Quando você cria uma campanha de e-mail marketing a sua maior preocupação é: “como me destacar na caixa de entrada dos meus clientes?”
A melhor maneira de fazer isso é programando campanhas que vão de encontro com os gostos e características dos seus clientes, ou seja, que sejam relevantes para seu público. Uma boa forma de dar relevância para seu conteúdo é encontrando motivos para iniciar uma conversa, conhecidos como gatilhos ou triggers, em inglês.
Muitos desses gatilhos surgem dos próprios clientes que precisam comprar algum produto ou contratar serviços para atender uma necessidade específica. O e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser usada pela empresa como uma forma de incentivo ao consumo, por isso precisa ser criativo e conhecer bem os seus clientes na hora de planejar a campanha.
Duas dicas para você acertar na comunicação via e-mail com seu cliente são Filtros e Segmentação. Olha como é fácil usar essas ferramentas:
Segmentação
Importante: a Segmentação é importante para quem envia campanhas regularmente, se é a sua primeira vez, vá direto para Filtros.
Uma forma de garantir boas taxas de aberturas e cliques é enviando mensagens somente para contatos engajados com suas campanhas. Fazer isso é muito simples e precisa ser feito antes de criarmos o filtro.
Passo 1) Crie uma nova segmentação e adicione um nome a ela. Depois clique em “Criar Regra”.
Passo 2) Crie uma nova regra com os critérios Todos > Abriram e-mail > Todos e selecione um período (recomendamos usar no máximo 180 dias).
Passo 3) Crie uma nova regra com os critérios Todos > Clicaram no e-mail > e selecione um período (recomendamos usar no máximo 180 dias).
Após as regras criadas, selecione a lista que você quer trabalhar e clique em Finalizar.
Com o segmento criado podemos partir para criação do Filtro!
Filtros
Para mostrar como utilizar os Filtros, vou usar como exemplo uma campanha para ativar clientes de cidades que fazem aniversário no mês vigente. Um motivo pouco explorado pelas empresas, mas que pode gerar engajamento.
Então, para esta campanha precisamos agrupar pessoas que são da mesma cidade.
Passo 1) Você precisa garantir que em sua base os contatos tenham o campo Cidade e Estado (UF). O estado é importante porque podem existir cidades com o mesmo nome, mas em estados diferentes. Se tiver dúvidas de como atualizar sua base veja aqui.
Passo 2) Selecione a aba filtros ao lado esquerdo, depois de um nome e selecione a lista que você deseja filtrar (use a lista criada em segmentação, ela terá um “Seg_” antes do nome.). Clique em cadastrar.
Passo 3) Arraste o campo Cidade e UF e adicione os valores que você deseja segmentar. No exemplo estamos fazendo uma campanha para o aniversário de São Paulo/SP, então precisamos que o contato tenha a cidade igual a São Paulo e a UF igual a SP, desta forma usamos o operador E, porque precisamos das duas condições. Em outros casos poderíamos usar a função OU, que inclui pessoas que tem uma das duas condições, para saber mais clique aqui.
Clique em Testar que o sistema ira te informar o número total de pessoas dentro deste segmento.
Passo 4) Confira o resultado, se tudo estiver correto é só clicar em Finalizar.
Pronto! Agora você já tem uma base pronta para fazer a ação planejada.
Acompanhe as próximas semanas que mostraremos um passo a passo para montar uma campanha para este segmento utilizando dados variáveis para tornar o conteúdo ainda mais relevante.
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Última modificação: 30 de outubro de 2020