Em todos os grupos, existem semelhanças, interesses e hábitos em comum e é nisso que a segmentação de marketing se apoia: encontrar os grupos com interesses parecidos e atingi-los de forma específica e personalizada, distinguindo-os de outros grupos.
Quer saber mais sobre segmentação de marketing por semelhanças ou diferenças de grupos? Vem com a gente!
O que é segmentação de marketing?
A segmentação é uma das muitas estratégias de marketing. Ela consiste em entender quem consome os produtos da sua marca e criar personas que se assemelham a esses consumidores. Essa persona representa um grupo de pessoas com interesses e hábitos de consumo parecidos.
Você já deve ter se deparado com produtos diferentes de uma marca e que possuem apresentações e comunicações completamente diferentes, certo? Uma campanha para vender um produto para pessoas com cabelo cacheado, não segue a mesma lógica de uma campanha para pessoas de cabelo liso, por exemplo.
Nesse caso, os públicos têm dores e desejos diferentes, por isso, é necessário abordá-los de formas diferentes com o objetivo de gerar identificação e apresentar soluções específicas para suas dores.
Os tipos de segmentação de marketing
Mas não é só por desejos que se faz uma segmentação de marketing, existem diferentes tipos de estratégia para atingir diversos públicos que podem ser usadas juntas ou não. É possível listar algumas delas:
1.Segmentação demográfica
Para a segmentação de marketing demográfica, são analisadas algumas variáveis, como: idade, sexo, renda, religião, nacionalidade, ocupação, etc.
2.Segmentação comportamental
Para a segmentação comportamental, são analisados outros atributos, como: gostos pessoais, compras anteriores, interações com o site, comportamento online, produtos nos favoritos, etc.
3.Segmentação geográfica
Nesse caso, você pode criar segmentações para atingir apenas as regiões onde o seu produto está disponível.
4.Segmentação psicográfica
Para essa segmentação, as pessoas são agrupadas por estilo de vida, personalidade, atividades, estágio da vida e opiniões.
Se você quer entender mais a fundo a temática, vale a pena dar uma olhada nesse outro conteúdo sobre segmentação de clientes.
Campanhas que utilizam a segmentação de marketing
Praticamente, todas as grandes marcas trabalham com segmentação de marketing, afinal, não dá para conversar com centenas/milhares de pessoas diferentes do mesmo jeito, né?
A Adobe, por exemplo, criou uma campanha onde dá desconto para estudantes no Creative Cloud – utilizam estratégias de segmentação para atingir estudantes de design e cursos relacionados que mexam com os produtos Adobe.
A Canon também criou uma campanha segmentada para incentivar a fotografia para crianças. A Nívea utiliza diversas segmentações para atingir o seu público que, apesar de vasto, também possui particularidades.
E não para por aí, outras marcas como Bom Negócio e até o Google, incentivam e mostram o poder da segmentação de marketing nos negócios!
Agora, vamos exemplificar como algumas das grandes marcas de fast food mais conhecidas no mundo consolidaram seu público através de uma segmentação de marketing bem planejada:
Burger King
O Burger King tem como traço forte do seu marketing campanhas publicitárias criativas e ações interativas que buscam construir uma identificação com o público de acordo com temas atuais. Suas estratégias são direcionadas para jovens de 19 a 24 anos de idade das classes A e B.
Essa segmentação possibilita criar uma identidade de marca que desperta o interesse também de outras personas, pois o público jovem das gerações Y e Z costuma dar bastante visibilidade, principalmente nas redes sociais, às marcas que consomem.
Mcdonald’s
Já o Mcdonald ‘s, a rede de fast food mais famosa no mundo, tem como persona um maior grupo feminino e também crianças e adolescentes.
Essa atmosfera mais familiar criada pela marca é reforçada com seus lanches mais divertidos, que incluem surpresas e brinquedos, pelas próprias cores da identidade visual da marca que remetem à alegria, vivacidade e fome, além do característico palhaço Ronald Mcdonald.
É possível observar, assim, que a estratégia de segmentação caminha ao lado da gestão da marca como um todo, a fim de transformar um lanche/uma refeição em uma experiência em família que economiza tempo e dinheiro.
E como fazer a segmentação de marketing?
Você se lembra de ter sido impactado por alguma campanha com segmentação específica?
E outra grande pergunta: a sua marca está pronta para dar esse passo e implementar a segmentação de marketing como estratégia?
Você já entendeu o conceito, conheceu os modelos e já até conferiu alguns cases da segmentação de marketing. Agora, vamos te explicar como colocar a estratégia em prática e conquistar, ao final do processo, a tão sonhada fidelização do cliente. Acompanhe!
De dentro pra fora
O primeiro passo antes de implementar a segmentação de marketing, é entender como está funcionando o seu negócio no momento. Observe o analytics do seu site, por exemplo, e entenda quais insights a ferramenta traz sobre o seu público atual.
Nesse sentido, considerar qual o tempo de navegação, páginas mais visitadas, taxa de rejeição e todos os outros dados podem ser relevantes para entender como está a interação do público com o seu site – que, na maioria das vezes, é o principal ponto de contato.
Entendendo a base
Depois de extrair o máximo de insights do seu site, é hora de ir atrás de quem já está com você. Colha feedbacks do seu público e avalie a percepção de marca. Sugestões, reclamações, pedidos de melhorias, são sempre bem-vindos para a melhoria do seu negócio!
Pode parecer clichê, mas é fundamental começar essa e qualquer outra estratégia de dentro para fora – o primeiro ponto é ouvir quem está vivendo a experiência no momento para depois ofertá-la a outras pessoas.
Por isso, colher feedbacks é tão importante e te ajudará a seguir as próximas fases da implementação com mais consistência.
Faça pesquisas
Pesquisas de mercado podem te ajudar a entender melhor o seu público e conhecer as particularidades e semelhanças dos grupos. Colha o máximo de respostas possíveis e classifique-as para observar e entender onde estão os padrões.
Lembre-se, o ideal é ter uma pesquisa quantitativa e qualitativa para recolher o maior número de amostras possíveis de forma assertiva!
Conte sempre com a gente!
Ah, outra ferramenta que pode te ajudar a entender melhor o seu público e estabelecer um relacionamento com ele através de personalização e segmentação é a All in. Temos diversas soluções que garantem inteligência estratégica.
Não se esqueça que conhecer a sua persona é um passo imprescindível para colocar qualquer estratégia de marketing digital para rodar e se relacionar com ela permite ainda mais conhecimento e feedbacks do seu público.
Dito isso, agora é pra valer! Pronto para colocar em prática? Estude o tema, conheça seu público e comece os testes para sentir como o marketing de segmentação funciona. Compartilhe sempre suas impressões com a gente, hein?
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