Escrito por 14:35 Estratégias

Você sabe o que seus clientes falam a seu respeito nas redes sociais?

Algumas plataformas de envio já disponibilizam recursos de compartilhamento dos emails pelas redes sociais. Esse compartilhamento pode se dar de maneira integral, onde toda a peça é colocada à disposição, ou de maneira mais específica, na qual o usuário pode compartilhar em sua rede social, somente aquilo que lhe chamou mais atenção.

O email marketing já é uma ferramenta de comunicação consagrada e utilizada pela maioria das redes de comércio eletrônico. Com campanhas planejadas especificamente para cada um dos segmentos de público, o email marketing ainda oferece as possibilidades de gerenciamento e acompanhamento em tempo real do resultado de suas ações. Através do trabalho desenvolvido pelas ferramentas de envio, as empresas podem avaliar os níveis de interação que suas mensagens estão alcançando. Ao acompanhar as respostas dos usuários, grandes sites, encontram no email marketing uma ótima oportunidade para conhecer características específicas de seu público.
Além dos relatórios com detalhes de navegação dentro do email, que apontam, por exemplo, em qual tipo de produto os usuários estão clicando, ou qual foi a oferta que mais chamou a atenção do público. Algumas plataformas de envio já disponibilizam recursos de compartilhamento dos emails pelas redes sociais. Esse compartilhamento pode se dar de maneira integral, onde toda a peça é colocada à disposição, ou de maneira mais específica, na qual o usuário pode compartilhar em sua rede social, somente aquilo que lhe chamou mais atenção.
Uma boa alternativa para avaliar os resultados de suas ações é o monitoramento específico da repercussão das campanhas de email nas redes sociais. Observando o comportamento dos usuários você identificará de forma dinâmica o que, quem e onde estão falando de sua marca, produto ou serviço. Pelas redes sociais, os usuários, muitas vezes, podem assumir o papel de aliados da sua marca, identificando até mesmo as tendências de mercado e revelando as demandas e oportunidades para sua atuação com ações promocionais.

Com a alta capacidade de viralização que as informações postadas adquirem, torna-se muito difícil esse acompanhamento, já que a empresa pode estar sendo citada em redes sociais que ela nem mesmo sabia que existia. Para facilitar esse trabalho e tornar possível a mensuração, existem empresas como a Buzz Social Media Marketing, especializada no monitoramento de redes sociais. As empresas desse segmento desenvolvem um trabalho minucioso e detalhado, acompanhando tudo que os usuários estão falando de uma determinada marca. Assim podem compreender as campanhas com boa repercussão e identificar as ações que não tiveram resultados positivos.
Um recente estudo elaborado pela Sociable Labs, divulgado no final do mês de março, concluiu que o Facebook, por exemplo, apesar de não ter ainda um papel relevante nas compras diretas, tem um papel relevante na consulta e escolha de marcas. A pesquisa revelou que os consumidores estão cada vez mais, se voltando para a rede social com o objetivo de pesquisar detalhes dos produtos e das marcas que procuram.
O relatório apontou que 48% dos compradores afirmaram que as informações compartilhadas na rede social os ajudaram a conhecer mais sobre produtos de seu interesse, praticamente empatado com os 49% que buscam informações do gênero através do Google e à frente dos que utilizam anúncios on-line (23%) e e-mail marketing (17%). No geral, 62% dos compradores recorreram a comentários de amigos em redes sociais antes de realizar uma aquisição. Além disso, 75% dos usuários que leram informações compartilhadas na rede clicaram no post para visitar o site da empresa citada, enquanto 53% acabaram comprando o produto em questão.
Com isso, a conclusão é que, em um mundo cada vez mais interligado, nada pode ser feito de maneira isolada. Para gerar resultados, as ações de marketing precisam ser pensadas em conjunto. Hoje, com a comunicação ao alcance de todos, os consumidores assumiram o papel de formadores de conceitos e opiniões, por isso, é imprescindível acompanhar repercussões e saber o que está sendo falado de sua marca em diferentes canais.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail

(Visited 199 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar