Não deixe a confusão entre entrega e entregabilidade driblarem o sucesso das suas campanhas de e-mail marketing.
Todos os dias nós nos deparamos com a confusão entre esses termos por pessoas que trabalham com e-mail marketing. A falta de conhecimento das diferenças desses termos pode fazer com que você se confunda achando que suas campanhas estão chegando com sucesso na caixa de entrada dos seus clientes e na verdade isso não está acontecendo.
Por isso devemos ficar espertos, pois eles têm finalidades bem diferentes que vamos falar hoje!
Primeiro vamos falar da entrega ou delivery em inglês, esse é o status apresentando quando a comunicação entre a plataforma que está enviando o e-mail marketing entrega para o provedor o e-mail destino.
Portanto para ser considerado “entregue”, seu e-mail simplesmente precisa ser aceito pelo servidor do destinatário. Parece fácil, certo? Errado. Entregue não significa necessariamente para a caixa de entrada. Significa apenas que não foi rejeitado. Ele também não mostra a pasta para a qual foi entregue: caixa de entrada, caixa de promoção, spam ou lixeira.
A boa taxa de entrega está relacionada ao status que o provedor de e-mail dá para os e-mails da sua lista, ter uma lista “limpa” com e-mails que você captou por cadastro voluntário dos seus clientes é o primeiro passo para que o número de erros de entrega diminuam.
Com o objetivo de minimizar os erros de entrega dos nossos clientes a All iN possui alguns passos para limpar o envio dos e-mails, evitando que esses erros aconteçam e aos poucos “sujem” o seu IP com os provedores. O primeiro passo é a limpeza da sua base ao subir uma lista para a plataforma, nesse momento e-mails com erros já conhecidos são retirados automaticamente e removidos da lista, como nós podemos ver na imagem abaixo:
Mesmo após essa limpeza prévia os provedores podem não receber os e-mails por outros erros. Na imagem abaixo, apresentamos um relatório com erros permanentes de uma campanha enviada para uma base de 2.648 contatos. Os erros aqui descritos foram a resposta do provedor para a rejeição da entrada do e-mail.
Podemos comparar a entrega e a entregabilidade com o envio de uma carta pelo correio. A entrega seria quando a carta chega na portaria e o porteiro a recebe, e a entregabilidade é quando ele vai deixar o envelope na porta do seu apartamento.
Portanto, agora vamos falar sobre a Entregabilidade ou Deliverability em inglês, é a capacidade que seus e-mails têm de serem entregues na caixa de entrada (não na pasta de spam).
Obviamente, se seu e-mail não for entregue na caixa de entrada, ou, ainda pior, não for exibido, todo o seu trabalho árduo para criar e desenvolver sua campanha de e-mail marketing será desperdiçado. Então, vamos dar uma olhada no que significa entregabilidade:
A entregabilidade depende de três principais pontos: Identificação, Reputação e Conteúdo.
- Identificação:
Os servidores gostam de saber quem realmente está enviando um e-mail para os clientes deles. A identificação autêntica é fundamental para que sua mensagem seja entregue. E você deve ser capaz de provar que é quem você diz ser, que seu domínio é legítimo, que a sua lista de e-mails tem contatos válidos, entre outros pontos.
Existem protocolos que ajudam você a se identificar corretamente. A All iN se preocupa em ajudar os nossos clientes a terem a melhor entregabilidade possível, um dos testes que disponibilizamos, é o teste de remetente.
Esse teste faz uma validação dos principais pontos observados pelos provedores (como as autenticações de SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (Domain Keys Identified Mail), ele pode ser feito a cada envio, nossa equipe de entregabilidade configura na ativação de cada conta esses itens de forma correta, e caso algum desses pontos esteja com erro, é possível solicitar ajuda para eles.
Esse é o resultado de uma avaliação de um envio na plataforma All iN:
- Reputação:
Toda campanha de e-mail que você envia afeta sua reputação geral no seu remetente. Sua reputação de remetente é como uma “pontuação” que comprova que os e-mails de seu domínio são confiáveis. Quanto mais interações positivas você tiver com os seus clientes, como abertura e clique, quando os seus contatos colocam o seu remetente na lista de contatos deles, melhor. Se você fizer disparos para listas compradas, enviar e-mails para pessoas que não se inscreveram, ignorar optout, receber muitas denúncias de spam, etc., você prejudicará sua reputação sem reparos.
- Conteúdo:
Seu conteúdo deve ser apropriado e relevante para seus inscritos. Se seus e-mails não forem relevantes, é mais provável que seus inscritos solicitem optout ou, ainda pior, marquem suas mensagens como spam. A falta de engajamento ou de engajamento ruim devido ao conteúdo, podem prejudicá-lo a longo prazo.
Algumas dicas para manter a sua entregabilidade em alta são: mantenha os contatos da sua lista limpos e atualizados, cuidado com a reputação do seu IP e domínio, tire dos seus envios os contatos que pediram optout, faça envios que correspondam ao seu propósito e ao que os seus clientes aceitaram receber nas suas campanhas e mantenha uma frequência de envio constante. Quando você fica longos períodos sem enviar campanhas, os provedores abaixam a sua reputação, perdendo pontos em entregabilidade.
Lembre-se sempre de cuidar da sua base para que as suas campanhas atinjam o objetivo final, a caixa de entrada dos seus clientes.
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