Escrito por 09:00 Marketing Digital

Marketing inteligente: conheça a estratégia multichannel

Homem utilizando seu tablet enquanto pensa em estratégias de marketing inteligente.

O marketing não é mais o mesmo de poucos anos atrás, e isso que nem estamos falando de comportamento do consumidor. Ao longo dos anos, a transformação digital tomou forma no Brasil, mas, especificamente a partir de 2020, foi expressivamente acelerada.

Durante a pandemia que começou em 2020, o distanciamento social foi decretado e as pessoas não puderam ter acesso a diversos espaços físicos. Com isso, o número de lojas virtuais cresceu 40% no ano e registrou um aumento nas vendas de 68%, quando comparado a 2019. Ou seja, a transformação digital e o marketing inteligente se tornou uma necessidade para as empresas.

A alta no comércio eletrônico no faturamento total do varejo passou  de 5% em 2019 para mais de 10% em alguns meses de 2020, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust.

Pensando nisso, como você pode se destacar no digital e conquistar espaço em um ambiente com tantas empresas, mas também tantas possibilidades? Conheça agora o marketing inteligente multichannel! 😉

O que é o marketing inteligente multichannel?

O multichannel é uma estratégia de marketing inteligente que visa apresentar diversas opções como ponto de contato para o cliente. Ela pode ser aplicada no setor de atendimento ou até mesmo de marketing para otimizar a experiência do cliente com a empresa.

Quando falamos em atendimento, a sua empresa pode ser diversificada nos canais de contato, indo além do telemarketing e optando por outros meios, como formulário no site, e-mail, WhatsApp, redes sociais, atendente virtual ou aplicativo, por exemplo.

Mas também pode ser empregada no marketing, oferecendo aos usuários meios para conhecer os produtos ou até realizar as compras, como o site, aplicativo ou até nas redes sociais. 📱

Optar por uma estratégia dessas tem se tornado comum com a migração em massa para o digital. Isso facilita o contato para as empresas, já que aumenta as possibilidades de alcance e também a resolução de dúvidas, reclamações e, claro, avaliações positivas.

Ilustração mostrando um vendedor e sua consumidora, realizando uma compra e gerando dados para o marketing inteligente.

As estratégias de marketing inteligente aproximam os clientes das empresas, causando uma relação melhor entre eles, o que resulta em maior sucesso do seu negócio!

4 Pilares do marketing inteligente multichannel

  • Visibilidade 

Esse lado do marketing inteligente aumenta a visibilidade da marca, com a empresa oferecendo diversos canais de comunicação e pontos de contato para o cliente, e facilitando o acesso à informação.

  • Mensuração

Você consegue filtrar com mais precisão quais canais são mais utilizados, quais podem demandar ajustes e como é a experiência do usuário em cada um. Com números mais precisos, sua análise será mais certeira e consequentemente, sua estratégia. 

  • Personalização

Um dos grandes benefícios que o marketing inteligente proporciona é a personalização. E trabalhando com mais canais e pontos de contato, é possível personalizar ainda mais a comunicação de cada um, de acordo com a rede. Você pode ter uma comunicação específica para e-mail marketing e outra mais adequada para redes sociais.

  • Otimização 

O resultado são  canais de comunicação mais otimizados e pontos de contato mais humanizados. A possibilidade de trabalhar com vários canais facilita o relacionamento com o público, a mensuração e personalização da sua comunicação..

De olho nas diferenças!

É comum confundir multichannel com outras estratégias do marketing inteligente, como omnichannel e crosschannel, mas é importante entender que os funcionamentos são diferentes. Por isso, vamos listar algumas das principais diferenças para você entender melhor o conceito e usabilidade de cada uma das ideias. Continue com a gente! 👇

Qual a diferença entre multichannel e omnichannel?

A ideia do omnichannel é atender o cliente em diversas frentes, entretanto, essa estrutura é mais complexa. No omnichannel tudo é integrado, ou seja, você tem a possibilidade de unir lojas físicas e online e utilizar de ferramentas para que o cliente seja reconhecido em ambas. Com a ajuda dos dados e uma integração interna, a omnicanalidade se torna um meio mais fácil de fidelizar seu público e garantir que ele terá um relacionamento personalizado com sua marca.

 Pode-se dizer que o omnichannel é uma versão atualizada e mais robusta do multichannel no marketing inteligente, que precisa de um histórico de contatos e atendimentos atualizados, armazenamento de dados em nuvem e acesso em tempo real a todas as informações provenientes de todos os canais.

Qual a diferença para o cross channel?

O cross channel visa uma participação do consumidor em alguns meios diferentes, mas conectados, por exemplo, quando você vai em um hotel ou aeroporto fisicamente e pode fazer o check in por QR code ou online sem pegar fila. Assim, a experiência do consumidor é otimizada. 

A diferença entre cross channel e multichannel é que neste último a venda acontece em mais de um canal. Já no cross channel existe a vantagem de não só ter diversos canais, mas deixar que o consumidor transite entre eles.

No caso do omnichannel, o foco é a integração desses canais, garantindo que o consumidor se sinta em um só lugar, quando na verdade está em todos os canais da marca sem nem perceber essa transição.

Ilustração que mostra o uso de um celular e de um computador, para representar os diferentes pontos de atuação do multicanais e do marketing inteligente.

Existem diversas estratégias de marketing inteligente diferentes, basta encontrar qual que faz mais sentido para o seu negócio no momento!

Por que optar pelo remarketing multichannel da All iN? 

Se você busca uma plataforma que te ajude a trabalhar com remarketing multichannel,a All iN é a solução ideal para o seu negócio.

Com essa funcionalidade você pode ir além com o marketing inteligente e analisar os consumidores que abandonaram a navegação em seu site, por exemplo, e enviar um e-mail marketing personalizado convidando-o para retornar. É a otimização de canais que você precisa com uma solução inteligente e estratégica. Quer saber mais? Assista agora!

Marketing inteligente: cuidados da empresa na estratégia multichannel

Quais são os cuidados e acompanhamentos constantes que a sua empresa precisa ter em uma abordagem do marketing inteligente multichannel? Confira algumas dicas:

  • Análise constante: como toda estratégia no marketing inteligente, é preciso o acompanhamento constante da prática para entender se está funcionando como deveria. Analise regularmente a eficiência da implementação e fique atento a possíveis ajustes de rotas;
  • LGPD: não se esqueça que a sua estratégia precisa atender a Lei Geral de Proteção de Dados. Lembre-se de criar uma política de privacidade clara e de pedir o consentimento dos usuários para atender os requisitos de segurança da informação.
  • Muitos canais: obviamente a estratégia multichannel refere-se a muitos canais, mas é preciso entender quais são as preferências do seu público. É preciso estar nos canais que eles estão: analise a sua persona antes de estabelecer a conexão!
  • Invista em ferramentas: trabalhar com as ferramentas corretas é fundamental para a eficiência do seu planejamento. 

E aí, o que você achou dessa área do marketing inteligente? Já adotou ou pretende implementar em seu negócio? Clique no banner abaixo e conte com a gente para evoluir a sua empresa!

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Tags:, Última modificação: 25 de outubro de 2021
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