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Vendas no varejo: como ter maiores conversões no dia dos pais?

Uma das datas mais importantes para as vendas no varejo está chegando: O Dia dos Pais. Essa data tem sido comemorada também no e-commerce, que vê a cada ano os números de venda aumentarem, mas, para isso, é preciso estar preparado. Nesse sentido, realizar um planejamento de vendas no varejo é essencial para atingir melhores  resultados, principalmente no e-mail de vendas para clientes.

Para te ajudar a escolher qual caminho percorrer na estratégia de vendas no varejo para essa época, preparamos esse conteúdo com muitas dicas e sugestões: https://allin.com.br/news/planejamento-de-vendas/.

E, já que o dia dos pais está em ascensão (em 2018 a data  só ficou atrás do dia das mães em números de venda no e-commerce, segundo o Think With Google, há inúmeras formas de explorar essa fatia do mercado e o e-mail marketing é uma delas, através de e-mail de vendas para clientes.

Além de ser uma opção para realizar compras, a internet continua sendo uma grande fonte de inspiração para quem busca ideias e sugestões. Essas buscas podem estimular a antecipação das compras em datas especiais, portanto, se o seu e-mail marketing for bem elaborado e chegar na caixa de mensagens no momento, certos bons resultados podem vir ao seu encontro.

Segmentar e personalizar seu e-mail marketing é uma das questões mais importantes ao se criar uma campanha de vendas no varejo, se não houver esse cuidado, o conteúdo do seu e-mail pode se tornar irrelevante e sua base começará a desconsiderá-lo.

É possível aumentar as vendas no varejo com e-mail marketing?

Sim! O e-mail marketing tem uma grande capacidade de entrega de resultados e não seria diferente com vendas no varejo. Por exemplo, pensar em campanhas com conteúdos personalizados e que se aproximem da realidade do seu público-alvo geram maior impacto e identificação.

Embora isso pareça óbvio ainda há muitas dúvidas sobre como preparar um conteúdo que seja agradável, agregue valor e gere conversão, portanto, não adianta apenas conhecer o comportamento de compra da sua base.

É indispensável investir um tempo analisando e explorando esses dados para criar estratégias com as informações que o fluxo de compra apresenta como, conversão, engajamento, recompra, comunicação transacional, lista de desejo e histórico de busca. Ao observar esse fluxo é possível gerar ainda mais possibilidade de ofertas de vendas no varejo, despertar interesses ou até oferecer soluções a alguns clientes.

Por exemplo, com exceção das compras por impulso, as compras planejadas envolvem algumas etapas no processo de decisão do consumidor. Para que ele deseje realizar uma compra é necessário primeiro que reconheça uma  necessidade, depois buscará informações para validar sua decisão.

Nessa etapa, ele vai avaliar todas as possibilidades ao seu redor e, ao optar pela compra, uma infinidade de elementos terá sido avaliada logo, estar presente nesse processo de avaliação oferecendo informações, conteúdo relevante e o influenciando positivamente pode garantir que ele escolha a sua marca em meio a tantas outras. Isso acontece, principalmente, por meio de e-mail de vendas para clientes.

Mas porque alguém vai abrir o seu e-mail? 

Após definir estratégias de vendas no varejo a partir da segmentação, é hora de saber como ganhar a atenção da sua base e isso acontece geralmente pela linha de assunto, já que é por ela que o cliente decide se vai abrir ou não um e-mail.

Além de despertar o interesse, o assunto pode servir como um lembrete para algo tão importante que é a escolha do presente ideal, por isso vale a pena empenhar um esforço nessa etapa da venda.

O assunto deve ser chamativo, mas não apelativo, criativo e instigante, por essa razão, saber o que provoca interesse nos clientes pode ajudar a chegar no assunto perfeito.

Sinalizar esses pontos e despertar alguns gatilhos como senso de urgência e tempo através do assunto podem colaborar para uma maior taxa de abertura e consequentemente um engajamento que gere conversão, principalmente voltado para vendas no varejo. Veja alguns exemplos de linhas de assuntos com esses pontos:

  • Frete Grátis por tempo limitado! VALENDO
  • Um presente para o seu pai e um descontão para você
  • O presente é por sua conta, mas o frete é por nossa!
  • Adiante o presente do seu pai e ganhe frete grátis
  • Ainda não comprou o presente do seu pai? Calma, que ainda dá tempo!
  • VAI ACABAROs últimos DESCONTOS históricos estão aqui!

Despertar o senso de urgência informando que a promoção é por tempo limitado ou informar que tem novidade exclusiva para que recebeu o e-mail marketing também são formas de engajar seu público com e-mail de vendas para clientes.

Também é possível personalizar ainda mais o e-mail marketing usando o nome do cliente, essa ideia de exclusividade torna a mensagem ainda mais atrativa. Na All iN, é possível usar variáveis de personalização como o exemplo abaixo:

  • (##nome##), fizemos uma seleção pensada em você!
    Matheus, fizemos uma seleção pensada em você!

Outra dica que pode colaborar para o aumento das vendas no varejo é realizar testes com assuntos diferentes. A  All iN oferece várias opções de teste, uma delas é a linha de Assunto, além de E-mail Remetente, Nome Remetente e HTML.

Mas e agora? O que oferecer?

Depois de segmentar e ganhar a atenção da sua base é preciso que o conteúdo do seu e-mail se mantenha interessante, principalmente e-mails que se voltem para vendas no varejo. Criar um conteúdo dinâmico com textos e imagens bem destacados, produtos selecionados e CTA’s bem definidos facilitam a decisão do cliente no momento da compra.

E, para que isso aconteça, é imprescindível criar um conteúdo que corresponda às necessidades ou desejos do cliente. Neste momento é interessante estabelecer uma conversa com sua base e não apenas oferecer um produto, ou tentar realizar uma venda no varejo, então, pense no tom que a campanha vai ter, se amorosa, bem-humorada, emocionante.

Isso faz com que o e-mail não seja apenas mais uma publicidade e o torna mais pessoal, quase como uma conversa mesmo. Em datas como o dia dos pais, vale a pena ressaltar o valor do sentimento envolvido, até porque ele pode ser um indicador de quanto o cliente estará disposto a gastar.

Faça uma pequena curadoria com opções que se encaixem com os possíveis perfis de pais, como a campanha abaixo:

1

2

Essa template traz uma ótima seleção e ainda um apelo emocional, impossível não se identificar com pelo menos um dos estilos. “Obrigada pai pela ética no trabalho, por ensinar um esporte ou por ajudar a criar um estilo, Obrigada por nos fazer quem somos.”

3

Esse é um exemplo simples, mas com uma ótima composição. Seu e-mail de vendas para clientes pode servir como um lembrete e oferecer uma alternativa a mais, como o cartão de presente . Faça seu dia dos Pais! Dê-lhe um cartão de presente.

                      4

Lembre-se de destacar a importância do sentimento, isso causa comoção e desperta o sentimento de  gratidão, como nesse template que traz a informação de valores em segundo plano. Melhor pai do ano.

             5

Aliar humor com conteúdo é sempre uma ótima ideia. Assim você pode equilibrar textos e imagens mostrando tanto os produtos como evidenciando suas qualidades. “Vá perguntar para sua mãe”  “Se for quebrá-lo é melhor saber consertá-lo” 

 

Com essas dicas sobre vendas no varejo associadas ao e-mail marketing, será mais fácil elaborar sua campanha de Dia dos Pais e depois focar apenas nos resultados que essa data pode proporcionar.
 Quer saber mais sobre as funcionalidades da All iN ou como usá-las ainda mais a seu favor? Entre em contato conosco. Te esperamos no próximo artigo, até lá!

 

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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