“Email marketing ganha mais força com a intensificação da análise do comportamento do usuário”, diz Michel Araújo CTO da Allin.
Um movimento que está apenas começando pode mudar completamente a trajetória do email marketing e transformá-lo em uma das mais eficazes ferramentas de comunicação com o cliente. É a evolução da análise do comportamento do usuário, também conhecido como behavioral target.
Como funciona? Os provedores analisam o comportamento do usuário na hora de ler seus emails, se ele abre, se clica na mensagem e, com isso, priorizam na caixa postal o que é mais relevante para cada pessoa e mandam para o lixo eletrônico aquilo que não desperta interesse do usuário. Desta forma, a mensagem de email marketing direcionada ao interesse do cliente vai chegar nas mãos dele como prioridade e vai surtir efeito.
Ainda segundo Michel, desenvolvedor de tecnologias especializadas em performance da All In Mail, esse movimento é recente e ainda não está sendo percebido pelos empresários brasileiros. “Aqueles que se atentarem para essa questão do engajamento do usuário vão sair ganhando. Se em uma grande rede de cosméticos eu vejo que um cliente se interessa por maquiagem eu não devo sobrecarregá-lo de mensagens sobre perfumes. É melhor e mais garantido oferecer aquilo que desperta o interesse de cada um”.
E já existe tecnologia para isso. A grande vantagem é que com a análise do comportamento do usuário, os provedores viraram potencializadores do email marketing eficaz e vão atuar cada vez mais barrando os chamados spammers, que compram listas de contatos inadvertidamente e mandam mensagens não solicitadas.
A All In Mail disponibiliza a todos os seus clientes relatórios detalhados por campanha. Por meio da análise desses resultados é possível monitorar o usuário dentro daquela campanha ou até mesmo criar um perfil comportamental para um grupo segmentado. A criação desses perfis segmentados ajuda no direcionamento de uma campanha de email marketing elevando a taxa de conversão em vendas.
Equipe de Comunicação All In Mail
(Visited 192 times, 1 visits today)
Tags:behavioral-target, caixa-postal, comportamento, conversao, email-marketing, evolucao, prioridade, usuario, vendas
Última modificação: 3 de novembro de 2020