5 dicas essenciais para ter a melhor ferramenta de Marketing Cloud nas suas mãos! - All iN

5 dicas essenciais para ter a melhor ferramenta de Marketing Cloud nas suas mãos!

Quem não deseja garantir o impulsionamento do seu negócio, não é mesmo? Nesse cenário, a tecnologia tem papel crucial para garantir que a estratégia seja realizada com assertividade e que todos os resultados esperados sejam, de fato, atingidos.

Porém, para alcançar esse patamar, é preciso considerar as características e funcionalidades indispensáveis em todos os softwares que você utiliza, incluindo a sua plataforma de Marketing Cloud. Se você está pensando em contratar (ou já possui) uma ferramenta que permite enviar mensagens por múltiplos canais como e-mail, sms e push, por exemplo, é fundamental pensar quais features são fundamentais para o seu negócio. Para te ajudar nessa análise, levantamos nesse texto os principais pontos para você se atualizar e usar a plataforma pensando na melhor estratégia das suas campanhas.

1. Integração com outros sistemas

Para que os seus envios possam ser feitos de forma automatizada com réguas de boas-vindas, envios transacionais e envios baseados no comportamento dos seus clientes é necessário ter a sua base sempre atualizada. Essa atualização pode ser realizada a partir das integrações de sistemas disponíveis como FTP, Google Drive, integração com e-commerces, etc.

A solução ideal deve contar com esse recurso para garantir a sincronização da sua base de contatos com a ferramenta de marketing . Com isso, ao mesmo tempo que você fortalece o relacionamento e aumenta a proximidade, tem a chance de segmentar a base para encaminhar mensagens acertadas e com maior probabilidade de conversão.

2. Automação de Marketing

Uma das maiores vantagens da ferramenta de Marketing Cloud é automatizar diferentes atividades que tomariam muito tempo se fossem realizadas manualmente. A automação dos envios pode ser feita por diversos motivos, como por exemplo: aniversário do cliente, envio de redução de valor dos seus produtos, aprovação de compra, troca de senha, entre outros.

Essa prática ainda permite criar fluxos conforme a interação dos seus clientes em landings pages, download de ebooks, webinars e muito mais. No caso da All iN é possível realizar desde envios por data (a partir do dia do primeiro cadastro, por exemplo), transacionais (pagamento aprovado, pedido enviado, boas-vindas e mais), até envios comportamentais (mensagens automáticas enviadas a partir da ação de algum cliente no seu e-commerce).

Por exemplo: você pode estabelecer que o usuário que baixar o e-book X receberá 2 dias depois o e-mail Y, que contém determinado conteúdo. Após outros 3 dias, pode ser definida a entrega de uma nova mensagem, com informações distintas. Esse fluxo deve continuar até uma ação final, que pode ser entrar em contato com a sua empresa.

3. Análise de envios

As interações realizadas com a sua mensagem precisam ser mensuradas de forma inteligente pela sua  ferramenta escolhida. O intuito é conseguir analisar em tempo real as interações com a sua campanha. Além disso, vale a pena verificar indicadores como taxas de abertura e de entrega, quantidade de cliques, total de rejeições e número de descadastros.

Além desses relatórios mais simples é fundamental também olhar o mapa de calor dos seus envios, identificando áreas de maior interesse, além do uso do teste ABCDE, onde é possível testar html, assunto, conteúdo e ver qual é mais aceito pelos seus usuários. Na All iN você ainda conta com outros relatórios como o de interação por assunto, onde consegue mensurar quais 20 assuntos que mais tiveram engajamento na sua base.

4. Segmentação

O e-mail marketing é um canal de contato direto com os seus clientes e tem como um dos principais benefícios o fato de eles terem autorizado essa interação. Esse já é um ponto altamente positivo para o relacionamento, que costuma elevar o engajamento e fornecer resultados melhores em curto, médio e longo prazo.

Porém, essa vantagem é ampliada quando você segmenta os contatos, isto é, agrupa-os conforme suas características, desde as mais simples até as mais completas. Por exemplo, se você deseja oferecer frete grátis para região sudeste, não faz sentido enviar a mensagem para quem mora no Pará. Além de segmentar por gênero, idade ou região, você pode ir além e realizar segmentações comportamentais, descobrindo quem mais compra na sua loja, quem mais interagiu com seus e-mails no último mês ou navegou por determinada categoria do seu site.

Em resumo, a ferramenta deve facilitar a separação de dados, junção de bases, segmentação por comportamento, fornecendo infinitas opções de tratamento da sua base.  

Assim disso, usar a segmentação é uma maneira de tratar o cliente com exclusividade, permitindo que você personalize o conteúdo na medida que gera mais engajamento e identificação com o público.

5. Não foque apenas no e-mail

No momento da escolha verifique se a sua plataforma de Marketing Cloud te atende em todos os canais. Afinal, nem só de e-mail vive seu negócio. Pesquise bem para ver se o que você tem nas suas mãos não limita a sua interação com a sua base.
A All iN por exemplo, possui e-mail marketing, remarketing, envio de sms, push mobile e vitrine web para o e-commerce. Essas possibilidades podem te ajudar a aumentar seu engajamento e conversão, muito além do canal e-mail.

Além de todas essas dicas, a empresa deve ser confiável, trabalhar com segurança de dados e boas práticas de envio de e-mail marketing. Ter suporte em português, treinamento gratuito para todo seu time, manuais e tutoriais também são diferenciais importantes.

Todos esses checklists vão garantir que o seu investimento está sendo feito da forma correta e gerando bons resultados. Gostou dessas dicas? Ainda não é cliente All iN e gostaria de fazer envios inteligentes e automáticos? Entre em contato conosco e continue seguindo as nossas redes sociais para ficar atualizado com textos, vídeos e webinar sobre o mundo do Marketing

Além disso, confira nosso guia de e-mail marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *