Escrito por 11:46 E-mail Marketing

Email de confirmação garante uma base limpa!

Ao inserir contatos em suas listas é preciso tomar diversos cuidados para se assegurar que os endereços cadastrados não se tratam de armadilhas e que são mesmo de pessoas que desejam receber seus conteúdos.

Ao inserir contatos em suas listas é preciso tomar diversos cuidados para se assegurar que os endereços cadastrados não se tratam de armadilhas e que são mesmo de pessoas que desejam receber seus conteúdos.
De todas as formas, a mais segura certamente é o Double Optin, processo onde para confirmar o cadastro e o desejo de receber suas mensagens o usuário recebe uma mensagem de ativação. Esta mensagem contém um link no qual, ao clicar, o usuário é redirecionado ao site para completar as últimas etapas do cadastro.
Um ótimo exemplo a ser seguido é o procedimento realizado pelo famoso jornal The New York Times. Ao iniciar o cadastro no site, o usuário precisa inserir seus dados para que o email de confirmação seja enviado ao destino correto. Caso o usuário, por algum motivo, não chegue a etapa de conclusão, a equipe do jornal envia um mensagem avisando que o cadastro não foi validado, dando ao usuário, através de um link presente nesse email, uma segunda oportunidade de escolha. Ao clicar nesse link o usuário pode pedir um novo email de confirmação que lhe dará a oportunidade de decidir se quer realmente integrar a lista de contatos do jornal.
As mensagens chegam aos usuários da seguinte maneira:
1ª  etapa – Aviso de que o cadastro não foi concluído:

2ª etapa – Conforme solicitado pelo usuário, é enviado um segundo email de confirmação, a partir do qual o usuário pode completar o cadastro:

Além desses cuidados, é fundamental que durante o processo de cadastro o sistema tenha a capacidade de registrar e armazenar os dados deste link de ativação presente nos emails de confirmação.
Mandar um “lembrete” de ativação para os usuários é uma forma de reforçar seu interesse em tê-los em sua base e manter um relacionamento ativo. Além disso, esta iniciativa garante que toda sua base de emails seja de emails realmente válidos.
Por Bárbara Gengo

(Visited 182 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 3 de novembro de 2020
Fechar