É muito bom ser ouvido, principalmente quando estamos falando da relação consumidor e marca, concorda? Você que está lendo esse texto, ao comprar um produto, não espera que a marca te dê atenção, suporte e se comunique de forma clara e objetiva?
Do lado do empreendedor, a comunicação e o relacionamento também são essenciais para as marcas, afinal, é por causa do cliente que a empresa existe, e é através dos seus feedbacks que é possível identificar pontos fortes e de melhorias, além de diversos outros fatores.
Enfim, nesse cenário, criou-se o marketing de relacionamento. Você conhece o conceito? Sabe o que significa e como funciona? Então vem com a gente que aqui temos exemplos de marketing de relacionamento para te ajudar!
O que é o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento refere-se a um conjunto de estratégias e práticas que tem como objetivo aproximar os consumidores da marca, criando conexão, estreitando relacionamentos e até pensando em conquistar clientes fiéis e leais à marca.
O marketing de relacionamento vai além de criar um canal de comunicação com o usuário, o intuito é realmente estabelecer uma conexão e uma relação com o consumidor, fazendo com que ele confie na sua marca e trabalhando estratégias de fidelização para torná-lo não só leal, mas também um brand lover da sua empresa.
Exemplos de benefícios do marketing de relacionamento
Quais são os benefícios do marketing de relacionamento e por que ele é importante para a sua empresa? Separamos algumas vantagens para você conhecer:
- Melhora na comunicação: aproximando-se dos usuários, leads e consumidores da sua marca, você consegue melhorar a sua comunicação e direcioná-la com base nas necessidades dos próprios clientes.
- Aumento do engajamento: levando em consideração que você conhece e tem um bom relacionamento com os consumidores, consegue criar calendários de comunicações e ações mais assertivas, aumentando o engajamento dos seus canais com conteúdos que os usuários estão realmente interessados.
- Aumento da conversão: é quase que uma consequência, concorda? Você conhece melhor os seus consumidores, consegue engajá-los de forma orquestrada e planejar ações mais efetivas, com base nas diversas informações que recebe a todo instante.
- Retenção e fidelização: quando você estabelece uma relação de confiança com o cliente, é possível criar ações de fidelização também. Assim você não aumenta apenas a retenção, mas cria um consumidor fiel e que pode até ajudar nas recomendações e divulgações da sua empresa.
- Ciclo de vendas: o marketing de relacionamento também colabora otimizando o seu funil de vendas e tornando o seu ciclo de vendas mais objetivo e até mais curto, em alguns casos.
- Personalização: um dos grandes benefícios do marketing de relacionamento é a possibilidade de personalizar a comunicação que você faz para seus clientes. Levando em consideração que você tem uma relação com os consumidores, é mais fácil criar segmentações e comunicações personalizadas, de acordo com as suas necessidades e gostos.
E aí, curtiu os benefícios da estratégia? Qual o mais relevante para o momento do seu negócio? Agora, veja outros aspectos do marketing de relacionamento: exemplos e como aplicar na sua realidade!
Marketing de relacionamento: exemplos e ideias
Existem diversas maneiras de colocar o marketing de relacionamento em prática, por isso, separamos alguns exemplos que podem te ajudar nesse processo. Dá uma olhada:
E-mail marketing
Algumas pessoas podem até pensar que o tempo do e-mail marketing já passou, mas a ferramenta continua sendo uma das principais maneiras de se comunicar com os usuários e, principalmente, de criar um canal de contato próximo e personalizado.
Isso porque através do e-mail marketing é possível criar segmentações altamente específicas, compartilhar conteúdos promocionais, institucionais e até educacionais. Além da possibilidade de personalização de cada uma das suas comunicações.
Programas de fidelidade
s estratégias de programas de fidelização são um dos pontos fortes do marketing de relacionamento. Normalmente, você encontra esse tipo de ação em supermercados, lojas e companhias aéreas, que oferecem descontos, prêmios e outros benefícios para os usuários que fazem compras recorrentes com a marca. E é possível criar programas de fidelidade no online e offline, basta criar um planejamento que ajude na estruturação da mecânica e acompanhamento.
Redes sociais
Esse é o princípio básico de todas as redes sociais: gerar conexões e incentivar as relações. E a sua marca também pode (e deve) usá-las para esse intuito! Vá além das vendas, invista em conteúdos educacionais, inspiradores e criativos, de acordo com o seu nicho.
As redes sociais são poderosas ferramentas que dão voz para o público e elas podem ser muito benéficas (ou não) para o seu negócio, por isso, é fundamental ter uma estratégia e uma equipe específica e especializada para cuidar desses canais. É através das redes que criam-se brand lovers ou haters das empresas, então capriche e cuide das suas.
Atendimento de qualidade
Não dá para negar, um atendimento de qualidade é o ponto alto de qualquer estratégia, principalmente quando falamos de exemplos de marketing de relacionamento. Por isso, ressaltamos aqui a importância de um atendimento humanizado, eficiente e empático.
Os clientes querem se sentir ouvidos e saber que você realmente está buscando uma solução para o problema ou dúvida que ele tem. Mostre que o seu consumidor não é só mais um número, mas que você realmente se importa com os seus apontamentos e feedbacks.
Lembre-se: manter um cliente pode ser até 7x mais “barato” do que conquistar um novo.
Mas e agora? Como aplicar tudo isso?
Se interessou pela estratégia de marketing de relacionamento, exemplos e benefícios e, agora, está disposto a implementá-la em seu negócio? Nós também temos dicas para te ajudar nessa jornada:
1 – Público
Esse é o ponto principal para estruturar uma jornada de marketing de relacionamento. Você precisa saber com quem você está falando e se essa pessoa é é o seu público em potencial. Entendendo isso, você pode começar a criar sua persona e compreender detalhadamente quais são as dores, necessidades e preferências desse público.
Lembre-se que a persona ajudará você a visualizar quem é o seu cliente ideal e como essa comunicação pode ser mais humanizada.
2 – Organize-se
O marketing de relacionamento não é uma estratégia que tem uma implementação imediata. É preciso tempo, consistência e organização para conseguir colocar todas as fases da estratégia em prática. Por isso, é fundamental que você crie um cronograma focado em tudo que você fará, inclusive a longo prazo.
Um relacionamento não se cria da noite para o dia, certo? É preciso estabelecer um contato constante, como uma régua de nutrição, por exemplo. Pense nisso!
3 – Feedbacks
Esteja disposto a ouvir o que os seus clientes têm a dizer sobre o seu negócio. Os feedbacks são fundamentais para entender a opinião de quem realmente se relaciona com a sua marca. Essa é uma das maneiras mais efetivas de entender a visão que as pessoas têm da sua empresa e onde você pode melhorar.
Ah, além dos consumidores finais, você também pode experimentar ouvir as opiniões do público interno, como colaboradores e fornecedores.
4 – Acompanhamento
Lembra que a estratégia é a longo prazo? Então é fundamental que você faça um acompanhamento constante das suas estratégias para entender o que está funcionando, o que precisa ser ajustado e o que pode melhorar no decorrer do processo.
Além de entender a performance das suas estratégias atuais, o acompanhamento constante também permite que você faça testes para entender o que funciona melhor com o seu público. Não deixe a mensuração para depois, ela é parte fundamental do processo de aprendizagem e implementação dessa e de outras estratégias de marketing.
E agora, você está pronto para implementar o marketing de relacionamento no seu negócio? O que te chamou mais atenção na estratégia? Compartilhe com a gente nos comentários!
E não esqueça que sempre que precisar de ajuda analítica para entender qual a melhor estratégia para o seu negócio, você pode contar conosco clicando no banner!