Escrito por 08:34 E-mail Marketing

Spams ameaçam usuários de redes sociais

Como se não bastasse a invasão que enfrentamos em nossas caixas de email, agora os spammers parecem ter encontrado um novo nicho de “mercado”. É cada vez mais frequente o ataque desses remetentes maliciosos pelas redes sociais!

Como se não bastasse a invasão que enfrentamos em nossas caixas de email, agora os spammers parecem ter encontrado um novo nicho de “mercado”. É cada vez mais frequente o ataque desses remetentes maliciosos pelas redes sociais! Pois é, os disseminadores de Spam resolveram se instalar onde, atualmente, se encontram as maiores concentrações de usuários. Além disso, com as constantes ações que os provedores de email vêm tomando para inibir essa prática, o envio de Spam por email está ficando cada dia mais difícil. Neste novo cenário o Twitter e o Facebook estão sendo os principais canais de infiltração desse novo tipo de mensagem que já ganhou o nome de Spam Social e vem crescendo a passos alarmantes.

Ao contrário dos já tradicionais emails, que geralmente vêm de remetentes estranhos ao usuário que recebe a mensagem maliciosa, o Spam Social se apresenta como um problema ainda maior por sempre vir dos amigos, ou seja, de pessoas da confiança e do círculo de relacionamento dos usuários.
Os malwares tem sido o tipo de ameaça mais utilizada pelos Hackers e aparecem como uma barreira para a utilidade das redes sociais.
Os administradores do Facebook informam que menos de 4% do conteúdo compartilhado no site é spam, enquanto o Twitter diz que apenas 1,5% das mensagens enviadas em 2010 continham spam. De um modo geral, esses números possam parecer baixos, se transformarmos os valores em quantidade de pessoas, somente pelo Facebook, cerca de 4 milhões de pessoas são atingidas por essas ameaças diariamente, ou seja, o volume de spams está crescendo mais rápido do que a base de usuários da rede.
Para seduzir os usuários e fazer com que cliquem nos links maliciosos, a maioria dos malwares tem se apresentado em forma de promoções aparentemente irresistíveis. Mas quando o usuário clica no link dessa promoção, ao invés de ter acesso a uma grande oportunidade, um programa passa a controlar o seu navegador de internet, fazendo com que o link contaminado seja repassado involuntariamente para toda a lista de amigos deste usuário em uma velocidade impressionante. Ou seja, todas as pessoas conectadas a este usuário passam a correr o risco de serem atingidas, já que pensam ter recebido uma mensagem pessoal, de um remetente conhecido.
Segundo especialistas, o Spam Social é ainda mais nocivo do que o email porque a velocidade com que as ameaçam se espalham é muito maior devido a alta capacidade de viralização dos conteúdos publicados nas redes sociais.
Mesmo sem ainda possuírem condições efetivas de prevenir os ataques as redes estão tomando certos cuidados para fortalecer a segurança e dificultar ao máximo a criação e o uso de perfis falsos. Uma das resoluções do Facebook vem sendo a de enviar mensagens de confirmação para os usuários. Geralmente eles pedem para que o usuário confirme sua identidade, mesmo que a senha digitada estiver correta. Em alguns casos chegam a pedir para que esses usuários identifiquem alguns amigos. A ideia é se certificar de que é uma pessoa, e não um computador que está tentando acessar o site.
Para os executivos das redes as estratégias precisam ser pensadas a longo prazo, já que as ameaças nunca vão deixar de existir.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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