Estamos na era dos dados! Há alguns anos, o CEO da Mastercard disse que “os dados são o novo petróleo” e, a cada dia, essa frase tem mais sentido.
Os dados são responsáveis por planejamentos, antecipação de riscos, mudanças de rotas, comunicações mais assertivas, estratégias mais efetivas, transformações e toda a jornada de compra que acontece no mundo digital.
Saber coletar, armazenar, estudar e interpretar essa grande quantidade de informações tornou-se fundamental para quem quer acompanhar o comportamento do consumidor e suas constantes mudanças, principalmente, quando falamos de vendas online.
Para acompanhar essa constante transformação digital, é preciso entender os conceitos de business intelligence e analytics. Vamos juntos nessa!
O que é business intelligence?
O business intelligence (BI) tem ganhado cada vez mais espaço nas agências e setores de marketing das empresas, pois auxilia e embasa os profissionais na parte estratégica do uso das informações.
O conceito visa coletar e analisar o conjunto de dados dos leads para compreender a performance da área e, assim, planejar as próximas ações de forma mais assertiva.
No geral, os softwares de business intelligence realizam importações, limpezas e análises dos bancos de dados disponíveis. Cada plataforma oferece funcionalidades diferentes, as mais comuns são:
- Painéis personalizados que ajudam a prever vendas e lucros e visualizar estoque em relação às vendas, por exemplo;
- Visualização e análise de desempenho dos dados que permitem visualizar os resultados das suas campanhas;
- Recursos para a mineração de dados e análise da qualidade dos dados que contribuem para automatizar relatórios.
Com o business intelligence, você consegue fazer previsões, antecipar riscos, mudar rotas, analisar benchmarkings, preparar estratégias com análise de dados que funcionem para a captação e nutrição de seus clientes.
O que é business analytics?
Mas se business intelligence é tudo isso, o que é o business analytics?
O business analytics (BA) trabalha como um complemento do BI. Por vezes, os dados gerados pelo business intelligence são complexos e difíceis de serem analisados, assim, o business analytics ajuda a decodificar essas informações, facilitando a análise dos dados.
Apesar de também utilizar tecnologia e estatística como premissa de atuação, o BA permite uma investigação mais profunda das informações, complementando as funcionalidades de BI e ajudando na tomada de decisão, fazendo análises mais precisas e profundas e contribuindo com uma análise específica de cada etapa da sua jornada de compra.
Quer compreender como a análise de dados pode te ajudar na prática, confira o case:
As principais diferenças entre business intelligence e analytics
Como vimos nas definições de business intelligence e analytics, as estratégias são complementares e possuem diferenças. Confira agora a aplicabilidade de cada uma:
Business Intelligence
Ajuda a analisar os dados brutos e produzir relatórios. É mais reativo e foca em dados passados e atuais com o intuito de:
- Identificar problemas;
- Ajudar na tomada de decisões;
- Analisar e interpretar o desempenho de campanhas anteriores.
Através de:
- Relatórios com as métricas e KPIs definidos;
- Automação de monitoramento;
- Perguntas e consultas;
- Processo analítica online;
- Gestão de desempenho.
Business Analytics
Contribui com análises mais profundas e coerentes com a realidade da jornada do consumidor. É considerado mais proativo e focado no futuro, com o objetivo de:
- Prever tendências;
- Contribuir para o entendimento dos dados a fim de otimizar resultados futuros;
- Descobrir padrões que podem ser otimizados.
Através de:
- Coleta de dados, multimídia e textos;
- Modelos descritivos;
- Análises estatísticas e quantitativas;
- Simulações e otimizações.
Assim, Business Intelligence e Analytics são estratégias complementares e possuem diferenças que podem ser exploradas para obter os melhores resultados para o negócio.
Enquanto o BI foca no passado e presente, analisando o que aconteceu e o que está se passando no momento, o BA trabalha para fazer previsões assertivas para o futuro, pensando no que acontecerá com as informações que você tem hoje.
Business intelligence e analytics no e-commerce
Entendendo o conceito e função de cada uma das estratégias, é visível a necessidade de integrá-las nos negócios, principalmente quando falamos de e-commerce.
Os business intelligence e analytics ajudam na tomada de decisões, na compreensão das informações recebidas e dos dados gerados, na integração e estruturação das informações, permite também a personalização e o monitoramento constante das suas ações e campanhas e, consequentemente com atitudes mais estratégicas e assertivas, as possibilidades de aumentar suas conversões também são maiores.
As estratégias são fundamentais para quem quer entender os passos que deu e planejar os próximos com assertividade e olhar analítico, por isso, conheça, faça testes, crie uma área dedicada com profissionais capacitados e surpreenda-se com o poder dos dados!
Além disso, você também pode explorar os conceitos de data driven, big data para planejar seus próximos passos com o embasamento integrado e estruturado dos dados!
E aí, o seu negócio está pronto para entrar na era dos dados e crescer de forma consistente e estratégica? Nós podemos ajudar nesse momento de adaptação às transformações digitais. Clique no banner e fale com a gente para descobrir quais as melhores formas de fazer a sua empresa crescer com marketing digital.
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