Se você tem recebido notificações de que sua empresa foi denunciada por prática de Spam é hora de dar uma atenção especial para sua lista de contatos e a formatação de suas mensagens.
Preparamos algumas dicas importantes que vão ajudar você a se livrar das denúncias e melhorar a reputação de sua empresa no ambiente digital.
1. Tenha cuidado ao escolher a origem dos emails:
Você deve prestar atenção e avaliar se o método de inserção de usuários em suas listas está de acordo com as boas práticas do email marketing. O primeiro passo é nunca comprar listas, para sua segurança e sucesso de suas campanhas, monte sua própria base, utilizando somente endereços de usuários que realmente se cadastraram em seu site e mostraram interesse em receber suas campanhas. De nada vai adiantar enviar mensagens para pessoas que não tem interesse em seus conteúdos. O segundo passo é organizar estas listas de acordo com os interesses específicos de cada usuário, segmentando assim seu público.
2. Seja sincero com os usuários:
Deixar claro para os usuários quando e como eles irão receber suas mensagens é uma atitude que demonstra a credibilidade de sua empresa e o respeito com que você trata seus clientes. Se você costuma enviar email uma vez por semana, deixe isso claro para os usuários. Outra postura muito importante é sempre oferecer ao usuário a opção do descadastro tanto na área de cadastro do site, quanto nos emails que forem enviados. Todas as mensagens deverão possuir um link de opt-out, onde o usuário pode pedir para interromper o recebimento de suas mensagens a qualquer momento.
3. Utilize o Double Opt-in:
Às vezes, alguns usuários podem usar endereços de emails falsos ao se inscreverem em seu site. O problema é que esses endereços falsos podem ser de pessoas reais que ao receberem suas mensagens irão vê-las como Spam, já que de fato, elas não solicitaram o recebimento de suas campanhas. Para se proteger contra essas ações, a melhor maneira de inserir contatos em suas listas é o Double Optin. Este é um método de registro que exige que o usuário confirme o registro através de um link enviado diretamente para o endereço de email que está sendo cadastrado.
4. Identifique-se:
Ao receber uma mensagem, o usuário não pode ficar em dúvida de quem é o remetente. Você precisa se identificar e deixar claro o motivo de estarem recebendo seus emails. Informe como você obteve seu endereço. Por exemplo, “Este email é enviado a partir da www.allin.com.br. Você está recebendo essa mensagem porque autorizou quando se registrou em nosso website.”
Seguindo essas dicas, certamente você terá uma redução do número de denúncias contra seus domínios e, consequentemente, um aumento da credibilidade de sua empresa no ambiente digital.
* Por Bárbara Gengo