Homem com dedos levantados preparado para entender a segmentação de clientes.

Escrito por 09:00 Estratégias, Marketing Digital

Segmentação de clientes: conheça essa estratégia de marketing

A segmentação de clientes é uma ótima estratégia para seu negócio, afinal todo consumidor gosta de se sentir querido e bem tratado, certo

Com uma boa segmentação de forma bem simples, é possível desenvolver campanhas melhores e faturar ainda mais com elas, sabia?

Entenda a importância dessa estratégia  e aplique corretamente em e-mails marketing! Venha saber mais com a All iN 😜

Qual a importância da segmentação de clientes?

Mulher fazendo a seleção após a segmentação de clientes.

Use a segmentação de clientes para estruturar sua estratégia de e-mail marketing e oferecer a experiência certa, na hora certa.

Imagine uma situação na qual você vai a uma loja que costuma frequentar e onde já comprou em outras ocasiões. No momento da abordagem, um vendedor pode fazer perguntas para entender quem é você e o que está buscando ou oferecer produtos aleatoriamente sem considerar sua opinião. Agora reflita, qual cenário faria mais sentido e deixaria você mais satisfeito?

Caso ele perguntasse sobre o que você procura, seus gostos, o que prefere e o quanto pretende gastar, o vendedor poderia sugerir produtos mais relevantes para você. 

No e-mail marketing, as empresas podem usar informações sobre os hábitos e preferências do consumidor para fazer exatamente isso: oferecer as melhores soluções. Por isso, é fundamental entender o que é segmentação e quais são suas boas práticas.  

A segmentação de clientes permite impulsionar a sua estratégia de e-mail marketing por meio de conteúdos personalizados, de acordo com o perfil do consumidor e o momento da jornada de compra em que ele está. 

Com a mensagem certa, para a pessoa ideal, é possível aumentar as taxas de abertura e cliques dos seus e-mails e, claro, fazer com que o consumidor siga aumentando as as compras dem sua empresa.

Por onde começar  a segmentação de clientes?

Mulher realizando a segmentação de clientes.

A segmentação de clientes auxilia na tomada de decisões assertivas e aumenta o vínculo com o cliente.

Antes de começar a pensar na sua segmentação de clientes, você precisa conhecer a fundo seu consumidor. Parece uma dica muito básica, não é? Mas acredite, errar por direcionar campanhas que não conversam de verdade com os interesses do público-alvo acontece com muitos.

Conheça o perfil do cliente

Para conhecer o perfil do seu cliente, você precisa fazer uma coleta de dados. As estratégias de marketing eficazes, são elaboradas através de análises de informações preciosas, obtidas por pesquisas de mercado, por exemplo.

As pesquisas de mercado enviadas ao seu público-alvo podem ajudar a entender seus hábitos de navegação, as mídias que acessam e, até mesmo, a melhor linguagem para abordá-los. Está percebendo como a segmentação de clientes vai se formando?

Além disso, os dados obtidos com a base de clientes, também podem ser usados para segmentar o público para suas campanhas futuras. 

Dados de navegação de seu site, e-commerce ou blog, por exemplo, são um ótimo começo. Por lá, é possível entender os caminhos que o cliente realiza até chegar em você, como os horários preferidos para interagir com a sua marca ou quanto tempo dedicam em suas comunicações 😀

Associe esses dados às informações que seu setor de vendas coleta, como o  ticket médio das vendas, os produtos preferidos e outros dados da área podem ajudar muito no relacionamento com seus clientes para criar as melhores campanhas.

Faça análises de dados

Você já entendeu que para começar o trabalho de segmentação de clientes vai precisar de alguns dados, cuidados e ferramentas, certo? Portanto, para dar início no processo de segmentação de clientes, ter uma base de leads ou clientes é mais do que necessário, uma vez que serão eles os alvos da estratégia. 

Essa base precisa estar inserida em uma ferramenta adequada que consiga filtrar os dados coletados para segmentá-los, ajudando a entender qual o melhor momento para o disparo de e-mails e campanhas especiais.

Essas comunicações serão pensadas dentro de uma régua de relacionamento, abordando os consumidores de acordo com quem são e identificando o quão próximos estão de comprar. Tudo isso através das informações que eles fornecem a você, legal né?

Tipos de segmentação e para o que elas servem?

Homem selecionando seu cliente ideal durante a segmentação de clientes.

Utilizar ferramentas adequadas para filtrar os dados dos usuários e seus interesses é fundamental para criar uma segmentação de clientes bem estruturada.

Sabendo como estruturar sua estratégia de e-mail marketing segmentado, veja agora os tipos de segmentação de clientes, quando usar e sua funcionalidade em cada uma das campanhas.

Segmentação de clientes por informações sociodemográficas

De todos os tipos de segmentação, agrupar uma base de contatos por sexo, idade ou a cidade onde esses leads moram, é certamente o mais fácil. Esse é um tipo de agrupamento comum em e-mail marketing e campanhas nas redes sociais

A segmentação de clientes com base nesses critérios é bastante válida, mas é apenas um filtro inicial no caminho da criação de campanhas mais personalizadas e eficazes.

Se você trabalha com produtos voltados apenas para mulheres, por exemplo, um e-mail marketing enviado somente para elas poderia até funcionar, porém é possível ser mais específico e obter resultados ainda melhores. Mas como fazer isso?

É muito provável que em sua base de dados o comportamento dessas pessoas não seja exatamente o mesmo. Um produto voltado para quem treina em academias e faz exercícios físicos deve ser direcionado para quem possui esses hábitos, certo? É possível realizar a segmentação de clientes dessa forma também!

Segmentação de clientes por interesses e hábitos

Ao longo do relacionamento com sua base de clientes, você inevitavelmente vai conhecer seus costumes e interesses. Essas informações podem ser coletadas diretamente com o cliente, perguntando a ele em pesquisas ou captando dados e rastros de navegação. 

Por exemplo, se alguém leu um artigo em seu blog sobre vida fitness, provavelmente, essa pessoa possui um estilo de vida guiado por esse princípio, né? Ela estará mais propensa a se identificar com conteúdos fitness e com produtos que a ajudem a alcançar suas metas, logo seria interessante direcionar conteúdos que exploram essa segmentação de clientes.

Assim, suas campanhas podem oferecer materiais ou até mesmo promoções e ofertas de produtos que tenham semelhança com o tema do qual o seu consumidor mostrou interesse.

Segmentação de clientes por envolvimento e histórico de ações

Além dos interesses e dos gostos pessoais, a segmentação de clientes pode agir em cima das ações motivadas por essas preferências.

O consumidor que abriu um e-mail com dicas de produtos para praticar esporte, demonstrou um nível de interesse sobre o conteúdo. Essa mesma pessoa encontrou uma série de links que o direcionaram a produtos voltados para atividades físicas. 

Quem fecha o e-mail sem clicar nos links e quem abre um ou mais deles, podem e devem estar em segmentações distintas no futuro. O interesse de quem apenas abriu e de quem clicou nos links é bastante diferente e deve ser considerado, pois distintas estratégias de segmentação seriam utilizadas para cada grupo.

Por exemplo, para aquele que não clicou nos links disponíveis é necessário uma segmentação mais específica que o levasse a considerar uma compra em outro momento. Já a segmentação de clientes que clicaram nas ofertas, deve prosseguir com ações de conversão final.

Segmentação de clientes por comportamento, buscas e navegação

Voltando ao exemplo de públicos que fazem exercícios, você certamente conseguiria identificar esse perfil ao avaliar acessos dessas pessoas em posts no seu blog ou em produtos específicos do seu e-commerce, por exemplo. Quando você consegue levantar esse tipo de informação, é possível seguir com anúncios e campanhas que ajudem esse consumidor a dar o próximo passo. 

A All iN oferece suporte e ferramentas que ajudam você a automatizar esses processos. Ao utilizar a funcionalidade de remarketing é possível criar segmentações que possam agrupar:

  • Pessoas que colocaram itens em um carrinho e compraram ou que abandonaram sem finalizar a compra;
  • Pessoas que visualizaram certas páginas e itens por determinada quantidade de tempo;
  • Pessoas que buscaram palavras específicas no seu site, representando interesse por um item ou solução;
  • Pessoas que visitaram uma página ou visualizaram um produto e não retornaram;
  • Pessoas que adicionaram determinados produtos à lista de desejos, demonstrando uma inclinação maior a comprar de um produto específico.

Com todas essas possibilidades fica evidente como é possível fazer a segmentação de clientes de acordo com características distintas e com a tecnologia adequada. Você certamente conseguirá entender o que seu público precisa, com soluções que tenham valor de verdade e venham no momento certo. 😉

Segmentação de clientes por estágio no funil de vendas

Além de conhecer bem seu comportamento e suas características pessoais, você deve se perguntar: o meu consumidor está mais próximo de comprar ou ainda está longe de decidir? 

Para ajudar com isso, as ferramentas de e-mail marketing permitem o disparo de campanhas que progridem de acordo com certas ações do usuário. 

Em sua estratégia de relacionamento, é natural que o consumidor seja “nutrido” com materiais que vão torná-lo mais maduro. Dessa forma, ele certamente estará mais próximo do momento da compra.

Todas as estratégias de segmentação de clientes funcionam em momentos diferentes, seja em seu planejamento de marketing ou até mesmo no seu negócio. 

Agora que você já sabe da importância dessa prática, que tal aplicá-la em suas estratégias de forma eficaz? Fale com a gente clicando no banner e conheça nossas soluções! Estamos prontos para conversar e te ajudar a impactar seus clientes na hora certa. 🚀

(Visited 428 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Tags:, , Última modificação: 3 de março de 2022
Fechar