Mulher preparada para entender mais sobre inteligência de mercado.

Escrito por 09:00 Estratégias

Inteligência de mercado: entenda o que é e sua funcionalidade

Como a sua empresa se destaca no mercado? Você consegue prever tendências e acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo? Se você ainda não faz isso, vamos começar agora com a inteligência de mercado!

Estar atento ao que acontece no digital, estudar os concorrentes e estar por dentro das trends do momento é fundamental para manter o seu negócio competitivo e criar oportunidades para se destacar no seu nicho, mas como fazer isso de maneira eficiente e embasada? 

São os estudos de inteligência de mercado que te ajudam nessa missão e geram dados para estruturar suas ações e orientar as decisões do seu negócio de maneira consistente. Vamos juntos entender melhor o conceito? 🤩

O que é inteligência de mercado?

Pessoa observando os resultados conseguidos com uma estratégia de inteligência de mercado.

Quer entender um pouco sobre como funciona a inteligência de mercado? A All in te ajuda!

Você já percebeu que durante todo o ano eleitoral, existem pesquisas de intenção de voto? É através delas que é possível ter uma ideia da popularidade dos candidatos e promover ações que melhorem esse cenário – assim também funciona a inteligência de mercado.

A inteligência de mercado no marketing digital consiste na coleta e análise de dados para orientar as ações da empresa com base em informações reais e consistentes. 

Enquanto na pesquisa intenção de voto, o objetivo é entender as opções da população e o que os candidatos precisariam fazer para ganhar o voto daquele cidadão, nas pesquisas de inteligência de mercado, o intuito é coletar informações do público-alvo para entender suas dores, desejos e necessidades e, a partir desses insights, avaliar o que a sua empresa pode fazer para atender aquele consumidor.

Mas nem só de pesquisa sobre os consumidores é feita a inteligência de mercado, através dela também é possível analisar concorrentes, avaliar o mercado, prever tendências e até fazer uma auto avaliação da sua própria marca: produtos, linguagem, qualidade e atendimento, por exemplo, com base nos resultados trazidos pelo mercado.

Ou seja, a inteligência de mercado é vista como um grande triunfo das empresas que querem entender o cenário no qual estão inseridas, se atualizar de acordo com o comportamento do consumidor e do mercado e aperfeiçoar seu modelo de negócio, tendo como principal objetivo guiar todas as decisões da sua marca por dados.

Qual a importância da inteligência de mercado no marketing?

Robô traçando linhas de crescimento, demonstrando os resultados positivos da inteligência de mercado.

Com a inteligência de mercado você obtém insights que ajudam na eficiência de suas estratégias de marketing.

A inteligência de mercado contribui com o seu negócio interna e externamente, isso porque com dados reais e informações consistentes do mercado e do seu público, é possível promover mudanças profundas, seja comercialmente ou de cultura organizacional.

Você, por exemplo, acompanha as ações dos seus concorrentes? Conhece o seu público-alvo e, mais que isso, sua persona? Quais são as tendências de 2022 que serão implementadas em seu negócio? Se você não tem certeza das respostas, às pesquisas de inteligência de mercado podem te ajudar e, melhor ainda, responder os seus questionamentos através de dados.

Quais as principais funções da inteligência de mercado?

Se interessou em colocar a estratégia em prática? Entenda agora mais sobre as funcionalidades que a inteligência de mercado pode proporcionar para o seu negócio.

  • Criação de planejamento estratégico: Dados tornam o seu planejamento mais assertivo e eficiente.
  • Entender as tendências de mercado: Mantenha suas estratégias atualizadas e surfe nas trends do momento.
  • Acompanhar a concorrência: Como seu segmento está se comportando e como você pode se destacar em seu nicho.
  • Obter insights sobre seu produto ou serviço: Qualidade, preço e logística estão no mesmo patamar do mercado? Como você pode melhorar?
  • Captar públicos qualificados: Com as informações que você tem, pode segmentar suas ações para atingir um público ainda mais qualificado para o seu negócio.

Como aplicar a inteligência de mercado?

Vetor com pessoas construindo algo na tela de um smartphone, representando as adequações de um site após entendimento sobre a inteligência de mercado.

Tenha uma equipe especializada em inteligência de mercado e aproveite o máximo dessa estratégia.

Agora que você já conhece mais da inteligência de mercado, é hora de entender como implementá-la em seu negócio para alavancar seus resultados. Vamos lá?

O primeiro passo para colocar a inteligência de mercado em prática é entender que essa é uma estratégia que necessita de uma mudança cultural na empresa e que ela é constante. Você não aplica a inteligência de mercado e 2 meses depois, desiste. A prática, o acompanhamento e os resultados são contínuos e necessitam de manutenção para gerar informações relevantes

Dito isso, a sua empresa está pronta para partir para a primeira fase da implementação:

  • Cultura de análise de dados: como dissemos, é preciso instaurar uma mudança cultural na empresa para trabalhar com inteligência de mercado e ela precisa promover a naturalidade de se trabalhar com dados constantemente. Para toda ação, existe um indicador que pode ajudar na construção, pense nisso.
  • Indicadores de desempenho: quais são os mais relevantes para a sua empresa? Esses indicadores devem ser definidos no momento do planejamento base para entender quais ações podem ajudar a atingir os seus objetivos.
  • Qualidade dos dados: certifique-se da qualidade e veracidade dos dados que coletou. Lembre-se que eles vão guiar as próximas decisões do seu negócio, então é fundamental que se tenha confiança nessas informações.
  • Agilidade: imagino que você saiba que não adianta coletar os dados e não ter braço para colocar em prática ações que respondam as informações que você coletou né. É preciso ter agilidade para mudanças de rota, ajustes, melhorias e correção de possíveis erros no processo. Uma boa dica é investir na metodologia ágil em seu negócio.

Não se esqueça!

Um dos fatores fundamentais para o êxito da inteligência de mercado é a interpretação dos dados

Afinal, não adianta coletar milhares de informações e não saber o que elas significam na prática ou o que fazer com elas, concorda? Por isso, o ideal é contar com uma equipe especializada em inteligência de mercado para não correr riscos desnecessários na hora de ler os dados captados e conseguir tomar as melhores decisões com base nas informações recebidas. 

Além da equipe especializada, é recomendado contar com ferramentas que possam te ajudar nesse processo, como a All in que oferece soluções para entender estratégias e otimizar os resultados do seu negócio.

A inteligência de mercado é a estratégia do futuro (e do presente), se o seu negócio ainda não trabalha com dados, a hora é agora. 🚀

Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários: qual vantagem da estratégia é mais benéfica para o seu negócio? Quais os principais desafios de implementá-la? Se a sua empresa já trabalha com a estratégia, quais os principais ganhos notados com ela? Queremos saber! 😉

Quer conhecer outras estratégias de marketing digital que vão contribuir com o seu negócio e alavancar os seus resultados? É só clicar aqui. E para saber mais sobre as soluções All in, é só clicar no banner! 👇

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Última modificação: 11 de julho de 2022
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