Uma palavra, milhares de resultados: o unboxing se tornou febre entre influenciadores e youtubers e, numa rápida pesquisa pelo YouTube, é possível se perder com a quantidade de vídeos sobre o tema.
Popular no mundo todo e ganhando notoriedade entre as marcas, o unboxing experience aproxima o usuário, qualifica o processo de compra, contribui com a tomada de decisão e pode ser uma estratégia poderosa para atrair, conquistar e fidelizar clientes. Quer saber como?
Vem conhecer mais sobre o unboxing: função, benefícios, dicas e bônus – cases de sucesso, exemplos de aplicação da estratégia na prática.
Saiba o que é unboxing
Em tradução literal, unboxing significa “desencaixando” ou “tirando da caixa”, ou seja, quando falamos de unboxing experience, é literalmente a experiência de tirar da caixa.
Como conversamos brevemente acima, a prática ficou muito famosa através de produtores de conteúdo digital e já é tida como uma tendência para as empresas de marketing.
Sério? Sim! Os vídeos, onde os criadores abrem caixas e mostram detalhes dos produtos, têm milhares de visualizações, comentários e curtidas.
Mas por que abrir caixas e mostrar produtos faz tanto sucesso na internet? Porque no mundo digital, o contato é muito limitado.
O consumidor não pega no produto, não sente, experimenta, vê cada detalhe de perto… Comprar na internet é uma aposta – que muitos usuários fazem, mas ainda assim, pode ser arriscada.
Por isso, os conteúdos de unboxing são uma febre: eles ajudam a aproximar o usuário, mostrar cada característica do produto, detalhar as features e ainda encantar os usuários com embalagens caprichadas.
Qual a função do unboxing?
Hoje, o unboxing ganhou funções para além da popularidade dos creators; se tornou uma estratégia poderosa para transformar a relação entre consumidores e marcas, causar uma primeira impressão envolvente e mais. Confira alguns dos principais benefícios.
Personalização
O unboxing experience pode ser realmente uma experiência, e melhor: completamente personalizável. Uma embalagem criativa, bem finalizada, com um cartão no nome do consumidor pode fazer toda a diferença. Lembre-se que essa embalagem também fará parte do unboxing e é a primeira impressão que pode conquistar o usuário.
Valorização da marca
Muitas empresas vendem produtos similares em preço e qualidade – e não precisamos relembrar a importância de vender produtos de qualidade, né?
Mas a exclusividade e a experiência que o unboxing oferecem podem se tornar um grande diferencial para sair na frente da concorrência – principalmente considerando que a estratégia não é amplamente utilizada no Brasil.
Que tal investir na valorização da sua marca e deixá-la na cabeça (e no coração) dos consumidores com o unboxing experience?
Publicidade orgânica
Com certeza, um dos benefícios mais famosos e esperados do unboxing é a publicidade orgânica.
Com a gravação e a divulgação da embalagem se abrindo e o detalhamento de cada característica do produto, a sua marca tem uma ampla exposição e ganha um dos principais pontos que faz um consumidor optar por uma marca: as recomendações.
Principalmente, quando vêm de conhecidos ou criadores influentes que são autoridade em determinado assunto, as recomendações têm um peso importante na hora da tomada de decisão.
Outros benefícios também podem ser percebidos com a implementação da estratégia, como: possibilidade de aumentar os preços com uma boa justificativa, trabalho de fidelização e otimização da experiência do cliente. A sua marca está pronta para desfrutar dessas vantagens?
Como fazer um unboxing?
Antes de começar a trabalhar com a estratégia, é preciso dar alguns passos atrás e garantir que os processos básicos estão funcionando com maestria em seu negócio: controle de qualidade dos produtos, preços competitivos com o mercado, estoque organizado, logística preparada e transparência nos processos são características fundamentais para dar o próximo passo e investir no unboxing.
Check nos itens anteriores? Então vamos lá, para além de enviar o seu produto, quais outras ações você pode entregar para um unboxing experience? Separamos algumas que podem te ajudar a se inspirar.
- Pense na personalização: como você pode usar os dados do consumidor para tornar essa experiência altamente personalizada e inesquecível? É um cartão nominal, algo relacionado ao seu histórico de compras, segmentado por região, idade? As possibilidades são muitas, pense com carinho.
- Mimos: quem não curte ganhar um presentinho inesperado, né? Você pode enviar mimos exclusivos junto ao seu produto para o unboxing para encantar ainda mais o cliente.
- Sentidos: será que você pode explorar os sentidos no seu unboxing? Um cheiro característico, um mimo que incentive o tato, o verdadeiro paraíso para os olhos… Existem muitas opções, quais combinam mais com o seu produto?
- Embalagem: vale reforçar, a embalagem é o primeiro item a ser visto e pode impressionar ou decepcionar. Qual você vai escolher?
E claro que tem exemplo na prática e case de sucesso para você conferir e entender a viabilidade da estratégia. Vamos nessa?
Cases de sucesso
O sucesso do unboxing experience foi tanto que surgiram marcas com o grande objetivo de entregar mais do que o cliente procura, como os clubes de assinatura. O produto? Livros, vinhos, maquiagem, produtos comuns, mas que entregam experiências memoráveis e altamente personalizadas. Conheça alguns exemplos.
Tag Livros
A Tag Livros é uma marca de assinatura literária. Nela, você pode escolher o plano que mais combina com seu hábito de leitura e receber os livros em casa, todo mês.
O modelo de negócio já é disruptivo, mas sabe como eles melhoraram? Isso mesmo, unboxing experience! Eles enviam brindes relacionados à área de atuação, como: caixa personalizada, marca página, pôster, dicas de leitura relacionadas, playlist personalizada para os livros do mês e brindes exclusivos relacionados aos livros enviados. Quer mais personalização e experiência do que essas?
WineBox
O WineBox também é um clube de assinaturas, mas de vinhos! Sim, isso existe.
Nele, você responde uma espécie de questionário e recebe vinhos todo mês de acordo com as suas preferências. Mas é claro que não para por aí, né? A experiência também é levada em consideração e personalizada com brindes e mimos relacionados ao universo da bebida. Demais, né?
Coloque em prática!
Quais foram suas primeiras impressões do unboxing experience? Com certeza, você reparou como o cliente é foco da estratégia e a importância de trabalhar constantemente na experiência que a sua marca proporciona, né?
E aí, a sua marca está pronta para dar esse próximo passo? Aprofunde-se na estratégia, entenda a viabilidade para o seu negócio, crie um planejamento consistente para implementá-la e faça testes para entender como os usuários se comportam diante dessa novidade.
E não esqueça: toda estratégia tem um tempo de adaptação e maturação, respeite esse processo, colha feedbacks e faça acompanhamentos regulares para avaliar o desempenho da estratégia.
Curtiu essas dicas? Tem muito mais sobre tendências, estratégias e soluções digitais em nosso blog, esperamos por você lá.