mulher apoiada em uma bicicleta

Escrito por 10:49 E-mail Marketing

Marketing integrado com e-mail marketing: veja como

Imagem vetorizada, mostrando pessoas se conectando através de símbolos que representam o mundo virtual

O marketing integrado é a mescla de atividades e estratégias de marketing, e vem se mostrando uma das melhores apostas de uma empresa que busca conquistar clientes e se destacar no mercado.

Para terem sucesso, as ações precisam estar conectadas e funcionarem como uma “engrenagem”. Do contrário, dificilmente irão atuar em prol dos propósitos da organização.

É importante pensar nos resultados e evitar ao máximo desperdiçar recursos, esforços e tempo.

Então, acompanhe nosso artigo e saiba do que se trata o marketing integrado e sua importância em relação às campanhas de e-mail.

Afinal, o que é marketing integrado?

Imagem vetorizada, mostrando uma pessoa saindo de um celular, carregando dispositivos móveis

O marketing integrado proporciona uma experiência satisfatória para o cliente.

O marketing integrado é a sincronização de diversas ferramentas de marketing. Isso se torna cada vez mais importante na medida em que as empresas atuam e se comunicam com os consumidores por diversos canais e que, por sua vez, estão cada vez mais exigentes.

Nesse cenário, todas as estratégias de marketing, sejam elas online ou offline, devem convergir para um objetivo em comum: oferecer uma ótima experiência aos usuários, de forma a conquistá-los e fidelizá-los.

Vamos a um exemplo para ilustrar melhor o conceito: imagine que você comprou um produto em um e-commerce e chega com defeito. Nesse momento, você faz contato pelo atendimento telefônico e fornece todos os dados solicitados.

Com as informações em mãos, o atendente pede que você entre em contato por e-mail, solicitando a troca ou devolução. 

Depois de realizar essa ação, a resposta do atendimento via e-mail é que para ter um código de postagem, é necessário enviar seus dados pessoais, o que já foi solicitado anteriormente por telefone. 

Essa dinâmica não parece nada agradável, não é mesmo? É justamente aí que entra o marketing integrado!

Como colocar o marketing integrado em ação?

Imagem mostrando pessoas discutindo algum assunto em volta de uma mesa de reunião

 Para colocar o marketing integrado em ação, veja nossas dicas a seguir

Sabendo que o marketing integrado é a melhor opção para sua estratégia de marketing, decidimos separar algumas dicas de como colocar em ação essa estratégia:

  • Cultura de integração

Antes de tudo, é preciso que sua empresa já tenha uma cultura voltada à integração dos setores, isso porque quando se for pensar no marketing integrado todos da equipe já estarão familiarizados. Então, busque integrar os sistemas de logística com a gestão empresarial e de clientes, por exemplo.

  • Experiência do consumidor

Depois da empresa estar familiarizada com o marketing integrado, o segundo passo é focar no relacionamento com o cliente, pensando em todos os possíveis pontos de contato. 

Assim, para além do SAC, usar as redes sociais, já que nos dias atuais, elas são as melhores formas de se chegar ao cliente e construir um relacionamento com ele. Por isso, buscar otimizar seus canais de comunicação é uma forma de criar um marketing integrado, focando na experiência do consumidor.

  • Usando a tecnologia

Para pensar em formas de chegar ao seu consumidor e criar um relacionamento, é necessário ter informações sobre ele e, a partir delas, construir estratégias integradas que facilitem a comunicação.

Por isso, use a tecnologia para acessar esses dados e treine sua equipe para usá-los da melhor forma e oferecendo seus serviços da melhor forma.

Importância do marketing integrado em campanhas online e de e-mail marketing

Imagem vetorizada mostrando um laptop com simbolos de marketing ao seu redor e na tela do laptop está escrito e-mail marketing

Campanhas de e-mail marketing podem gerar mais conversões do que as redes sociais.

Segundo estatísticas da Convince and Convert, campanhas de e-mail marketing podem aumentar as vendas em até 138%.

Outros dados interessantes são da consultoria McKinsey,  mostrando que e-mails marketing podem ser 40 vezes mais eficazes na conquista de clientes do que Facebook e Twitter juntos, além de converterem 3 vezes mais do que as redes sociais. Ou seja, investir nessa estratégia de marketing digital pode trazer resultados muito satisfatórios

Porém, para que eles ocorram da melhor forma, é preciso contar com o marketing integrado, de forma com que as campanhas sejam focadas nas metas da empresa, direcionadas à persona, ou representação do cliente ideal, além de bem estruturadas.

Isso envolve a linguagem utilizada nos outros canais da empresa, a promoção de conteúdos de blogs, o envio de mensagens direcionadas a cada estágio da jornada de compra, de ofertas que estão sendo divulgadas em outros canais e a manutenção da forma com que as organizações se comunicam com seu público.

Como manter campanhas de e-mail integradas a outros canais online?

Integração é uma palavra cada vez mais utilizada tanto nos processos de marketing tanto na gestão quanto na produção das organizações.

Afinal, os processos, o mercado e o consumidor evoluíram, e se tornou cada vez mais urgente oferecer uma experiência de excelência ao usuário por meio da otimização das atividades, do relacionamento e do atendimento a clientes.

Em relação ao marketing integrado, usá-lo em  campanhas de e-mail marketing pode ser mais assertivo no momento de estreitar relacionamentos e divulgar os outros canais da empresa, favorecendo o conceito de omnichannel.

Veja algumas dicas de como fazer isso na prática de como usar o marketing integrado à sua campanha:

  • Defina um objetivo

A partir do planejamento de marketing integrado da empresa, é necessário que sejam estabelecidas metas e objetivos para cada ação, dessa forma, as campanhas de e-mail marketing podem atingir os resultados esperados.

Eles podem ser, por exemplo, promover novidades da empresa, engajar, gerar vendas, entre outros.

  • Enumere as ações que serão desenvolvidas

Com o objetivo do marketing integrado definido, enumere quais ações serão feitas por meio do envio das campanhas de e-mail. Entre eles estão os tipos de materiais disponibilizados, como infográficos e e-books, geração de leads para o site, entre outras estratégias importantes.

  • Segmente a estratégia

Estratégias de marketing, quando integradas, permitem a segmentação do público de acordo com características, interesses e etapas da jornada de compras.

Essas informações podem ser utilizadas nas campanhas de e-mail marketing, as quais se tornarão mais direcionadas e personalizadas, favorecendo os bons resultados do setor como um todo.

Como você viu, o marketing integrado e a homogeneidade de suas ferramentas é capaz de trazer ótimos resultados para uma empresa, proporcionando maior clareza, consistência e impacto em suas comunicações.

Gostou do nosso artigo? Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados? Então acompanhe o nosso blog  e tenha acesso a ótimos conteúdos!

Além disso, confira nosso guia de e-mail marketing e nosso guia da Black Friday!

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Última modificação: 27 de janeiro de 2021
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