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Os 10 motivos mais “estranhos” para atrair consumidores na internet

Diversos estudos já foram realizados nesta área e constataram que, por exemplo, determinadas cores despertam o apetite das pessoas. Desta vez, uma pesquisa realizada pelo GetElastic listou 10 fatores, no mínimo curiosos, que podem atrair a atenção dos usuários de internet e influenciar na decisão da compra de um produto.

Todos sabem que ao pensar em uma campanha de marketing digital, as empresas levam em conta diversos fatores que de alguma forma atraem os consumidores. Diversos estudos já foram realizados nesta área e constataram que, por exemplo, determinadas cores despertam o apetite das pessoas. Desta vez, uma pesquisa realizada pelo GetElastic listou 10 fatores, no mínimo curiosos, que podem atrair a atenção dos usuários de internet e influenciar na decisão da compra de um produto.

1. O tamanho do botão “comprar” – Mesmo parecendo um conceito ultrapassado, muitas lojas continuam garantindo suas vendas com botões grandes, com letras e cores atraentes, que fazem com que os consumidores não parem para pensar na compra, simplesmente,  quando vão ver, já clicaram no botão!
2. Letras Maiúsculas: A velha tática se “Escrever As Primeiras Letras Das Palavras Em Letra Maiúscula” chegam a gerar um resultado de até 80% de aumento na taxa de cliques e abertura de um anúncio.
3. Chamada de descontos: A estratégia de divulgar “Descontos de até 70%” sempre aumenta as vendas de um site. As pessoas não interpretam a informação da forma correta, ao bater os olhos em uma chamada como esta, somente o número final, no caso, o máximo de desconto de uma campanha, fica registrado em suas mentes e elas entendem que TUDO estará com desconto de 70% e antes de compararem preços e pesquisarem oportunidades, já estão comprando e satisfeitas com o desconto!
4. Oferecer Frete Grátis: Segundo a pesquisa, os consumidores preferem ter não pagar por um frete que custaria US$6,99, do que ter US$10,00 de desconto em um produto. Acreditem, é verdade!
5. Velocidade da página: Os usuários não têm tempo a perder! A maioria não espera mais do que alguns segundos para que uma página seja carregada, e não pensa duas vezes antes de abandoná-la. Isso pode gerar impactos no comportamento futuro desses usuários. Se a pessoa entra na sua página uma vez, duas, três vezes em uma página e ela demora a carregar, dificilmente ela voltará uma quarta vez.
6.  Olhar do consumidor: As imagens devem direcionar o olhar do consumidor para os produtos de destaque. É como diz o ditado: “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”!
7. Tempo verbal: Para despertar o desejo de compra das pessoas nunca use verbos no futuro. As pessoas pensam no agora. Insista no presente, no que está acontecendo! Por exemplo, a frase “O uso de biodiesel diminuirá índice de monóxido de carbono na atmosfera” não é tão impactante como “Usar biodiesel diminui o índice de monóxido de carbono na atmosfera”.
8. Campus de formulário: Os usuários têm a tendência de preencher os campos de formulários sem antes lerem o que cada um significa. Uma maneira simples de resolver este problema é colocar rótulos dentro de cada campo, de maneira que no momento em que a pessoa começar a digitar este rótulo desapareça.
9. Localização dos cupons de descontos: Estes cupons não podem ser colocados à vista de todos. Ao mostrar esta área somente para quem realmente possui esse cupom você evita que os usuários pesquisem e comparem seus preços com os dos concorrentes.
10. Botão de Spam: Para diminuir o risco de ser denunciado como Spammer simplesmente porque o usuário não está interessado no seu conteúdo, ao enviar emails para pessoas que realmente manifestaram o desejo de receber suas mensagens em algum momento, exiba claramente o link para o opt-out, e o mais importante: garanta o funcionamento deste link. Afinal se a pessoa não quer mais receber seus emails ela precisa ser respeitada.
Fonte: E-commerce Brasil
Por Bárbara Gengo

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Última modificação: 3 de novembro de 2020
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