Escrito por 20:52 Marketing Cloud

O funil de compra no e-mail marketing

Você sabe o que é Funil de Compra?

Se você tem ou trabalha com e-commerce, precisa entender o conceito de Funil de Compra que, basicamente, é a relação entre as pessoas impactadas pelas suas campanhas X as que se interessam pelo seu produto X conversões.

O conceito é conhecido como Funil de Compra, pois quando comparamos os números, o gráfico que se forma é parecido com um funil, conforme exemplo abaixo:

Pronto! Agora que você está familiarizado com o assunto, vamos explicar como funciona o Funil de Compra do E-mail Marketing. Um pouco mais complexo que o da loja virtual, ele envolve as 5 principais métricas de e-mail marketing: quantidade de e-mails Enviados; Entregues; Abertos; Cliques; e Conversão.

Abaixo, um exemplo de como ficaria o Funil de Compra do E-mail Marketing e como otimizar sua estratégia focando em cada uma das métricas.

E-mails enviados

A primeira coisa que você precisa pensar quando faz sua estratégia de E-mail Marketing é a quantidade de mensagens que você vai enviar em cada disparo. Por isso o Funil de Compra do E-mail Marketing começa por aí.

Quanto maior a sua base de clientes ativos, maior o número de Enviados. No entanto, tem que ter muito cuidado com esse crescimento exagerado e impensado, pois isso pode afetar a reputação do seu IP, prejudicando a sua entregabilidade e até te colocar em listas de Spammers.

Se você trabalha com segmentação, esse risco cai, pois você enviará conteúdo de qualidade e personalizado de acordo com os interesses e perfis dos seus clientes.

De qualquer maneira, sugerimos que  você dê uma olhada na nossa matéria sobre boas práticas para oaumento de base de e-mails, formas de captação de base de e-mails e frequência de disparo.

E-mails entregues

Essa é a métrica mais básica do funil, você não pode perder pessoas nessa etapa! Esse número significa a quantidade de e-mails entregues pelo seu servidor. E, para ter bons resultados, não tem segredo, faça todas as configurações de SPF, DKIM e NS no seu domínio e evite as Blacklists!

Não sabe fazer as configurações citadas acima? Clique aqui e nós te ajudamos.

Taxa de abertura

Como melhorar minha taxa de abertura no e-mail? Essa é uma das maiores preocupações de quem trabalha com e-mail marketing e está relacionada a fatores como Entregabilidade, assunto e frequência.

Se a reputação do Sender IP estiver boa, provavelmente suas mensagens serão entregues na caixa de entrada dos seus clientes e, consequentemente, sua taxa de abertura será maior.

Mas de nada adianta estar na caixa de entrada do seu cliente, se o seu assunto não for atrativo ou se você lotar ele de mensagem. Por isso, sempre sugerimos Testes A/B de assuntos de e-mails, de horários e dias da semana. Veja nosso tutorial de como fazer Testes A/B: https://vimeo.com/73413410
Taxa de Cliques

Um dos principais objetivos de quem cria um e-mail marketing é fazer o cliente clicar na peça e ser direcionado para o site. Isso é medido pela Taxa de Cliques que está diretamente relacionada às boas práticas na hora de montar o HMTL (respeitar a proporção entre texto e imagens, colocar ALT nas imagens e etc.), escolher bem as cores, diagramação e trabalhar os calls to action.

Nessa hora, também sugerimos fazer testes A/B para ver como os seus clientes se comportam com cada tipo de comunicação. Mude cores de botões; divulgue preços grandes ou esconda os preços; use selos de promoção ou faça apenas um conteúdo informativo. As opções são infinitas! Em e-mail, tudo precisa ser testado, pois cada base se comporta de um jeito.

Conversões

Nessa fase a estrutura do seu site é muito importante, pois um site amigável, com uma interface intuitiva e informações claras, ajuda a melhorar a taxa de conversão.

O papel do e-mail marketing na Conversão é levar o cliente até o produto, por isso é muito importante montar HTMLs chamativos, escolher produtos relevantes e fazer ações relacionadas à navegação do usuário, que levem em consideração o que este cliente já comprou e o que ele está procurando.

A Importância do aumento do funil de compra do e-mail

Estude cada etapa do funil do e-mail! Se você aumentar 1% em cada etapa do processo, verá um grande resultado no final. Perca tempo pensando em ações de captação de emails, faça configurações técnicas no servidor, faça títulos criativos e artes legais. E o mais importante, pense SEMPRE primeiro nos usuários, seja estratégico e segmente. O resultado é o seu cliente mais feliz, e seu e-commerce vendendo mais!

Sharing is caring!

(Visited 36 times, 1 visits today)
Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar
shares