Escrito por 09:00 Marketing Digital

Saiba o que é spoofing e como evitar

Você já deve ter visto casos de marcas ou pessoas que foram enganadas por falsas empresas ou pessoas no virtual, né? Na internet, há diversas formas de enganar alguém e o spoofing é uma delas. Mas, você sabe o que é spoofing?

Cada vez mais a relação entre marca vs consumidor está mais próxima e orgânica. O que antes limitava-se às conversas nos pontos de vendas, agora também está no digital, ultrapassando o medo de exposição online e proporcionando uma relação de confiança com marcas e influenciadores.

Apesar de muitos consumidores terem vencido o medo de se relacionar no digital, infelizmente não é possível estar 100% seguro e, atualmente, é preciso redobrar a atenção com páginas e mensagens interativas, pois cada vez mais ocorrem ações criminosas com o objetivo de roubar dados ou aplicar golpes online..

Então, chegou a hora de você descobrir o que é o spoofing e saber como evitar essa ação. Vamos lá?

O que significa o termo spoofing?

É preciso tomar cuidado com práticas criminosas com o Spoofing

Spoofing é um ataque cibernético moderno em que o hacker se passa por uma pessoa ou organização de confiança. Assim, leva o usuário a executar as ações que ele necessita para enganá-lo ou enganar uma rede inteira. 

Em tradução literal, o que é spoofing significa “enganar ou falsificar” e é exatamente isso que esses criminosos desejam fazer.

O spoofing acontece, normalmente, para obter informações pessoais/confidenciais, contornar informações e/ou espalhar malwares, como nesse exemplo específico do mercado financeiro.

Existem diversos tipos de spoofing: e-mail, SMS, site, IP, etc, e a principal artimanha do golpe é disfarçar (falsificar) a origem de determinada comunicação/ação, fazendo com que as vítimas cliquem em sites maliciosos, para que os hackers roubem dados e espalhem malware para a rede atingida.

Qual é a diferença entre o spoofing e phishing?

Você já sabe o que é spoofing, mas além dele há outro ataque cibernético que ficou famoso nos últimos tempos: o phishing. Você sabe qual a diferença entre os dois crimes?

Enquanto no spoofing, o objetivo é disfarçar a origem da comunicação, fazendo com que a vítima acredite que está conversando com outra pessoa ou organização; no phishing, o grande objetivo é iludir as vítimas para que elas forneçam dados, abram mensagens e/ou cliquem em links suspeitos.

Logo, os crimes podem ocorrer em conjunto, com os criminosos utilizando o spoofing para fazer com que o phishing pareça ainda mais real e aumentem as chances de iludir mais vítimas. 

Quer saber mais sobre o phishing e como se proteger de mais esse crime cibernético? A All in tem o conteúdo ideal para te explicar mais sobre o assunto, é só clicar aqui.

Quais formas de receber o ataque?

Como dissemos anteriormente, existem vários tipos de spoofing, por isso, é fundamental estar sempre atento à segurança de dados, principalmente, de aplicativos e sites. 

Cair em golpes online leva apenas alguns segundos e, normalmente, você nem percebe; por isso, é imprescindível adotar algumas medidas de segurança, além de treinar os olhos para identificar quando há algo errado durante a navegação. 

Quer saber quais são os principais tipos de spoofing? Anota aí.

O que é spoofing de e-mail?

Ilustração de um celular recebendo duas cartas, representando mensagens de e-mail. A primeira carta apresenta um ícone amigável, mas a carta logo atrás apresenta um ícone de perigo. Ilustra o que é spoofing de e-mail.

Estar atento é essencial para evitar cair em golpes na internet.

Sem dúvidas, o spoofing de e-mail é um dos ataques mais comuns e famosos da internet.. Quem nunca recebeu um e-mail que parecia ser do banco com uma comunicação urgente? Ou de um amigo com “as fotos da festa ficaram ótimas”. 

É assim que o spoofing de e-mail acontece: os criminosos se passam por pessoas e/ou organizações que a vítima conhece para fazer com que ela clique em links, abra mensagens e disponibilize dados pessoais e o controle da segurança de sua rede. 

O que é spoofing de site?

Neste tipo de ataque, um site é criado do zero com imagem, links e todos os elementos semelhantes aos de outro site para fazer com que a vítima acredite que está em um site conhecido/confiável e disponibilize login e outras informações pessoais.

Apesar de muito parecido, sempre haverá alguma diferença entre o site feito e o site oficial. Normalmente, essa diferença pode ser notada na url do site, por isso é muito importante treinar nossos olhos para notar essas diferenças eventuais.

O que é spoofing de IP?

O spoofing de IP tem como objetivo fazer com que um computador/usuário acredite que as informações vêm de determinado servidor, quando na verdade, ele vem de outro. Isso acontece, porque neste tipo de spoofing os criminosos modificam o IP certo por um incorreto, ocultando sua localização e podendo solicitar dados online sem ser reconhecido. 

Além de fazer com que a rede acredite que as informações são procedentes de uma fonte confiável e permita a passagem de conteúdo criminoso, os principais riscos são que os criminosos burlem firewalls e até autorizações de IP, realizem ataques man-in-the-middle e de negação de serviço. 

O que é spoofing de DNS?

Já a falsificação do DNS, permite que todo o tráfego seja redirecionado, ou seja, o usuário clica em determinado link e é automaticamente redirecionado ao site malicioso, sem que ele ao menos perceba as diferenças. Nesse processo, a vítima acaba em um site que espalha malware e nem sabe de onde vem.

Por ser um dos tipos mais difíceis de identificar, a dica é nunca clicar em um banner ou link que não reconheçam, sempre verificando o remetente e se a fonte é confiável.

5 dicas para evitar o spoofing

Ilustração de uma mulher segurando uma lupa, olhando atentamente as informações que recebe.

Fique de olho no que recebe pela internet e evite problemas!

Agora que você entendeu mais sobre o termo e os principais tipos, é hora de saber como se proteger e evitar os danos e consequências desse tipo de ataque cibernético. Vamos lá?

1 – Sempre verifique a URL

Ao navegar em um site e, principalmente se for disponibilizar dados e/ou fazer pagamentos, verifique o endereço da página em que você está navegando e certifique-se que a URL tem um “s” após o http e um ícone de cadeado à esquerda.

2 – Atente-se às senhas

O cuidado com as senhas é essencial para evitar esse e outros tipos de problemas digitais. Use senhas fortes com diferentes combinações e exclusivas para cada serviço online. Além disso, lembre-se de trocá-la regularmente.

3 – Olhos atentos 

Fique ligado a erros ortográficos, gramaticais e frases desconexas. Além disso, repare sempre na página em que você está navegando: ao receber e-mails, certifique-se que conhece o remetente, passe o mouse sobre os links para garantir que a URL leva ao site desejado, etc.

4 – Atualizações

Use sempre um navegador confiável e não esqueça de atualizá-lo sempre que necessário (isso também serve para sistemas operacionais). Assim você garante que receberá todas as atualizações de segurança e conseguirá evitar as mais recentes vulnerabilidades dos sistemas.

5 – Segurança online

De forma geral, cuidado com os links que clica, evite clicar em links e mensagens desconhecidas, aposte em um bom firewall e antivírus e fique atento para usar sempre sites protegidos.

Proteção de dados e a All In

Não basta saber o que é spoofing e como evitar, também  é importante investir na segurança de dados! 

As empresas e organizações precisam estar atentas, para garantir a segurança de seus processos e dados dos seus clientes e consumidores, além de sempre verificar os sites acessados para evitar ser vítima de hackers, spoofing, phishing e outros crimes cibernéticos. 

Fique sempre atento, treine seus olhos para identificar quando há algo errado na navegação e use todas as ferramentas disponíveis para se proteger – ah, e não esqueça de compartilhar informação com as pessoas ao seu redor e ajudá-las também a se proteger

E, como sempre, você sabe que também pode contar com a All in para receber dicas de proteção de dados e segurança, novidades sobre o mundo digital e, claro, as melhores soluções de marketing para conhecer melhor o seu consumidor. Quer saber mais? É só clicar aqui.

Clique aqui para conhecer mais sobre as nossas soluções para melhorar a sua estratégia de marca.

(Visited 29 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 4 de agosto de 2022
Fechar