Se você recebe campanhas de marketing por email em seu Smartphone, sabe que, na maioria dos casos a leitura é extremamente difícil, principalmente pelo tamanho das fontes e imagens. Há algum tempo as empresas aprenderam que todos os emails devem ter um tamanho padrão de 550px – 600px para que qualquer software ou webmail possa visualizar o conteúdo sem problemas de rolagem lateral. Entretanto, no ambiente mobile, um email de 600px é redimensionado para 250px – 350px, tornando a peça ilegível.
O CSS
Quando falamos de CSS e email marketing o papo é sempre o mesmo: Evite CSS. E realmente! Sempre que houver a oportunidade de formatar seu layout com apenas HTML, faça isso. A leitura do CSS varia de cliente para cliente de email, sendo que o Outlook irá mostrar sua peça de um jeito, o Yahoo! Mail irá mostrar de outra maneira, e o Gmail de uma maneira totalmente diferente. Em contrapartida, a renderização de CSS no iPhone Mail e outros Smartphones mais recentes é excelente.
Para identificar o tamanho da tela ou dispositivo usado para a leitura do email, é preciso utilizar os famosos Media Queries, os mesmos que são usados para desenvolver sites responsivos.
Veja um exemplo de CSS:
<style>
.tabela_externa {width:600px;}
@media only screen and (max-device-width:420px) {
.tabela_externa {width:320px;}
}
</style>
O exemplo acima cria uma classe “tabela_externa” e define que o tamanho dela será 600px. Porém, se o leitor utilizado for MENOR que 420px, a “tabela_externa” terá 320px.
O conceito é simples: Desenvolva todo o seu email e então abra um @media no final do CSS para adaptá-lo para mobile.
Fácil?
Nem tanto. Mais uma vez somos forçados a lembrar que emails não são websites, e que alguma coisa sempre dá errado quando tudo está “fácil demais”.
O curioso caso do Yahoo! Mail
Yahoo! Mail é um problema quando se trata de alguns atributos definidos no código de seu email marketing. Ele não entende que o @media query é diferente do restante do CSS, por isso ele mostra a peça no browser como se fosse na tela de um smartphone, ou seja, pequenina.
Existem duas formas de corrigir esse bug, o primeiro é através de “atribute selectors” e o segundo é através de CSS3 Exceptions.
Atribute Selectors
Basicamente troca-se a nomenclatura das classes.
De: .tabela_externa
Para: table[class=tabela_externa]
Resultado:
<style>
.tabela_externa {width:600px;}
@media only screen and (max-device-width:420px) {
table[class=tabela_externa] {width:320px;}
}
</style>
CSS3 Excepions
Utilizaremos o atributo “:not” do CSS3 para enganar o Yahoo! Mail. Este método é um pouquinho mais complexo, mas também funciona. Algumas ferramentas removem qualquer conteúdo do HTML que esteja entre colchetes [*] na hora do disparo, por isso que esta é uma alternativa importante.
De: .tabela_externa
Para: table:not(#null) .tabela_externa
Resultado:
<style>
.tabela_externa {width:600px;}
@media only screen and (max-device-width:420px) {
table:not(#null) .tabela_externa {width:320px;}
}
</style>
Vale ressaltar que estas dicas funcionam muito bem, se visualizadas no Iphone. Porém, quando o email é visualizado no Android, apresenta alguns problemas de layout.
Por que mobile?
Pesquisas recentes divulgadas pela Return Path (http://br.returnpath.net/index.php/blog/article/return_path_mobile_email_infographic) mostram que 88% dos usuários de internet em todo o mundo abrem seus emails através de dispositivos móveis e que 30% dos celulares no Brasil são Smartphones. É um número alto e que precisa de atenção. Para que seja possível trabalhar o email marketing direcionado a usuários mobile, analise a abertura de seus emails e veja quantas pessoas utilizam o iPhone ou o Android para abrir suas campanhas.
Por André Armenni – Mailcraft
Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
but I’m not seeing very good gains. If you know of any please share.
Cheers! I saw similar article here: Eco blankets