Escrito por 09:11 Imprensa

Hotmail adota política mais rigorosa no combate ao Spam!

Toda empresa que deseja enviar emails com o objetivo de atingir e impactar positivamente os usuários de internet precisa estar preocupada com a qualidade e com a autenticidade das mensagens que envia.

Toda empresa que deseja enviar emails com o objetivo de atingir e impactar positivamente os usuários de internet precisa estar preocupada com a qualidade e com a autenticidade das mensagens que envia. A preocupação com a reputação dos remetentes se torna cada vez mais necessária. Antigamente esta avaliação de reputação era feita de maneira manual, ou seja, somente com base nas repostas dos usuários. Quando muitos usuários enviavam as mensagens de um determinado remetente para a caixa de Spam, este era classificado como Spammer.  Porém, essa avaliação não era precisa, já que muitos remetentes conseguiam burlar as estatísticas, mascarando os reais resultados a fim de favorecer seus domínios.
Em busca de uma análise mais contundente, a Microsoft criou o Painel SRD. O painel é composto por um grupo de usuários que são convidados pela própria Microsoft para colaborarem e ajudarem  no processo de monitoramento e classificação da reputação das empresas que enviam email em massa. Esses usuários são escolhidos de acordo com o tempo e tipo de atuação em suas contas de email. Geralmente, os usuários mais antigos e com alta atividade são convidados para fazer parte desse grupo que repassa ao provedor as percepções que estão tendo das mensagens que vem recebendo, ou seja, as classificam como spam ou reconhecem remetentes idôneos. A identidade destes usuários que fazem parte do painel é mantida em sigilo, de tal modo que nem os remetentes diretos, nem as empresas responsáveis pelos disparos conseguem saber se quer quantos usuários deste tipo existem em suas listas. Esse número só é revelado para empresas que estão em processo de certificação.


Algumas dicas para diminuir a classificação de suas mensagens como Spam e minimizar os problemas com SRD são: enviar seus emails somente para usuários que de fato interagiram com suas mensagens nos últimos 5 meses, deixar o link de opt-out em local de fácil visualização e reduzir os volumes de envio, tanto diário quanto semanal.
Com o crescente número de empresas enviando mensagens comerciais, os principais provedores de email estão adotando políticas cada vez mais rigorosas quanto ao tipo de mensagem que chegam na caixa de entrada de seus assinantes. Um exemplo disso é a nova cartilha que o Hotmail vem adotando. Antes os Ips responsáveis pelo envio dos emails eram analisados individualmente, mas para combater os constates “ataques” de Spammers que enchem a caixa de entrada dos usuários com mensagens não solicitadas, a análise da reputação que o Hotmail vem fazendo está sendo a partir da soma de todos os Ips utilizados por um determinado remetente.
Além disso, antes da instauração das novas regras, quando um IP apresentava apenas um problema, sendo ele de complaint, bounced, spamtrap ou SRD, existia uma certa tolerância, agora isso acabou. Os remetentes precisam manter todos os itens em estado de excelência. Se apresentarem algum dos problemas acima o processo de certificação dos domínios já pode ficar comprometido. Isso porque todos os dados obtidos a partir da análise do painel SRD são avaliados pelo Programa de Certificação da Return Path.
A Certificação Return Path utiliza dados de emails dos proprietários da rede de reputação em conjunto com os dados enviados pelo MSN, Hotmail, SenderBase, IronPort, e blacklists públicas para avaliar e assegurar a conformidade dos procedimentos dos remetentes com os requisitos. Quando um remetente ultrapassa os limites de reclamações impostos pelo programa ele pode ter seus Ips suspensos ou até mesmo, no caso dos que já estão certificados, o remetente poderá perder sua certificação.
Outra resolução impactante do Hotmail é que agora os endereços spamtraps não são mais emails inválidos. Agora eles estão utilizando contas inativas a muito tempo e transformando essas contas em spamtrap enquanto elas ainda estão ativas, o que faz que mesmo os spamtraps gerem aberturas.
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
Leia também: http://br.returnpath.net/index.php/blog/article/reputacaeo_do_painel_de_dados_do_hotmail

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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