Escrito por 16:25 E-mail Marketing

7 passos para criar um assunto de e-mail que converta

Se você sempre busca informações sobre marketing digital, já sabe que existem estratégias que surtem mais efeitos positivos. Nesse cenário, é imprescindível manter o contato com o cliente e nutri-lo para ele avançar pelo funil de vendas. A questão é como fazer um assunto de e-mail realmente atraente.

Essa técnica é necessária para ter uma taxa de conversão maior no e-mail marketing. Afinal, o título da mensagem é a primeira coisa que o lead vê e é a partir disso que ele definirá se vai ler o conteúdo ou não.

Então, como criar um assunto atrativo para seu e-mail? Neste post traremos 7 passos que ajudarão a criar o seu. Assim, você verá que, apesar de parecer um detalhe simples, esse aspecto pode impactar os resultados da sua campanha de marketing de forma significativa. Vamos saber mais?

A importância do assunto de e-mail
Um espaço restrito e que muitas vezes é mal utilizado pelas empresas. Assim é a linha de título do e-mail, estratégia que ajuda a chamar a atenção do lead e o incentiva a abrir a mensagem.

Esse quesito é importante porque todos os dias recebemos dezenas de e-mails. Com a rotina corrida, conquistar a atenção dos consumidores é algo de extrema relevância — e um grande desafio.

Por isso, o assunto do e-mail deve ser objetivo, claro e interessante. Ele estabelecerá a primeira conexão com o lead e garantirá que a mensagem seja ainda mais atrativa.

Nesse cenário, a primeira exigência a ser cumprida é a limitação de caracteres, que deve ter no máximo 70. Se puder ficar em até 30 caracteres com espaço, melhor ainda. Por exemplo: você pode colocar “Acesse agora seu manual prático de redes sociais”, que tem 48 letras e espaçamentos, ou diminuir para “Aqui está seu manual de redes sociais”, que tem 37.

Além disso, é importante evitar algumas práticas, como o uso de linguagem excessivamente comercial, especialmente aquelas que contenham as palavras “grátis” e “promoção”. Esses termos costumam levar sua mensagem diretamente para o spam.

Viu como esse tópico é importante? Agora imagine o seguinte: qual seria o assunto que você criaria para incentivar o lead a ler um post com título “7 passos para aprimorar sua gestão financeira”? Algumas opções são:

• 7 dicas para melhorar sua gestão financeira;
• Quer melhorar sua gestão financeira? Veja 7 dicas;
• [NOME], melhore sua gestão financeira em 7 passos.

Perceba que todas as alternativas abordam o ponto crucial do artigo e trazem o número de passos. Por que isso acontece? Você entenderá melhor a partir das sugestões que daremos a seguir.

7 passos para criar um assunto de e-mail
A compreensão da importância do título da mensagem nos leva às dicas que devem ser adotadas. Então, que tal conhecê-las? Confira:

1. Desperte curiosidade
A melhor maneira de despertar o interesse da persona para ler o conteúdo do e-mail é gerar curiosidade. Isso pode acontecer de diferentes formas, mas uma das mais eficientes é a pergunta. Ela instiga o leitor e faz com que ele pense sobre determinado assunto.

O cuidado necessário é evitar responder a pergunta logo no início da mensagem, porque isso pode fazer o lead deixar de ler o conteúdo na hora. Por isso, se você tem um assunto do tipo: “Quer gerar oportunidades de negócio para sua empresa?”, evite colocar algo como: “A resposta está neste e-book”.

Outros exemplos de títulos que podem ser usados são:
• Quanto tempo sua equipe perde com planilhas?
• Você já tem um servidor em nuvem para sua empresa?
• Sua estratégia de e-mail marketing trouxe resultados?

2. Use palavras de ação
O call to action (CTA) deve ser inserido no corpo do e-mail, mas as palavras de ação ajudam (e muito!) a sua estratégia. Portanto, faça uma chamada à persona, por exemplo, download de um material, visita a um site, compra de algo etc. Aqui também cabem os exemplos anteriores de justificativa para uma tomada de ação, caso do “10 dicas para melhorar sua gestão financeira”.

Então, que tipos de títulos você poderia criar com base nessa ideia? Veja alguns modelos:

• 10 motivos para fazer yoga diariamente;
• 7 razões para usar um software ERP;
• Não compre sua TV antes de ver este e-mail.

3. Personalize o assunto
Essa atitude agrega vários aspectos positivos, como interesse, reputação, relevância e emoções positivas. A ideia é mostrar para o lead que o conteúdo do e-mail está diretamente relacionado à sua dor — e, por isso, ele deve fazer a leitura.

Assim, um pet shop poderia criar um título como: “Seu gatinho vai adorar este presente!”. No entanto, algo que traz ainda mais resultado é colocar o nome da persona na mensagem, por meio da configuração da plataforma de e-mail marketing. Desse modo, é possível colocar algo do tipo:

“[NOME], veja por que fazer uma consultoria agora”.

A segmentação também ajuda nesse processo. Com os leads separados por grupos de interesse, você pode personalizar as campanhas e usar assuntos diferentes para cada uma delas. Por exemplo:

• Vestidos com 50% de desconto para você arrasar no verão;
• Os vestidos das melhores marcas só hoje para você.

4. Seja o mais objetivo possível
As caixas de entrada de e-mails cortam os assuntos quando eles são muito longos. Isso acontece ainda mais no mobile, o que aumenta as chances de a mensagem ficar sem leitura. Por isso, tente escrever um assunto bastante curto.
Por exemplo: se você oferecerá descontos em algum produto, que tal colocar como título: “Surpresa!”? Outros exemplos são:

• o segredo para os conteúdos de sucesso;
• 5 relatórios para baixar agora.

5. Insira números
Os dados e percentuais são boas maneiras de chamar a atenção do leitor, porque ativam o raciocínio lógico. Além disso, é uma forma de contextualizar o título. Veja:

• 10 dicas para fazer sua empresa crescer;
• Todos os vestidos com 15% off;
• 7 passos para fazer uma gestão eficiente.

6. Utilize emojis
Esse recurso visual é uma maneira interessante de atrair o leitor, desde que usada com moderação. Os emojis criam uma relação emocional e leve com os contatos, além de destacarem uma palavra. Então, invista nessa opção.

7. Use palavras-chave
Os termos condizentes com seu segmento de atuação são boas alternativas para o assunto do e-mail. Essas palavras-chave ainda aproximam o usuário e facilitam a leitura da mensagem pelo lead.

Por exemplo: se a sua empresa atua na área fitness, alguns termos interessantes são:

• dieta;
• perder gordura;
• emagrecer;
• musculação;
• suplementos.

Em resumo, a ideia é que o assunto de e-mail seja criativo, interessante e desperte a curiosidade do leitor. Essa é a maneira mais precisa de garantir que a mensagem será aberta e terá conversão.

Então, gostou dos 7 passos apresentados? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e troque informações com outras pessoas sobre esse assunto!

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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