O que você precisa saber para montar sua estratégia de Social - All iN

O que você precisa saber para montar sua estratégia de Social

Na hora de abrir um negócio, o empreendedor percorre um longo caminho até a primeira compra do cliente. Depois de pensar no mercado de atuação, criar uma loja virtual, organizar o estoque de produtos e definir a logística de entrega, chega a hora do Marketing Digital. É aqui que surge a pergunta mais comum: qual o melhor jeito de contar ao mundo que meu negócio existe? Como atrair consumidores em potencial e aumentar a credibilidade da minha marca?

A “solução”, que virou quase uma receita de bolo, está na ponta da língua da maioria dos empreendedores: preciso criar facebook, twitter, instagram, youtube, pinterest, blog, tumblr, linkedin, whatsapp e tudo mais que o mundo das redes sociais oferecer para divulgar a sua empresa.

Mas essa é mesmo a melhor saída? Na verdade, não. O erro da maioria dos profissionais que estão investindo na abertura de um novo negócio ou até mesmo, estão tentando se adequar ao novo mundo on-line, é achar que ter perfis em todas as redes sociais é a melhor opção.

Ao decidir quais canais usar, é bom pensar no mercado de atuação. Afinal, você precisa conhecer onde seu cliente está, como ele se comunica, seus horários preferidos e redes sociais mais usadas. Empresas voltadas para o B2B, por exemplo, devem saber aproveitar as vantagens que o LinkedIn oferece, como uma segmentação detalhada dos profissionais de cada empresa de acordo com o público-alvo desejado. Isso não quer dizer, no entanto, que mídias como o Facebook devam ser descartadas, afinal são mais de 99 milhões de usuários ativos e tem oferecido soluções cada vez mais amplas para anunciantes, como a criação de formulários para captura de leads e segmentação por renda mensal e cargo.

Um outro detalhe importante na hora de decidir onde criar seus perfis é saber qual será a frequência de postagem. Não adianta ter uma conta no Youtube e postar uma vez por ano ou ter Facebook ou Instagram e deixar a página sem publicações por semanas

Se seu objetivo é melhorar seu posicionamento e consequentemente, converter acessos em compras, é preciso se comunicar com seu cliente constantemente, informando-o não só dos benefícios do seu produto, mas sobre inovações e tendências do mercado. A empresa precisa criar uma rotina diária para planejar postagens durante a semana e monitorar possíveis interações do público, levando sempre em consideração as limitações e oportunidades oferecidas por cada rede social.

Outro ponto importante é que quanto mais perfis você tem, mais canais de contato o cliente tem com a sua empresa. Ou seja, se você criar oito perfis em redes diferentes, significa que você deu a ele mais oito opções além do e-mail e telefone para que entre em contato com sua empresa. Por isso, esteja pronto para respondê-lo em qualquer lugar e o mais rápido possível. A prova da importância disso é o selo de resposta que foi criado recentemente pelo Facebook. Empresas que respondem rapidamente seu cliente ganham um selo verde na página indicando sua eficiência na comunicação.

Não encare a estratégia de Marketing Digital como uma receita de bolo. É sim muito importante acompanhar a concorrência e melhores práticas do mercado, mas não assuma que os métodos que dão certo para eles, funcionará com a mesma eficiência para você. Uma importante característica do mundo online é que você tem a facilidade e rapidez necessários para testar vários opções e descobrir o que melhor performa para o seu negócio, além de permitir que você conheça o seu público, afinal, é ele que vai te dizer onde, como e quando, ele quer se comunicar com você.

Por Mayara Azevêdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *