Precisando de dicas para entender melhor o marketing turístico? Entenda o conceito e quais as melhores estratégias para aplicar no setor. 😉
Mesmo em meio a pandemia, o turismo brasileiro continuou registrando crescimento. Segundo dados da FecomercioSP de 2021, o aumento foi de 47,5% em relação ao mesmo período de 2019. Isso mostra que, apesar do momento ser delicado para o setor, ainda há um respiro e movimentações possíveis para voltar a aquecer esse mercado,
Uma das possibilidades para voltar a movimentar o setor do turismo é investir em marketing turístico, porque, mesmo que as viagens ainda estejam voltando a passos lentos com a flexibilização do isolamento, já é possível voltar a trabalhar essa base para roteiros futuros.
Mas você sabe como trabalhar nesse setor com propriedade passando credibilidade e segurança aos viajantes? Vem com a gente para entender melhor sobre o marketing turístico! 😎
Mas, o que é marketing turístico?
O princípio básico do marketing turístico é entender o setor e suas particularidades, como, por exemplo, os protocolos de segurança exigidos por conta da pandemia do coronavírus.
O turismo é um setor enorme, conta com vários pilares e trabalha diretamente com os anseios, desejos e sonhos do consumidor, por isso, é preciso ter sensibilidade e autoridade para falar sobre o assunto.
O marketing turístico nasceu a partir dessa necessidade de credibilidade no setor, já que é preciso construir uma reputação para conseguir trabalhar nesse mercado, afinal, ninguém vai comprar um roteiro com hospedagem de uma empresa que não transmita segurança, né?? Você compraria? 🤔
Por isso, para trabalhar com esse tipo de marketing, é preciso estruturar uma estratégia completa e um planejamento bem embasado, contemplando os pilares de autoridade, reconhecimento de marca, reputação, branding, awareness, para depois partir para outras métricas como engajamento e conversão.
Nesse sentido, trabalhar no setor é mexer diretamente com a segurança, conforto, metas e sonhos dos consumidores, o que também exige uma equipe especializada no assunto, logística milimetricamente calculada e muita atenção aos detalhes.
Reflita sobre as suas experiências de viagem e hospedagem e pense em quais foram os seus decisores para escolher determinada empresa para realizar essa jornada com você. Provavelmente, você foi muito além de preço, certo? Quem quer viajar, quer um pacote de experiências, o que vai muito além de uma simples passagem, pense nisso!
Como criar uma estratégia de marketing turístico?
Pensando nesse “pacote de experiências”, é preciso estruturar o que você pode oferecer ao consumidor desde o início da sua jornada.
A conversão é uma das etapas desse processo – que não é a etapa final, já que ele ainda viajará com você -, então é preciso criar um planejamento estratégico que contemple todas as fases desse processo de conhecimento, aquisição e execução, e você sabe por onde começar? Pelo marketing turístico, é claro!
Dá uma olhada nessas dicas que separamos para te ajudar a estruturar suas estratégias de marketing turístico:
Conheça sua persona
Os brasileiros amam viajar, não à toa, mais de 40% da população está poupando para viajar nos próximos 6 meses, então já está mais do que na hora de você conhecer quem é esse público e desenhar sua persona para criar um bom marketing turístico.
Nesse momento, é hora de você mapear o perfil dos viajantes, alguns possíveis são:
- explorador que topa qualquer roteiro: com esse perfil, você pode trabalhar as particularidades históricas e curiosidades do roteiro, por exemplo.
- os que viajam a trabalho: aqui, é preciso pensar que ele pode ter pouco tempo para conhecer o roteiro, então você pode focar na hospedagem, praticidade de locomoção e boa internet, né?
- os que têm sonhos de conhecer determinado país: para o público sonhador, pode ser interessante trabalhar o emocional, mostrando paisagens exuberantes e as muitas possibilidades que o roteiro oferece.
- os que viajam para rever amigos e familiares: para esse público, o roteiro não é tão importante, já que eles vão viajar por uma questão emocional, então você pode focar em novas perspectivas do local, como “x coisas que você precisa conhecer”, conteúdos que mostrem que ele pode matar as saudades, mas também aproveitar o local.
Muita gente gosta de viajar, mas nem todos têm condições financeiras, de saúde ou tempo para fazê-lo, então é preciso investigar a fundo o perfil do seu público para desenhar a sua persona detalhadamente.
Aliás, na hora de estruturar a sua persona, não esqueça de entender qual momento de compra ela está: ela viaja impulsivamente? Se planeja com 6 meses de antecedência? O plano é a longo prazo? Todas essas variáveis precisam constar em sua estrutura para que as suas estratégias de marketing turístico sejam direcionadas às personas certas e na hora certa.
Crie um blog com conteúdo de valor
Desde o início do marketing turístico, os blogs sempre foram importantes aliados na hora de escolher companhias, roteiros e hospedagens e continuam sendo! Por isso, invista no canal como uma ferramenta para mostrar o que têm de melhor: roteiro, curiosidades, hospedagens, belezas naturais e mostrar que a sua empresa é autoridade no assunto.
O blog é fundamental para gerar conteúdo de valor e se aproximar da sua audiência e, se você o faz, quando o usuário estiver no processo de decisão de compra, ele lembrará de você e o quanto você o ajudou desde o início da sua busca.
Joga tudo nas redes!
As redes sociais também se tornaram importantes aliadas do marketing turístico, afinal, nelas é possível compartilhar, imagens, textos e vídeos sobre os seus roteiros, tornando a experiência mais palpável para o usuário.
Capriche no conteúdo visual e estabeleça uma relação com a sua audiência, trazendo-os para perto de você e trabalhando no engajamento dessa base.
Outra possibilidade para as redes sociais, é trabalhar com o marketing de influência – que tem movimentado o mercado. Através dele, você pode fazer parcerias com influenciadores do turismo ou de outros nichos para endossar a sua credibilidade, ampliar sua mensagem e se aproximar do seu público e do público do influenciador.
Pense nisso, as possibilidades são muitas e podem ser extremamente efetivas, desde que bem estruturadas.
Invista no e-mail marketing
E-mail marketing? Sim, ele mesmo! Através da ferramenta, é possível criar fluxos de nutrição e até reativar aquela base que está adormecida em seus contatos. Ah, e o e-mail marketing pode ir além de conteúdo promocional, viu? Você pode usá-lo para divulgar os textos do seu blog, conteúdos ricos, dicas e muito mais. Já pensou em investir nessa estratégia dentro do marketing turístico?
Capriche na segmentação
A segmentação é fundamental para atingir as pessoas certas, na hora certa! Por isso é tão importante saber quem é a sua persona, afinal, só assim saberá qual o foco dos seus esforços em cada etapa do funil.
Viajar demanda dinheiro, tempo, disponibilidade e vontade, por isso, é necessário ser estratégico ao realizar a sua segmentação de público. Capriche e aposte em testes A/B para garantir que a sua estratégia está funcionando como deveria.
Mas, e agora como criar uma estratégia de marketing turístico eficiente?
Agora que você já tem a base das estratégias fundamentais para implementar no marketing turístico, é hora de entender quais outras possibilidades você pode aproveitar para criar reputação, credibilidade e engajamento para o seu negócio.
- Marketing de influência: como dissemos, o marketing de influência pode ser um poderoso aliado nessa jornada, fazendo com que a sua marca amplie a mensagem, melhore o reconhecimento de marca, a credibilidade e, principalmente, gere aproximação com o público;
- Storytelling: uma história bem contada faz toda a diferença. Invista em um storytelling consistente, envolva a audiência, estabeleça conexão, trabalhe com emoções e conte a sua história com profundidade e autoridade;
- Experiência: você não vende um pacote de viagem, oferece uma experiência indescritível, inigualável! Esse deve ser o pensamento do marketing turístico: muita gente vende passagem, mas quem oferece uma experiência memorável ao usuário? Foque na experiência!
- SEO: a estratégia também é importante para o marketing turístico, faça um estudo de palavras-chave, inclua-as em seu blog e invista em SEO para ser notado pelos motores de busca e, consequentemente, pelos usuários.
- Responsividade: o mobile só cresce, mais de 50% dos brasileiros acessam a internet pelo celular, então se o seu site não é responsivo, corra para torná-lo e melhorar a experiência do usuário. Lembre-se que a responsividade faz parte da experiência e se o usuário não conseguir ter uma boa experiência nessa fase, ele pode abandonar a sua empresa, antes mesmo de conhecê-la.
- Atenção a reputação: buscar avaliações e recomendações na internet é muito comum em todo o mercado digital, mas no marketing turístico tem um peso maior, afinal, você está lidando com a segurança e integridade física dos usuários. Por isso, inclua comentários e avaliações em seus canais para tranquilizar o público sobre sua reputação e contribuir com a confiança da audiência. Ah, e se tiver comentários negativos, não esqueça de respondê-los com foco na resolução do problema.
Anotou tudo aí? Com essas dicas, você está pronto para começar a estruturar sua estratégia de marketing turístico. Quais você considera os principais desafios e vantagens da implementação do marketing turístico? Compartilhe com a gente nos comentários! 😄
E não esqueça, você pode conhecer e se aprofundar em outras estratégias de marketing digital em nosso blog e, claro, contar com a gente para implementar soluções de inteligência estratégica em seu negócio, é só clicar no banner! 😉👇