Constantemente ouvimos alguns pessimistas afirmarem que o e-mail marketing irá acabar por causa do surgimento das redes sociais e novas formas de comunicações, mas muitos ignoram números importantíssimos do mercado e também ignoram o fato de que o e-mail continua a desempenhar um papel vital na comunicação entre as pessoas e entre as empresas e os consumidores.
De acordo com a SenderBase.org, organização da Cisco para monitoramento do trafego global de e-mails, o e-mail é utilizado para comunicação pessoal com muito mais regularidade do que as redes sociais e o trafego anual de emails passa dos 2 trilhões de mensagens.
Outro ponto interessante foi o censo sobre e-mail realizado pela Econsultancy, neste censo, a maior parte das empresas atingiu ROI superior a qualquer outra mídia online.
Se retirarmos do volume total de e-mails trafegado o envio de spam, que pode chegar a 90% do tráfego global de e-mail, nós podemos verificar que o trafego mensal ainda é infinitamente superior a qualquer ferramenta de mídia social, já que o Twitter só recentemente chegou ao POST de número 20 bilhões.
Tudo bem que temos que concordar que as redes sociais ainda estão no inicio, mas o que nos faz crer que os outros meios como e-mails e MSN não irão morrer por causa desta nova forma de se comunicar?
Simplesmente pela natureza de cada uma.
Hoje os POSTS em redes sociais, por natureza, têm um caráter mais público, por mais que existam sistemas que garantam a privacidade dos usuários. Já no e-mail, todas as mensagens trocadas são privativas e teoricamente seguras. Também vale mencionar que hoje as caixas postais têm um poder de armazenamento bem superior, com buscas mais efetivas e organização superior a qualquer outra ferramenta de social media.
Outro ponto interessante sobre o e-mail é a natural facilidade de comunicação entre os vários serviços de e-mail, coisa que não existe entre as redes sociais. Hoje um usuário do Twitter não consegue se comunicar com naturalidade com um usuário do Orkut. Este tipo de comunicação sempre existiu com naturalidade no serviço de e-mail, graças ao seu protocolo global, usuários do Gmail podem falar com usuários do Hotmail com uma naturalidade tão grande que ninguém consegue imaginar como seriam os serviços de e-mail se esta facilidade não existisse.
Tudo isso garante ao e-mail uma vida longa e próspera, mas é claro que não podemos deixar de lado, todo o poder de fogo e crescimento das mídias sociais, principalmente na hora de montar uma estratégia de e-mail marketing.
Por isso nunca se esqueça que é sempre importante na hora de procurar uma ferramenta de e-mail marketing, focar em soluções que forneçam fácil integração com as redes sociais.
No próximo artigo iremos fornecer mais números esclarecedores sobre o trafego global de e-mail marketing.
Michel Araújo
CTO ALLINMAIL
Link: http://www.allinmail.com.br
(Visited 168 times, 1 visits today)
Tags:e-mail-marketing
Última modificação: 3 de novembro de 2020