Você já atua no segmento de ecommerce ou está pensando em abrir uma loja virtual esse ano?
Se você já está atuando no segmento, percebeu o quanto a comunicação inovou do último ano pra cá? Ou, se você está pensando em abrir seu negócio virtual agora, que tal ficar por dentro das ações que prometem gerar bons resultados em 2017?
Neste artigo vamos falar sobre alguns esforços que servem para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e divulgar os produtos da sua marca.
Para elaborar uma boa estratégia neste ano, o segredo é ter em mente os aprendizados adquiridos no ano anterior e olhar para algumas tendências de Marketing Digital para ecommerce.
Quais são as 6 tendências de Marketing Digital para ecommerce?
1. Inbound Marketing para ecommerce
A estratégia consiste em entregar conteúdo relevante e de qualidade para os clientes, valorizando o relacionamento e o aprendizado em vez de propagandas invasivas.
Essa prática tem ganhado cada vez mais força e a tendência é que em 2017 não seja diferente.
Um dos principais motivos é que o Inbound Marketing permite que a marca se posicione como referência no mercado em que atua, gere relacionamento e engajamento com o seu público e obtenha altas taxas de conversão.
Além disso, o formato de vídeo deve ser ainda mais utilizado nas estratégias de Inbound. YouTube, Snapchat, Facebook e Instagram são canais para ficar de olho.
2. Foco no cliente
Mais do que nunca, 2017 será o ano para orientar as ações para o consumidor.
Oferecer a ele uma boa experiência de compra, comunicar-se com ele, compreender e atender as suas necessidades, além de adaptar os produtos e as mensagens de acordo com o seu perfil será fundamental.
Para isso, as estratégias para criar uma buyer persona eficiente para o ecommerce ganham ainda mais força.
3. AMP como estratégia de SEO
SEO é o conjunto de estratégias que tem como finalidade fazer uma página ser bem classificada pelos buscadores para que esta apareça entre os primeiros resultados de busca.
Embora não seja possível prever quais serão as alterações dos algoritmos dos buscadores, sabe-se que as ações de mídias sociais devem se tornar bastante importantes para as estratégias de link building.
Além disso, o Google, principal buscador do mundo, está com um projeto chamado AMP – Accelerated Mobile Pages ou, em tradução livre, páginas aceleradas para dispositivos móveis.
Como o nome sugere, trata-se de um projeto do Google para tornar a navegação em dispositivos mobile – smartphones e tablets – mais rápida.
A motivação é o fato de que, cada vez mais, as pessoas acessam a internet via aparelhos móveis.
Melhorar a navegação nestes dispositivos é se preocupar com a experiência do usuário.
Nesse sentido, a tendência é que o buscador coloque em melhores posições nos resultados de busca as lojas e sites que tiverem layouts responsivos aprimorados.
4. Maior segmentação em Email Marketing
O Email Marketing já é fortemente usado pelas lojas virtuais. A tendência é que esta estratégia sofra algumas melhorias para ter um foco ainda maior no consumidor, como estratégias de segmentação mais refinadas com a finalidade de entregar uma mensagem personalizada.
Ou seja, de acordo com o momento de compra do cliente, compras anteriores, perfil comportamental e abordagem mais alinhada.
Por exemplo, o envio de email com ofertas de produtos relacionados ao histórico de pesquisa do consumidor em sua loja virtual.
5. “Live” e “Stories” em redes sociais
As redes sociais já são amplamente usadas como canal de comunicação e divulgação pelos lojistas.
Em 2017, eles devem explorar ao máximo o que as redes sociais têm a oferecer: Facebook, Instagram, Snapchat, YouTube e Twitter são alguns dos principais canais.
Por exemplo, a transmissão ao vivo do Facebook – realizar e enviar um vídeo em tempo real diretamente da plataforma – e as possibilidades de divulgação nas novas funcionalidades do Instagram, como o Stories, em que é possível divulgar um curto vídeo que fica disponível por apenas 1 dia, semelhante ao recurso do Snapchat.
6. Dados, dados e dados
Não é à toa que os dados são o assunto no momento e estão entre as tendências de Marketing Digital para ecommerce de 2017.
Dados são informação e informação é poder – poder de decisão, principalmente!
Por isso, ferramentas analytics devem ser mais aprimoradas e mais utilizadas a fim de analisar os dados sobre os acessos da loja e das campanhas de Marketing Digital para oferecer um atendimento ao cliente de excelência na sua loja virtual.
E você? Acredita que mais algum ponto seja tendência para 2017? Já está sentindo que algum destes tópicos está se destacando em seu planejamento de marketing?
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