Existe um conceito extremamente importante para qualquer ação de email marketing: o ROI. Mas afinal, o que é isso? Hoje nós vamos explicar o que significa esta sigla tão usada e de que forma o acompanhamento do seu ROI pode ajudar a definir as metas e objetivos de suas campanhas de email marketing.
Do inglês, Return On Investment, o ROI, pode ser definido como a taxa de lucro obtido a partir de uma campanha de email marketing, sendo esse o lucro líquido, ou seja, o que você de fato ganhou ao investir na produção e envio das suas campanhas de email marketing.
Como toda ação de marketing, o email marketing requer planejamento. Ao pensar em uma ação promocional, o seu interesse, seja ele comercial ou institucional, é fazer com que as pessoas conheçam sua marca não é verdade? Logo, podemos pensar que a melhor forma de fazer isso seria fazendo com que o maior número de pessoas possível recebesse suas mensagens, certo? Não, errado! O principal ponto a ser pensado é que você tem que fazer seus conteúdos chegarem a quem realmente tem interesse e que esses conteúdos, de alguma forma sejam exclusivos.
De nada adianta ter uma cultura baseada somente no número de disparos. Acreditar que por enviar muitas mensagens as suas campanhas estão alcançando o resultado desejado é um grande equívoco. É preciso ter uma mentalidade voltada para a inteligência da informação, de modo que suas ações sejam sustentadas no comportamento dos usuários frente suas mensagens. Todo o pensamento de uma campanha por email precisa ser baseado na resposta que ela provocará nos receptores.
Parece óbvio que as empresas precisem se preocupar em medir o ROI, afinal estamos falando do dinheiro investido, mas curiosamente, muitas vezes não é isso que acontece. Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Portal Mundo Marketing em parceria com a TNS Research International, no Brasil cerca de 53% das empresas que atuam no ambiente digital ainda não estão preocupadas em medir suas taxas de retorno. Segundo o estudo, os principais fatores que dificultam a mensuração desse valor, e os tornam desinteressantes para as empresas são: 20% alegam que existem políticas internas que dificultam a implementação desta prática, 14% das empresas não tem um profissional capacitado ou domínio técnico para isto, 11% alegam dificuldade em monitorar as ações e obter relatórios eficientes.
Para que você consiga compreender o impacto de suas campanhas de email marketing, é importante que sua ferramenta de disparo se preocupe em observar o comportamento dos usuários e ofereça a você relatórios completos que deixem claras as percepções que os usuários estão tendo em relação às campanhas. Estas informações podem ser obtidas a partir do cruzamento de informações que lhe trarão as respostas sobre seu público. É preciso que as ferramentas de disparo ofereçam a oportunidade de você mesmo analisar os níveis de interação que suas peças produzem com os usuários, para assim apontar as possíveis falhas, sugerir mudanças e melhorias, fazendo com que você tenha informações relevantes para o redirecionamento ou fortalecimento de suas futuras campanhas.
Como calcular o ROI do email marketing?
ROI = Lucro Líquido
Investimento
O resultado deve ser a comparação do investimento total em relação ao lucro obtido após o desconto de todos os custos e despesas de uma operação específica
Vamos a um exemplo prático:
A Empresa “INFORMAÇÕES DE MERCADO LTDA” oferece relatórios setoriais em PDF que podem ser baixados pelos clientes, diretamente pelo site, após o pagamento. O custo de cada relatório é de R$ 5.000,00. Para enviar uma determinada campanha por email marketing a empresa investiu R$ 1.000,00. Como retorno a essa ação eles conseguiram vender 15 relatórios. Considerando que a INFORMAÇÕES DE MERCADO LTDA utiliza o método de tributação “Lucro Presumido”, com um total de impostos pagos sobre o investimento de 14% e que gasta ao todo R$ 48.000,00 por mês, somando gastos com funcionários, despesas operacionais e além desses R$48.000,00, a manutenção do software de pesquisa tem um custo de R$2.500,00, qual seria o ROI para esta campanha de email marketing?
Receita Bruta |
R$ 75.000,00 |
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(-) Impostos |
-R$ 10.500,00 |
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Receita líquida |
R$ 64.500,00 |
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Despesas Operacionais |
-R$ 48.000,00 |
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Despesa com o Software de pesquisa |
-R$ 2.500,00 |
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Desp “Invest. com Email Marketing” |
-R$ 1.000,00 |
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Lucro Líquido |
R$ 13.000,00 |
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Cálculo do ROI da ação de email marketing | ||||||||
ROI = |
Lucro Líquido |
= |
R$ 13.000,00 |
= |
13 | |||
Investimento |
R$ 1.000,00 |
Ou seja, o retorno desta ação foi 13 vezes maior do que o investimento com a campanha.
Lembrando que para o cálculo do ROI todo o investimento precisa ser considerado, desde a concepção da idéia até a chegada de sua campanha na caixa de email dos usuários, é preciso contabilizar os gastos com equipe e serviços. A constatação das métricas pode servir como um termômetro para análise de suas ações de acordo com o segmento de público a que estão sendo destinadas.
Uma análise detalhada das métricas pode ser alinhada com o gerenciamento de suas ações, tornando visíveis os ajustes necessários para que não exista nenhuma falha em sua estratégia de comunicação. Sendo assim , certamente você poderá contar com o aumento de seu ROI.
Por Bárbara Gengo