Escrito por 16:30 Black Friday

Por que é importante acompanhar o comportamento do seu cliente antes da Black Friday?

Geralmente os lojistas aproveitam a Black Friday para esvaziar os estoques e abrir espaço para as novidades para o Natal. No entanto, são tantas lojas enviando ofertas ao mesmo tempo que o consumidor acaba repudiando e criando aversão até por marcas que antes tinha algum tipo de sinergia.

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Por isso é importante que suas comunicações agreguem valor ao consumidor e se destaquem dos concorrentes. Muitos casos de report spam acontecem durante as datas comemorativas em que as empresas abusam do envio de e-mail marketing para a base completa sem nenhum tipo de segmentação.

A dica para criar ofertas relevantes para o seu público é a personalização. Transformar o comportamento do cliente em dados para segmentação e customização.

Assim como as lojas, o consumidor também se planeja para a Black Friday e, com muita antecedência, pesquisa os produtos que pretende comprar, estuda os preços e fica de olho na concorrência para ver quem vai oferecer as melhores vantagens na Black Friday.

Sabendo desse costume do consumidor, tem alguns recursos básicos de conversão que o lojista pode utilizar durante a Black Friday e potencializar suas vendas. Confira abaixo:

*REMARKETING BLAST

Com esse recurso, o lojista consegue programar um envio para toda a sua base com uma oferta padrão e personalizar outros campos do e-mail com itens de acordo com o comportamento de cada um dos clientes da sua base opt-in. Durante a Black Friday, o segredo é usar a oferta com maior apelo comercial como chamariz, como algum produto com 80% de desconto por exemplo, e em paralelo mostrar as ofertas de interesse do cliente com os descontos correspondentes.

ABANDONO DE CARRINHO

Se o cliente abandonou um item no carrinho do seu e-commerce é porque ele tem interesse no produto, mas por algum motivo decidiu não finalizar a venda. Um desconto ou alguma vantagem, pode ser o motivador final para que ele finalize a compra.

ABANDONO DE NAVEGAÇÃO

A partir do momento que você consegue identificar quais clientes navegaram em quais produtos, é possível pressupor que ele se interessa pelo item navegado e que um bom desconto, como a Black Friday, é o incentivo final para finalizar a compra.

AVISE-ME

Muitas vezes o cliente procura por um produto que não está disponível no seu estoque no momento. Com esse gatilho você avisa o cliente que o item chegou e ainda avisa sobre o desconto da Black Friday, dois motivos para finalizar a compra e converter mais.

QUEM VIU, VIU TAMBÉM

Esse recurso trabalha com algoritmos de recomendação, ou seja, automaticamente a plataforma de envios identifica um padrão de compras baseado no perfil dos clientes, e faz recomendações de ofertas com maior probabilidade de conversão.

REDUÇÃO DE PREÇOS E SIMILARES

Com esse gatilho você programa envios automáticos, assim que você altera o valor no seu XML e impacta todos os clientes que já navegaram nos produtos ou em algum da mesma categoria.

*TENDÊNCIAS

É importante saber quando um produto do seu estoque está aumentando a sua busca e venda, isso pode caracterizar uma tendência de mercado e, se você utilizar esse recurso, automaticamente a plataforma de envio faz sugestões para seus clientes ou os itens que estão com uma curva crescente de conversão. Durante a Black Friday é possível programar envios para os clientes com os itens mais vendidos durante o dia ou os mais buscados na última semana.

*ALTERNATIVOS

Na Black Friday as pessoas já se programam para fazer as compras o quanto antes, pois sabem que os estoques são limitados. Em lojas físicas, muitas vezes vemos filas em frente, antes mesmo da abertura do estabelecimento. Sabendo disso, é importante criar estratégias para oferecer produtos similares quando o item buscado não está mais disponível. Esse é o objetivo desse gatilho, onde automaticamente a plataforma identifica o problema e já faz o envio da nova oferta para o cliente.

*DECIDIDOS

Esse gatilho identifica automaticamente, os clientes que navegaram mais de uma vez em um mesmo produto e envia uma oferta personalizada para eles, aumentando as chances de conversão.

*INDECISOS

Parecido com o gatilho anterior, aqui a plataforma identifica os clientes que navegaram mais de uma vez em vários produtos de uma mesma categoria. Nesse caso você pode aproveitar a Black Friday para avisar qual deles está com a melhor oferta.

*BUSCA

Por meio dos Algoritmos de Recomendação que algumas plataformas de e-mail têm, é possível criar comunicações com ofertas de produtos comprados por pessoas que procuraram o mesmo termo que o usuário na loja virtual. Na Black Friday, ao oferecer produtos que podem ser do interesse do cliente, pode incentivar uma compra que o cliente nem imaginava que queria.

LISTA DE DESEJO

Este é um dos melhores recursos para conversão, afinal o cliente já te disse quais os produtos que ele mais se interessa, se você não se esquecer dele durante a Black Friday, ele com certeza não se esquecerá de você.

*RECORRÊNCIA

Muitos produtos têm características de uso recorrente, como produtos de beleza, por exemplo. Com este recurso você pode incentivar que o seu cliente aproveite as ofertas matadores da Black Friday e compre grandes quantidades do item que ele já costuma comprar e faça estoque do produto.

CROSS SELL E UP-SELL

Muitas vezes o cliente está querendo um item complementar para algo que ele comprou recentemente ou até mesmo trocar pelo modelo mais avançado algo que comprou há um pouco mais de tempo, mas por questões de preço, ele opta por não comprar. Incentive-o a aproveitar a Black Friday e ofereça os produtos com descontos agressivos.

Claro que todos esses gatilhos são catalisadores para sua conversão, no entanto, é se você utilizar todos os recursos com toda a sua base, existe um grande risco que você seja caracterizado como spammer, uma vez que a quantidade de e-mails que você envia aumentará muito de um dia para o outro, além de que muitos clientes podem reclamar.

Faça a tarefa de casa e escolha os melhores gatilhos para cada um dos seus clientes. Ou seja, se for um cliente que não navega há muito tempo no seu site, utilize os gatilhos que utilizam Algoritmos de Recomendação, porém, se você já tem as informações do comportamento, o melhor é utilizar os recursos que te permitem a personalização, ainda se for um cliente que efetue alguma compra recentemente, por que não focar em cross sell ou up-sell?

Por isso, nossa melhor dica é: comece já a sua estratégia para a Black Friday!

 

*Estes recursos estão disponíveis apenas na plataforma All iN Marketing Cloud

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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