas como Spam, o que acarreta um grande prejuízo, uma vez que não é possível comprovar que o usuário estava cadastrado, mesmo porque, na verdade esse usuário nem se quer existe.
O uso do Spamtrap é uma das inúmeras maneiras que os provedores encontraram para diminuir o número de mensagens indesejadas que os usuários recebem.
Para evitar que seus domínios caiam neste tipo de armadilha, a dica é: Sempre utilize bases legítimas! Ou seja, aquelas que foram obtidas a partir de um processo opt-in, no qual os usuários manifestaram o desejo de receber suas mensagens e tomaram conhecimento de todo esse processo. Essa é a melhor forma de conseguir sucesso com suas ações por email.
Por Bárbara Gengo

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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