A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio. Desde que chegou no Brasil, em 2011, a última sexta-feira de novembro se tornou um evento para marcas e consumidores. Existem empresas que já conseguem dobrar o lucro apenas nesse dia e, por isso, é extremamente importante se preparar para as vendas.
Mas, além do pré black friday e do próprio dia, é fundamental que você saiba como proceder após a data. Nesse guia completo, vamos tratar exatamente disso: o que fazer com os dados obtidos nesse período? Quem são seus potenciais clientes? Quais números são importantes para a sua empresa? Quais estratégias de marketing usar após a data?
Acompanhe esse guia completo sobre o pós black friday e tire todas as suas dúvidas! Vamos lá?
Preparos iniciais
Antes de explicarmos pontos importantes para aproveitar o pós Black Friday, é bom lembrar que existem algumas ações a serem tomadas antes e durante essa data que facilitarão o seu acompanhamento de leads e oportunidades.
Já demos algumas dicas valiosas para sua preparação para a Black Friday 2022 que vale a pena conferir, e aqui vão algumas outras dicas objetivas para seu negócio. Bora conferir?
Planejamento de vendas
Para começar, é importante que você se concentre no planejamento de vendas. Seu estoque está de acordo com a demanda que espera na Black Friday? Sua equipe está pronta e organizada o suficiente para o grande dia? O SAC está em ordem? Tem pessoas suficientes para responder todas as dúvidas dos clientes?
Lembre-se que todos esses pontos colaboram para que a sua Black Friday seja um sucesso, então, é preciso concentrar-se neles também.
Estude quais produtos estarão em ofertas, faça uma estimativa da necessidade do estoque, estude prazos, entenda quais as necessidades e desejos do seu cliente, deixe os produtos que vendem bastante já embalados, avalie se é preciso contratar mais pessoas especialmente para a Black Friday, afine sua equipe e planeje até chegar em um bom nível de organização.
Esses pontos são importantes para que os clientes atraídos pela data sazonal tenham uma boa experiência com sua marca e estejam mais abertos às suas futuras comunicações pós Black Friday.
Funil de marketing
Outro ponto fundamental para qualquer estratégia de marketing é acompanhar em que etapa do funil de vendas seus clientes estão. Dessa forma, é possível segmentar suas campanhas para o público certo, no momento certo.
A seguir, explicamos brevemente sobre cada um desses estágios:
- Topo de funil: Um lead nesse estágio está buscando por uma solução para um problema ou sanar um desejo de compra. O período durante a pesquisa para a resolução dessa dor pode ser o ideal para sua empresa se apresentar a esse consumidor.
- Meio de funil: Tendo conhecido sua empresa, o estágio do meio de funil é o ideal para transformar essa pessoa em um lead. Invista em landing pages e formulários para captar informações desse consumidor e o ofereça materiais ricos, como um e-book ou uma newsletter. Mostre que sua empresa possui mais que ofertas e promoções.
- Fundo de funil: Aqui, seu lead já se mostra propenso a comprar com sua empresa. É o momento de oferecer promoções e cupons de desconto a ele. Lembra dos dados coletados no estágio anterior? Use-os para enviar a melhor oferta e garantir essa conversão.
As etapas do funil são úteis para todas as suas campanhas, inclusive durante a Black Friday. Use os dados coletados antes e durante esse período sazonal para saber a melhor forma de abordar os leads coletados e quais abordagens funcionam melhor com seu momento de compra. Para entender o funil de marketing mais a fundo, é só clicar aqui.
Aposte na automação
O comportamento do novo consumidor digital sofreu diversas mudanças pela aceleração do digital durante o período de pandemia. Agora, os compradores são cada vez mais atraídos pela objetividade e por uma experiência completa e facilitada.
Por isso, aposte na automação em suas campanhas, seja em anúncios inteligentes, vitrines interativas ou features criativos que auxiliem na experiência dos usuários em seu site. Além de auxiliar na usabilidade, a automação também pode te auxiliar a atualizar em tempo real as ofertas após o período de Black Friday, evitando problemas como o cliente acessando uma promoção que já não é mais válida – um exemplo é o uso de e-mails inteligentes.
Pós Black Friday
Agora que você já conferiu algumas dicas de preparação para a Black Friday, vamos falar sobre o período pós. Seu negócio coletou vários dados, atraiu novos possíveis leads e apostou em diferentes campanhas. Como seguir com a estratégia?
Nesse momento, é preciso usar todas as informações obtidas para traçar sua abordagem – mas com cuidado para não perder o timing!
Analise seus resultados
É normal que a principal pergunta no momento pós Black Friday seja “quanto a empresa vendeu?”, mas leve as suas análises para além disso. Qual produto foi o sucesso de vendas e qual não saiu tanto assim? Por qual canal de comunicação os clientes foram mais impactados?
Se você acompanha nosso blog, sabe que somos fãs de dados analíticos e de plataformas digitais data driven – afinal, somos uma rs. E isso ocorre porque os dados são essenciais para entender o desempenho do seu negócio e para aumentar a assertividade das próximas campanhas.
Por isso, encorajamos você a levar suas análises para além do básico e trabalhar com personalização em sua marca. Abaixo, listamos os principais KPIs que você deve analisar no pós black friday:
– CTR (Taxa de Cliques): Essa métrica ajuda a avaliar sua base de contatos e medir o engajamento dos consumidores com os conteúdos que você envia. Assim, quando você começar a enviar conteúdos para os seus clientes no pós black friday, poderá compreender se eles estão, ou não, interessados pela sua empresa.
– Taxa de conversão: se a sua estratégia funcionou como deveria e, mesmo assim, não aconteceu nenhuma alteração nas conversões durante a Black Friday, repasse a estratégia que você utilizou e a otimize para os próximos anos ou para a Cyber Monday.
– ROI (Return Of Investment): Se essa métrica não estiver positiva, é importante que você repense a sua campanha e veja a viabilidade dela para as próximas Black Fridays.
– Rejeição: Após a Black Friday, você terá contato com diversos usuários. Por isso, acompanhe a sua taxa de rejeição constantemente e verifique se é necessário limpar sua base ou trabalhar na entregabilidade de suas campanhas no pós B.F.
– Cancelamento de e-mail: As pessoas estão se descadastrando da sua base depois da Black Friday? Por quê? Verifique se a sua segmentação está certa e se a sua empresa ainda é capaz de atender aquele consumidor.
Essas são algumas métricas fundamentais para avaliar se a sua estratégia de marketing funcionou durante a Black Friday. Lembre-se: analisar seus resultados é imprescindível para entender o que funciona para a sua empresa e agrada seu público.
Entenda os canais de comunicação
Aprofundando um pouco em relação aos canais de comunicação, entenda quais canais atraíram mais clientes e qual abordagem funciona melhor em cada um deles. Vamos comentar um pouco sobre alguns deles?
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima forma de impactar um número alto de clientes contando com personalização e pode ser usado tanto antes, durante e no pós Black Friday. Através dele é possível definir uma comunicação direta com o cliente e trabalhar na fidelização dele.
Mas para isso, é importante trabalhar com boas práticas de e-mail marketing, como usar listas bem segmentadas e manter o foco em opt-in.
Mídias sociais
Todo mundo está nas mídias sociais, então, essa pode ser uma ótima opção para você atingir os consumidores, sendo importante principalmente na etapa de topo de funil. Invista em peças criativas, textos atraentes e nunca esqueça de utilizar um bom CTA – além de gatilhos mentais.
Além disso, através das mídias sociais é possível alcançar outros clientes de forma orgânica – com posts e uma boa estratégia de social media e social selling – e com anúncios pagos e bem segmentados. Que tal anunciar aquele produto que não foi tão bem vendido com uma oferta de “Última chance de comprar” ou mostrar os bastidores da sua loja para trazer proximidade ao consumidor? Focar em experiência é a peça chave.
Blog
Você provavelmente sabe que o blog é uma ótima forma de obter tráfego orgânico, mas de que forma ele pode te auxiliar durante o período pós Black Friday? Que tal investir em alguns blog posts explicando mais sobre sua marca ou sobre produtos específicos?
Os consumidores atuais gostam de se identificar com os valores da marca das quais compram e entender um pouco mais sobre as coisas que ela oferece. Se seu negócio é uma marca de roupas, que tal dicas de looks com as peças que você tem? Ou se sua marca oferece soluções, de que forma elas solucionam as dores do seu consumidor?
Pense nesses pontos, use seu blog a seu favor. O consumidor pode chegar até você por uma promoção da Black Friday, mas com a abordagem certa ele pode se apaixonar pela sua marca e virar um cliente fiel. Foco no relacionamento!
Trabalhe com o cross sell
Para quem não sabe, as vendas cruzadas (que também podem ser conhecidas como cross-sell) consistem em oferecer produtos complementares ao que o seu consumidor adquiriu. É importante entender que a venda cruzada é diferente da venda casada (condicionar o cliente a adquirir dois produtos).
Na venda cruzada, você indica produtos relacionados ao que o comprador adquiriu. Assim, se ele comprou uma roupa de ginástica, você pode oferecer um tênis, por exemplo.
A estratégia visa aumentar o ticket médio por compra e aproveitar o ensejo do comprador para despertar novos desejos de consumo, o que é uma ótima abordagem para utilizar no pós black friday.
Normalmente, os leads que você adquire na B.F, costumam comprar apenas no dia da promoção. Para otimizar esse processo e torná-los seus clientes recorrentes, utilize os dados que têm de cada consumidor e, após a data, envie e-mails para mantê-lo engajado e, consequentemente, fazê-lo converter novamente.
Segundo pesquisas da Forrester Sucharita, as vendas cruzadas podem aumentar de 10% a 30% as transações de um e-commerce. E então, o que acha de experimentar a estratégia?
Crie um programa de fidelidade
Seguindo todos os passos anteriores, a chance de você fidelizar o seu cliente é consideravelmente maior. Quando chegar nesse momento, agradeça-o pela parceria que firmaram até aqui, crie programas de fidelidade e dê recompensas pela fidelidade do seu cliente, como cupons, brindes e cashback., por que não?
Conte com a All in!
Preparado para o pós Black Friday? Agora que já conhece nossas dicas, organize seu negócio e deixe tudo pronto para aproveitar os leads aquecidos e não perder o timing dos dias seguintes!
E claro, para arrasar na personalização e na inteligência estratégica das campanhas do seu negócio, conheça as soluções data-driven da All in – pensadas para fazer o cliente se apaixonar pela sua marca.
Além disso, para mais conteúdos atualizados e completos sobre a Black Friday, confira!