SMS e Push: campanhas sempre na mão - All iN

SMS e Push: campanhas sempre na mão

Um consumidor cada vez mais exigente, que busca informações sobre os produtos e serviços e está sempre conectado em dispositivos móveis. Esse é o cenário que as empresas encontram e que precisam enfrentar no seu dia a dia. São inúmeras as possibilidades que podem ser usadas para se comunicar com esse público, no entanto, duas delas se destacam: o envio de SMS e Push.

Uma pesquisa recente do Google revelou que mais de 60% dos brasileiros acessam diariamente seu smartphone, sendo que 20% revelou que usa o device móvel para pesquisar produtos de interesse. Ou seja, usar SMS e Push na sua estratégia de marketing pode ajudar a promover produtos e serviços, aumentar as vendas, melhorar a experiência do cliente, e ainda, fidelizá-lo.

Para entender melhor como cada canal funciona, vamos explicar cada um e apresentar seus benefícios, demonstrando a importância desses métodos para a imagem da marca e a divulgação dos produtos e serviços. Então, vamos lá?

SMS e Push: conheça as diferenças

Essas duas formas de comunicação são muitas vezes confundidas devido às similaridades existentes. Ambas concentram-se nos dispositivos móveis e são opções interessantes para as marcas que desejam estar presente em todos os pontos de contato com o cliente.

No entanto, o funcionamento delas é muito diferente. Veja os detalhes de cada uma das técnicas:

SMS marketing

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A ideia, aqui, é enviar mensagens de texto pelo celular. O conteúdo é bastante objetivo por conta da limitação de caracteres. Esse modelo também é comumente conhecido como “torpedo”, sendo uma das primeiras funções oferecidas pelo que viriam a se tornar os dispositivos móveis.

Essa tecnologia dispensa a conexão com a internet e está presente em 100% dos celulares. É um método pouco utilizado na comunicação pessoal, mas que ainda é válida para o contato entre clientes e marca.

Um exemplo vem de empresas que confirmam a instalação de aplicativo e o login do cliente por meio do SMS. Assim, a empresa fez um contato com o cliente e gera autoridade recomendando que o usuário acesse o site ou o app para conferir as funcionalidades oferecidas. Outro exemplo de uso é para pesquisas de pós-compra ou pós-uso de algum serviço, como é o caso da Gol, cliente da All iN, que dispara SMS para confirmar a satisfação do usuário após o voo.

Os exemplos citados acima, são comumente usados no SMS transacional. Ou seja, torpedos disparados após alguma ação do usuário (um cadastro, instalação de aplicativo, a compra de um produto ou serviço, etc).

Outra forma de usar o SMS é através das campanhas de marketing, onde o cuidado deve ser maior. Afinal, se sua marca enviar uma mensagem para um usuário que não autorizou o recebimento do conteúdo, a multa pode ser grande! Alguns exemplos de campanha de marketing em SMS são: aniversário da loja com desconto para todos os clientes, promoções, etc.

Push notifications

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Essas notificações são recebidas somente por smartphones e se caracterizam como um aviso enviado de um aplicativo instalado. Por exemplo, se você baixar o aplicativo da Polishop, outro cliente da All iN, você pode receber notificações de promoções, novos produtos, etc.

No entanto, uma notificação como essa, também pode ser um alerta de comentário em um post feito em uma rede social, uma mensagem instantânea, um aviso de novo e-mail, etc.

Percebe a diferença entre os dois? Além disso, esse tipo de comunicação pode ser usada por empresas como forma de interação com o usuário. Porém, para que isso aconteça, é obrigatório que a marca tenha um aplicativo móvel.

Vantagens de usar as técnicas SMS e Push

Os benefícios desses modelos demonstram a importância de usar essas duas formas de comunicação na sua empresa. Veja quais são os principais:

Envio de conteúdo textual

As mensagens mais curtas e objetivas chamam a atenção do usuário, sem requerer muito tempo dele. Por isso, fica mais fácil incentivar que ele tome uma ação específica, como acessar o site, verificar um novo produto ou serviço, analisar uma oferta, etc.

Várias podem ser as mensagens oferecidas, como:

  • novidades e promoções;
  • informações úteis, como o clima, trânsito, notícias, horários de voos, entre outras;
  • contato da empresa;
  • pesquisa de satisfação;

Além disso, são eliminados os intermediários na comunicação, o que significa que sua empresa tem uma grande oportunidade de gerar mais tráfego para seu site, aplicativo ou loja virtual, por exemplo.

Custo-benefício excelente

O gasto desembolsado com essas práticas é bastante reduzido. No caso das mensagens de texto, são apenas alguns centavos por envio, conforme a cobrança da operadora. Já o envio das notificações pela interface, precisam apenas de conexão com a internet — e o valor está incluído no plano corporativo que sua empresa tem.

Disponibilidade de informação em tempo real

As mensagens e notificações podem ser enviadas na hora, sem haver prejuízos ou atrasos para o cliente. Isso é importante para ele saber da atualização de um app, lançamento de um produto, oferta especial e por tempo limitado, além de outras situações similares.

Essa característica aumenta as chances de conversão do negócio e atende à demanda do usuário por estar sempre informado.

Contato direto com o cliente

Essas duas técnicas encaminham a mensagem diretamente ao cliente por meio de uma permissão que ele fornece. Afinal, ou ele baixou o app da marca ou deixou seu número de telefone registrado em algum local. Por isso, os avisos deixam de ser invasivos e costumam ser bem-recebidos.

Combinação de E-mail, Push, SMS e Push

Criar uma regra que atinja seu cliente por meio dos três canais de comunicação se mostra cada vez mais assertiva, pois cada canal tem um propósito. Mesmo que os conteúdos sejam complementares, os objetivos de cada comunicação podem ser diferentes.

Por exemplo, uma clínica médica pode enviar um e-mail confirmando o agendamento de um exame do paciente, um push relembrando o pré preparo do exame alguns dias antes e um SMS depois da realização do procedimento, perguntando sobre a satisfação do atendimento.

Além desse, outros exemplos podem ser criados usando esse encadeamento para impactar a sua base de forma individual, assertiva e na hora certa.

Mas você deve estar se perguntando, como fazer esse fluxo funcionar? Como fazer com que as ações do cliente disparem essas comunicações ou que elas saiam na data certa e ainda sejam feitas em cadeia pelos canais: e-mail, SMS e Push?

Isso é possível com o envio transacional da All iN. Ou seja, além de enviar campanhas de marketing de SMS e Push (one-shot, para toda sua base), você também pode criar uma régua de comunicação automatizada com a presença desses diversos canais.

Entre as mensagens que podem ser enviadas estão a de boas vindas, aprovações de pagamento, solicitações de troca de senha, entre muitas outras ações.

O uso do transacional além de auxiliar na praticidade e automação das comunicações, ainda é uma forma visual de criar réguas impactando os seus clientes no momento exato pelo canal mais efetivo, conforme o momento que ele se encontra.

Quer fazer envios de SMS, Push e E-mail e ainda não é cliente All iN? Envie uma mensagem pra gente.

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