Ainda hoje, muitas empresas insistem em enviar spams esperando atingir o maior número de pessoas possível, o que não percebem é que essas pessoas serão atingidas de uma forma negativa e essa prática só irá prejudicar a reputação do domínio de quem envia este tipo de mensagem.
Quando falamos de Spam, temos que ter em mente que estamos nos referindo a uma prática ilegal e desrespeitosa. O Spam é uma forma de comunicação invasiva, que invade as caixas de email dos usuários sem que eles tenham manifestado o interesse de receber aqueles conteúdos.
Empresas que enviam Spam fazem isso indiscriminadamente, ou seja, não se preocupam em verificar se as pessoas que estão recebendo aquela mensagem têm características que os tornariam clientes em potencial. Este tipo de atitude, ao invés aumentar o público com interesse em seus produtos, acaba gerando um efeito extremamente negativo. Ao enviar Spam, os remetentes têm sua imagem prejudicada perante os provedores de email que passam a reconhecê-lo como spammer, assim começam a direcionar todas suas mensagens para a caixa de Spam. Em casos mais severos, quando os usuários conseguem provar que não pediram para receber aqueles emails, este remetente pode entrar em uma Blacklist e assim perder sua credibilidade e o direito de enviar mensagens diretas aos usuários dos principais clientes de email.
Ao enviar Spam, além de ter sua taxa de entrega prejudicada, a empresa acaba desagradando seu próprio público alvo. Ninguém gosta de ver sua caixa de email cheia de mensagens que não interessam, não é verdade? Com isso, os usuários acabam associando a imagem dessa empresa ao desrespeito e ao desconforto causados pelo Spam!
Por isso, se você quer mesmo aproveitar a internet para se comunicar com o público, a melhor maneira é investir no email marketing e na segmentação de bases. Ao enviar conteúdos relacionados aos interesses específicos de pessoas que realmente solicitaram suas mensagens, você conseguirá criar um relacionamento baseado em confiança e credibilidade, o que aumentará suas chances de sucesso!
Por Bárbara Gengo, Analista da Comunicação da All In