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Qual tipo de e-mail marketing tem mais a ver com o seu negócio?

Quando falamos de e-mail marketing, logo vem a cabeça a oportunidade de fazer uma propaganda direcionado ao público da internet que as empresas enviam com o objetivo de aumentar suas vendas, mas essa é só uma das consequências que esse tipo de comunicação pode trazer aos remetentes.

Quando falamos de e-mail marketing, logo vem a cabeça a oportunidade de fazer uma propaganda direcionado ao público da internet que as empresas enviam com o objetivo de aumentar suas vendas, mas essa é só uma das consequências que esse tipo de comunicação pode trazer aos remetentes. O e-mail marketing, antes de tudo, é uma forma de entregar informação.
Por meio do e-mail marketing é possível abrir um canal efetivo de comunicação entre empresas e clientes para gerar identificação e criar relacionamentos.
Existem diversos tipos de e-mail marketing, por isso, para conquistar clientes e provocar engajamento, ou seja, interação com suas campanhas, as empresas podem escolher o caminho que mais se adéqua ao seu perfil de negócio. Hoje, vamos destacar os três principais tipos
1. Comerciais:
Esse tipo de e-mail é geralmente voltado ao comércio eletrônico ou clubes de compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no seu e-mail, os usuários já tomem conhecimento de suas ofertas. É uma forma rápida de fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos, muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com uma ou mais promoções em destaque, e sem seguida veja as demais se alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, você consegue apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de atingir o interesse desse potencial consumidor.
2. Newsletters: 
As newsletters são e-mails informativos que têm como objetivo principal aproximar os usuários de sua marca, criando um relacionamento com seus clientes. Por isso, os e-mails desse tipo devem oferecer informações relevantes ao seu público alvo. As mensagens precisam ter conteúdos de qualidade que gerem interesse fazendo com que cliquem na peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma interligados.
3. E-mail de serviço ou transacional
Diferente do e-mail marketing comercial, que é projetado para atingir diversos usuários com um mesmo perfil de uma única vez, o e-mail transacional não é feito em massa. É uma peça de comunicação exclusiva, criada especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa.Um e-mail marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Muito utilizado em sites de comércio eletrônico, este tipo de email confirma às ações que os usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os destinatários.
Os e-mails transacionais são e-mails enviados quando ele faz o cadastro em um site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo podem ser baseados em um abandono de carrinho quando, através de um sistema de monitoramento a empresa pega os dados de navegação desse pode lhe encaminhar um e-mail com ofertas exclusivas relacionadas aos produtos que ele estava procurando ou até mesmo comprando e que por algum motivo acabou desistindo. Uma dica para os sites de e-commerce é utilizar essas informações para segmentar o público alvo e criar e-mails com ofertas personalizadas, com descontos especiais por exemplo.
Ao optar por um tipo de e-mail, o importante é ter em mente se o tipo escolhido atende aos seus objetivos de comunicação. Além disso, é preciso aproveitar essa diversidade e as possibilidades que a internet oferece.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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