Escrito por 09:22 Marketing Cloud

5 motivos que fazem do email marketing uma ferramenta imbatível nas vendas

Muito tem se falado sobre o fim do email marketing. Este discurso é, em grande parte, potencializado pelo avanço das ações de marketing disseminadas pelas redes sociais. Mas será mesmo que o marketing social pode ser considerado um concorrente do já consagrado email marketing?

Muito tem se falado sobre o fim do email marketing. Este discurso é, em grande parte, potencializado pelo avanço das ações de marketing disseminadas pelas redes sociais. Mas será mesmo que o marketing social pode ser considerado um concorrente do já consagrado email marketing?  É claro que não podemos (e nem queremos) fechar os olhos para a força das redes sociais na construção da imagem e identidade das marcas com seus clientes, mas é preciso entender que as duas mídias não são inimigas e por isso não devem se anular.

Um estudo desenvolvido pela Ipsos no primeiro trimestre de 2012 analisou o comportamento de 19.216 mil usuários de internet em 24 países e constatou que 85% dos usuários preferem usar o email para se informar e ter acesso a ofertas de produtos. A pesquisa revelou que os usuários ainda veem o email marketing como o principal canal de relacionamento com as empresas, enquanto apenas 62% utilizam as redes sociais para os mesmos fins informativos.
Veja a seguir 5 motivos que fazem do email marketing o canal mais eficiente na comunicação entre as empresas e seus clientes:
Personalização
Sempre ouvimos falar que a segmentação de bases de email é um dos principais fatores de sucesso para as campanhas de email marketing. Mas por que ela se faz tão necessária?  Por meio da segmentação, ou seja, da individualização das campanhas de acordo com o próprio comportamento de seus clientes, as empresas conseguem enviar conteúdos que realmente interessam àqueles usuários, tornando assim as probabilidades de sucesso nas vendas muito maiores.
Custo operacional
Quando comparamos os gastos que uma empresa tem com um a campanha de email marketing com o que teria com iniciativas publicitárias em outras mídias, a competição acaba ficando desleal. Segundo dados do Instituto Forrester, especializado em pesquisas do mercado de tecnologia, ao longo de um ano, juntas, as principais empresas norte-americanas gastaram cerca de 1,5 bilhões de dólares com campanhas de email marketing. O número isolado parece alto, mas quando comparamos com as outras mídias vemos uma avassaladora diferença. De acordo com a eMarketer, centro de pesquisas e análises de marketing digital, cerca 64 bilhões dólares foram gastos em anúncios na TV, 34 bilhões com jornais e revistas e outros 39 bilhões com publicidade online. Ou seja, não há dúvidas de que o email marketing é o meio de comunicação mais rentável que as empresas podem escolher.
Oportunidade
Para fazer sucesso com o público as marcas precisam estar presentes nos ambientes em que esse público circula, não é mesmo? Hoje, não existe ambiente mais apropriado do que a internet para atingir, simultaneamente, um grande número de pessoas. Por trabalharem online, muitos usuários chegam a ficar até 8 horas por dia na frente do computador, acessando os mais diversos conteúdos da rede. Aproveitar essa audiência para enviar conteúdos relevantes diretamente para os emails acaba sendo uma ótima maneira de impulsionar as vendas online e a disseminação de seus conteúdos.
Compartilhamento nas redes sociais
Muitas ações em redes sociais podem não ser uma forma de publicidade direta, já que você não está efetivamente vendendo seus produtos, mas essa relação é muito importante para criar uma identificação do usuário com a sua empresa. É importante que os emails marketing também disponibilizem links que levam o usuário não apenas às redes sociais, mas também ao site da empresa em questão. Quando uma pessoa entra na sua rede social, passa a interagir com as ações da sua marca, criando um relacionamento de confiança.
Mensuração:
A possibilidade de medir, com precisão, o resultado e o alcance de suas ações, pode ser considerada o grande diferencial do email marketing. Em campanhas televisivas, por exemplo, você não consegue identificar o perfil do público que está assistindo. O mesmo ocorre nos anúncios impressos, que, mesmo veiculados levando em conta a segmentação, não oferecem a possibilidade de avaliar os impactos imediatos. Já com o email marketing, por meio dos relatórios oferecidos, em algumas horas já é possível enxergar quais mensagens foram abertas, por quem, que tipo de interesse gerou, entre outros. Com base nessas respostas, é possível traçar novas e específicas estratégias, gerando mais acessos e consequentemente, vendas para a sua empresa.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

(Visited 142 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags: Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar