Link de descadastro no Gmail. Como isso influencia o resultado de suas campanhas de e-mail marketing? - All iN

Link de descadastro no Gmail. Como isso influencia o resultado de suas campanhas de e-mail marketing?

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Recentemente o Google anunciou uma nova funcionalidade que impacta diretamente as empresas que utilizam o e-mail marketing como canal de divulgação e relacionamento com os usuários do provedor.

Assim como o que já acontece no Outlook.com, agora, o Gmail apresenta um sistema próprio de opt-out e funcionará da seguinte forma:

Um link de descadastro será inserido na parte de cima dos e-mails, antes mesmo do cabeçalho, o que possibilitará que os usuários cancelem o recebimento das mensagens de remetentes específicos diretamente no provedor, sem que precisem clicar no link de opt-out inserido no HTML da mensagem.

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O recurso está sendo implantado aos pouco, por isso ainda existem contas que não apresentam essa opção, mas a tendência é que dentro de poucos meses, todos os usuários do Gmail possam realizar o descadastro direto no provedor.

O próprio Gmail enviará uma notificação para os remetentes, solicitando a exclusão do contato que clicou no “unsubscribe” de banco de dados. Lembrando que o descadastro só estará disponível para as mensagens recebidas na caixa de entrada, incluindo a aba de promoções, aquelas que chegarem na caixa de spam não apresentarão o link.

A inserção desse link evidencia que os remetentes de e-mail marketing precisam ficar ainda mais atentos com a manutenção de suas bases de contatos, certificando-se de que as mensagens só estão sendo enviadas para os usuários devidamente inscritos e ativos.

Sendo assim, se você realiza um trabalho focado em usuários ativos e baseado nas boas práticas de envio de e-mail marketing, não fique preocupado. Na verdade você só tem a ganhar com essa iniciativa do Gmail. A tendência é que as suas taxas de entrega no provedor melhorem gradativamente, já que com a oportunidade clara de descadatro, os números de “denúncia por spam” por engano, nos casos em que os usuários tinham dado permissão para receber as mensagens, mas que por algum motivo desejam cancelar, diminua. Ficará mais prático realizar o descadastro do que denunciar a mensagem como spam.

Pois é! A vida dos spammers está ficando cada vez mais complicada (AINDA BEM)!!!

Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação e Marketing da All In Mail

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