Escrito por 12:03 Estratégias

É preciso entender o comportamento do usuário

Após traçarmos o planejamento e criarmos as peças a serem divulgadas, é natural surgirem perguntas como “Os usuários vão interagir com a mensagem?”, “Teremos uma boa taxa de abertura?”, ou ainda “Qual o melhor horário para enviarmos uma campanha de email marketing?”.

Após traçarmos o planejamento e criarmos as peças a serem divulgadas, é natural surgirem perguntas como “Os usuários vão interagir com a mensagem?”, “Teremos uma boa taxa de abertura?”, ou ainda “Qual o melhor horário para enviarmos uma campanha de email marketing?”.
No entanto, tão ou mais importante do que responder estas questões é compreender, em detalhes, o comportamento dos usuários.
Um levantamento realizado pela Boomerang apresentou alguns dados interessantes que podem ajudar a melhorar a performance de uma campanha de email marketing.
De acordo com o estudo, que analisou aproximadamente cinco milhões de emails, as pessoas recebem cerca de 150 mensagens por dia e gastam mais de duas horas e meia com elas. Neste contexto, os usuários deletam mais de 70 emails e gastam cinco minutos com este processo.
Então, o que é preciso fazer para se diferenciar e conseguir destaque na caixa de entrada dos usuários? O levantamento dá algumas dicas e aponta, entre outros itens, as palavras, termos, verbos e expressões que não devem ser utilizados em ações de email marketing, como “confirmar”, “junte-se a nós”, “assistência”, “convite”.
Por outro lado, o estudo diz que as pessoas têm tendência a aceitar bem palavras como “conferência”, “cancelamento”, “pagamento”, “demonstração”, “oportunidade”. Se analisarmos, vamos perceber que estas palavras estão associadas a experiências: participar de uma demonstração ou assistir a uma conferência.
Trata-se de mais uma prova de que o internauta não quer receber somente informações técnicas ou boas promoções. Ele quer ser surpreendido e, neste contexto, oferecer algo inusitado – como uma experiência – é realmente eficaz.
Pense nisso! Estude o comportamento do internauta e não se limite a fazer o básico. Afinal, a comunicação só agrega valor a uma marca quando sai da mesmice!!
Por Victor Popper, CEO da All In Mail

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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