Você já ouviu falar sobre o marketing de atração? A prática de atrair clientes é uma das partes mais difíceis de qualquer negócio, por mais que a sua estratégia seja minuciosamente desenhada e que as suas ações sejam incríveis, a atração ainda é um desafio para muitas empresas.
Quando falamos de empresas B2B, por exemplo, 74% desse segmento afirma ter dificuldades em vender para o mundo corporativo. O mercado B2C não é diferente, a atração é sempre um desafio para os varejistas.
Entendendo que essa é uma dor em comum de todo o ramo de vendas, o marketing de atração surge como uma estratégia, com o objetivo atrair e conquistar o cliente através de ações específicas que vêm se disseminando entre marcas de todos os nichos e portes.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente!
O que é o marketing de atração?
O marketing de atração, também conhecido como inbound marketing, surgiu em 2006 nos Estados Unidos. O conceito é o desdobramento de um estudo de comportamento do consumidor na internet que, desde então, vem ganhando cada vez mais adeptos e deixando o “antigo marketing” para trás.
A ideia é realmente atrair os usuários, ao invés de ir atrás deles — como era feito antigamente. Aqui, nós criamos estratégias e ações específicas que chamem a atenção do consumidor e façam com que ele procure a marca sem receber centenas de ligações e e-mails por dia.
No marketing de atração, trabalhamos com uma espécie de funil de vendas que nos leva a uma jornada de consumo. Na jornada, a empresa desenha todas as etapas existentes — do primeiro contato do usuário com a marca até a conversão — a partir de 4 pilares fundamentais:
1. Atração
Nessa fase, você deve atrair o usuário com estratégias específicas, como conteúdos educacionais sobre problemas que o seu produto pode resolver e posts de engajamento nas redes sociais.
2. Conversão
No momento da conversão, o usuário já está consciente que tem um problema e vai começar a procurar soluções para resolvê-lo.
É aqui que você deve investir para que ele deixe de ser um visitante e se torne um lead, oferecendo conteúdos ricos através de uma landing page que capta o e-mail, por exemplo, ou através de uma newsletter.
3. Fechamento
O cliente já tem consciência de seu problema, conhece as soluções que podem ajudá-lo, mas ainda não escolheu. Agora é hora de se destacar!
Estudos de caso, gráficos comparativos e benefícios — como teste grátis — devem entrar nesse momento para instigar a curiosidade do usuário e levá-lo ao escolher o seu negócio.
4. Encantamento
Depois de tudo isso, o cliente comprou. E agora, acabou? Ainda não! Agora é hora de encantá-lo, mostrar que ele fez a escolha certa e estabelecer uma conexão com o usuário.
Você pode enviar e-mails educativos sobre o produto que ele comprou, pesquisas que ajudem a colher um feedback sobre o processo da compra e diferentes ações de fidelização.
Isso é importante para o próximo passo do processo de atração, por exemplo, atraindo o usuário a um produto complementar ao que ele adquiriu.
Essas 4 fases são os pilares do marketing de atração. É através delas que você entenderá a jornada de compra do seu cliente, quais canais ele mais utiliza, qual seu perfil de consumo, hábitos online e como você pode personalizar a sua comunicação com base na sua persona e na fase da jornada em que ela está.
Aliás, para estruturar qualquer estratégia, é fundamental saber quem é o seu público e como ele se comporta, de modo a garantir que você está falando como e com quem deveria.
Invista em ferramentas específicas que podem te ajudar, como o People Marketing, uma metodologia criada para ajudar empresas a entenderem as decisões de compras dos usuários.
E lembre-se, esse processo não está escrito sob pedra, o usuário pode não estar pronto para comprar e demorar mais do que o esperado em alguma das fases, por exemplo.
Ou você pode estar mapeando perfis diferentes da sua persona, por isso, é fundamental observar os movimentos que acontecem no seu negócio e entender o que pode ser melhorado e como funciona a sua estratégia.
Benefícios do marketing de atração
Agora que você já entendeu melhor o conceito, muito provavelmente já deve ter notado como a estratégia pode ser vantajosa, né?
Para você conhecer mais a fundo sobre esses benefícios, dá uma olhada:
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Relacionamento com o cliente
Utilizando o marketing de atração você deixa de ser aquela empresa “chata” que fica oferecendo os serviços para toda e qualquer pessoa, e torna-se um negócio muito mais direcionado e assertivo.
Além disso, durante a jornada, você oferecerá conteúdos que realmente ajudarão o usuário, estabelecendo uma relação, tornando a experiência de compra mais agradável, efetiva e, principalmente, humana!
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Redução de custos
Agora, você não gastará dinheiro tentando atingir todas as pessoas da cidade ou do estado, as suas ações são muito mais direcionadas porque você conhece o seu público e sabe com quem precisa falar.
Além do que, trabalhará no mundo digital, onde o seu conteúdo pode ser guardado, reaproveitado e editado com apenas alguns cliques. Você ganha agilidade na produção, aumentando a produtividade e diminuindo os custos.
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Personalização
Novamente, agora você sabe com quem fala e quem é o seu usuário, assim, é muito mais fácil criar comunicações altamente personalizadas. A segmentação também ajudará nesse processo, fazendo com que você envie a comunicação certa para a pessoa certa e na hora certa.
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Assertividade
O seu negócio será muito mais assertivo em algumas frentes: você enviará comunicações mais direcionadas conforme a fase em que o usuário está na jornada de compra. Trabalhará em canais mais assertivos, com base nos gostos do seu público.
Além de ganhar mais efetividade em ações, logística e até previsibilidade financeira.
E aí, o que você acha desses benefícios do marketing de atração? Qual te chamou mais atenção?
5 principais dicas do marketing de atração
Você está pronto para começar a pensar em como implementar o marketing de atração? Separamos algumas dicas que podem te ajudar!
1. Escolha os canais
Um dos primeiros passos é escolher os canais que o seu negócio trabalhará — com base, é claro, no comportamento do seu consumidor.
Quais canais ele mais utiliza? Redes sociais, blog e e-mail marketing são ótimas opções para trabalhar nas fases da jornada de compra.
2. Invista em SEO
Se você ainda não investe em SEO, a hora é agora! A estratégia ajuda a ranquear o seu site nos motores de busca, como o Google, além de contribuir com a visibilidade do seu conteúdo.
O SEO pode ser trabalhado no seu site e é muito comumente investido nos blogs, então não deixe para depois.
3. Capriche na newsletter
Engana-se quem pensa que a newsletter (ou o e-mail marketing) são estratégias do passado.
Ambos trazem bons resultados para o seu negócio e podem ser feitos de forma automatizada, criando escalabilidade e agilidade nos seus processos — além de serem altamente personalizados!
4. Invista em materiais ricos
Os materiais ricos são ótimas opções para atrair os usuários. Invista tempo em e-books, webinars, estudos de casos e outras opções que podem ajudar o seu usuário a ir para a próxima fase do funil.
5. People Marketing é agora!
A metodologia vai te ajudar a entender o comportamento do seu usuário e guiar as suas estratégias, com base nas informações que os seus próprios leads disponibilizam. Assim, você conseguirá direcionar os seus esforços para as melhores práticas.
Será que o seu negócio está pronto para o marketing de atração? Antes de começar a colocar as dicas em prática, tenha em mente que é preciso estruturar um planejamento sobre a estratégia e conhecer minuciosamente cada etapa: custos, canais, processos, necessidade de equipe etc.
Além disso, tenha em mente que você precisará criar uma cultura de acompanhamento para garantir que o seu marketing de atração está realmente atraindo, ou seja, monitorar resultados, fazer relatórios constantes e acompanhar a evolução dos processos desenhados no planejamento.
Como a All iN te ajuda a inserir o marketing de atração na sua empresa?
Com inteligência estratégica! Com o People Marketing você consegue se comunicar com o seu cliente de forma simples e rápida, através de pop ups, SMS, banners e até notificações push.
A metodologia foi pensada para contribuir com empresas e clientes de maneira efetiva, agradável e, principalmente, humanizada – tornando o seu marketing de atração assertivo, prático e real – muito além de algo robotizado e distante.
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Curtiu? Coloque nos comentários as suas percepções sobre a estratégia! 😉