Escrito por 17:53 E-mail Marketing, Estratégias, Sem categoria

Template Dinâmico: Campanhas mais segmentadas e atrativas para o seu público

Falamos muito sobre a importância de enviar campanhas personalizadas para cada usuário, levando em conta seu comportamento e preferências, não é mesmo? No entanto, para que essa estratégia funcione, primeiro é necessário pedir ao seu cliente alguns dados fundamentais, como gênero, região, dentre outros. Você também pode tentar coletar essas informações através do algoritmo de recomendação instalado em seu site.

Um segundo passo para a assertividade da estratégia de personalização, é a diversificação de campos na sua base. Essa é uma poderosa ferramenta que vai te ajudar a segmentar os assinantes por meio dos seus interesses ou preferências, mesmo que eles estejam em uma única base. Infelizmente, poucas marcas se preocupam em passar para esse segundo passo. Ao invés de inovar e coletar informações a partir de categorias preferidas da sua loja, como a cor, número de roupa ou calçado, a maioria ainda fica no tradicional: gênero, idade e região.

Com essa etapa concluída, encaramos um outro desafio: Como criar de maneira rápida vários templates que atendam infinidades de segmentações possíveis? Imagine que você é uma grande loja que precisa fazer uma campanha de lançamento de coleção outono/inverno. Dentro da sua base existem homens, mulheres, perfis mais formais, informais, idosos, adolescentes, dentre outras diversas possibilidades. No fim do dia, chegamos à 5 segmentações de públicos para a campanha. Agora vem o maior desafio: criar templates personalizados para cada um.

É justamente por pensar no trabalho que essa estratégia vai gerar, que a maioria dos profissionais de marketing resolvem deixar a personalização para um outro momento. Foi por entender o mercado e o escasso tempo das agências e equipes que desenvolvem conteúdos personalizados de maneira cada vez mais rápida, que a All iN criou o All iN Code, nossa exclusiva linguagem de programação de templates.

Com o All iN Code, o cliente é capaz de extrair informações diversificadas da sua base (como gênero, idade e região, por exemplo) e montar de uma só vez um código de template dinâmico. Como funciona? As querys são feitas levando em consideração as múltiplas funcionalidades, e dessa forma, é possível enviar um template para cada tipo de usuário da segmentação mudando apenas o header do HTML ou o miolo previamente desenvolvido pela equipe de criação. Com esse recurso você pode:

  1. Fazer um envio direcionado para gênero: feminino, masculino e cliente que não possui essa informação na sua base:

1

Note que, nesse caso, apenas o miolo foi trocado. Dessa forma, a equipe de criação precisa montar as peças que serão exibidas para cada público e usar o All iN Code, que ajuda à programar o HTML de maneira mais rápida, apenas mudando o conteúdo, a depender das informações do cliente da base.

  1. Fazer um envio por idade. Afinal, estudos revelam que clientes que se sentem identificados com o e-mail recebido aumentam em cerca de 15% a taxa de clique e reduzem em 4% a taxa de reclamação de spam e optout:

2Nesse caso, apenas o header foi modificado, a depender do público que o e-mail era destinado.

3. Por produto de interesse. Nesse exemplo, o envio foi direcionado para o plano familiar e plano individual, levando sempre em consideração o público em questão:

3

  1. Por localização. Nesse caso, clientes de São Paulo recebem campanhas com passeios referentes a São Paulo e clientes do Rio de Janeiro recebem passeios referentes ao Rio de Janeiro.

5Na All iN, então, todas essas ações podem ser maximizadas através do All iN Code. A criação do disparo é dividida em topo, miolo e rodapé do HTML, tornando múltiplas as opções para você se comunicarem com a sua base.
Não deixe que os dados coletados fiquem parados em suas listas. Utilize essas e outras funcionalidades para impactar os seus clientes e seja sempre o e-mail aberto por eles!

Fique atento para novas postagens em nosso blog!

(Visited 351 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar