Escrito por 18:30 E-commerce

Conversão no e-commerce: como tornar o e-mail marketing um aliado?

A conversão no e-commerce ainda é um desafio para a maioria dos lojistas. Afinal, reduzir a taxa de abandono de carrinhos, aumentar o tráfego na loja virtual e melhorar o reconhecimento da marca, por exemplo, são processos que exigem uma estratégia bem definida.

Para atuar fortemente nessas métricas, o e-mail marketing se mostra um excelente canal, já que o recurso auxilia nas etapas relacionadas à construção de um relacionamento duradouro com os clientes.

Por meio dele, também é possível usar os dados de navegação e abandono obtidos por meio de algoritmos de recomendação. Assim os clientes são impactados com os produtos navegados e a mensagem é entregue na hora certa.

Para conseguir atingir o potencial máximo do e-mail marketing no e-commerce é preciso, no entanto, seguir algumas boas práticas, no sentido de aumentar a taxa de conversão. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura e veja o que preparamos.

Limpe a base de e-mails

O primeiro passo para melhorar suas métricas de venda no e-commerce é retirar da base os contatos soft bounce (não entregues), hard bounce (destinatários inválidos), bem como aqueles que marcaram os envios como spam ou mesmo os que descadastraram os endereços.

Essa limpeza é necessária porque auxilia na passagem de filtro dos provedores e ainda melhora a qualificação dos envios. Portanto, não caia na tentação de comprar listas prontas.

Opte sempre pela construção orgânica, ou seja, utilize formulários que liberem os formatos opt-in (autorização prévia do usuário) e opt-out (solicitação de cancelamento).

Necessariamente, isso implica elaborar uma lista consistente de e-mails, pois só assim é possível investir no relacionamento com as pessoas interessadas nos produtos e serviços disponibilizados pela empresa. Nesse caso, para conseguir contatos significativos, é importante:

  • investir em Landing Pages, que são páginas, cujo objetivo é transformar usuários em leads (contatos);
  • oferecer informações relevantes por meio de e-books, certificações gratuitas, podcasts, infográficos, entre outros;
  • otimizar o site, pois esse tipo de adequação auxilia no aumento da taxa de conversão;
  • criar pesquisas e promoções online;
  • utilizar redes sociais e mídias pagas entre outros recursos.

Segmente o público potencial

Colocar todos os clientes em um único pacote é um erro grave, porque as campanhas, para serem eficazes, devem considerar o perfil de cada grupo de consumidor.

Quando o planejamento considera a segmentação — homens, mulheres, interação com a marca, faixa etária, comportamento no site, gostos pessoais, histórico de compra — a probabilidade de resultados positivos aumenta.

Isto é, a ramificação do público melhora consideravelmente a comunicação com o usuário. Afinal de contas, as pessoas só se sentem atraídas quando algo as interessam. Por isso, foque em realizar segmentações básicas e avançadas na sua plataforma de e-mail.

Segmentar por ticket médio, compras nos últimos dias, busca por palavras-chave no site, também auxilia na hora de criar um público mais personalizado.

Personalize o envio de ofertas

Depois da segmentação, a personalização é outra tática fundamental, porque abre espaço para uma conversa particular, na qual o receptor é a pessoa mais importante.

Isso nos ajuda na criação de títulos épicos e assuntos relevantes, por exemplo. Além disso, chamar o cliente pelo nome faz com que ele se sinta notado e importante.

Na hora de montar a categoria de produtos, leve em consideração as preferências dos clientes como o time de futebol predileto. Afinal, um cliente que torce para o Palmeiras não vai gostar de receber promoções do São Paulo.

Estreite o relacionamento com o consumidor

O e-mail marketing se destaca como um aliado importante de aproximação e fidelização de clientes, porque a estratégia também nos permite disseminar o nome da marca e criar autoridade no mercado, tornando os nossos adeptos em evangelizadores fiéis.

Então, como construir um relacionamento produtivo? A resposta é simples, pois com a personalização e segmentação fica mais fácil estabelecer uma relação de proximidade. Nesse caso:

  • mostre a relevância da empresa por meio de campanhas de criação e fortalecimento da empresa;
  • disponibilize conteúdos relevantes, que gerem valor para a marca;
  • estimule técnicas de vendas como cross-selling (quando os clientes levam outros produtos além daquele que foi procurar) e upselling (sugestão de produtos com preço superior);
  • realize pesquisas de satisfação nas ações de pós-vendas, para entender a percepção do cliente.

Lembre-se de que o e-mail marketing é um recurso funcional, prático e eficiente. Portanto, ele pode ser usado para criar relacionamento com os clientes que realizaram a primeira compra ou até mesmo fortalecer a relação com os que compraram mais de uma vez.

Além disso, podemos estreitar a relação com clientes VIP’s, comunicar com aqueles que já não entram na loja há algum tempo e ainda convidar os espectadores para conhecer um pouco mais das opções disponíveis. Tudo isso é possível por meio dos mais de 40 gatilhos existentes na All iN Marketing Cloud.

Automatize os envios

A otimização é capaz de agilizar as demandas, melhorar a produtividade e, consequentemente, aumentar as vendas. Hoje em dia, muitas empresas têm aderido a esse formato eficiente de gestão, por ele contribuir em diferentes aspectos.

A programação de e-mails se enquadra perfeitamente nessa condição de administração otimizada, já que o consumidor recebe as ofertas em momentos oportunos, de acordo com o seu histórico de interação com a marca.

Ou seja, ao se cadastrar, o usuário pode receber automaticamente um e-mail de boas-vindas. Depois ele pode ser surpreendido com conteúdos relevantes, descontos para primeira compra, dentre outros, até se tornar maduro suficiente para as mensagens de venda.

E nesse processo regular, consistente e automatizado, ele acaba se interessando pela proposta. Isto é, sem a intervenção manual, você consegue direcionar seus clientes de forma eficaz nas etapas de tomada de decisão.

Utilize remarketing

O remarketing é basicamente quando o consumidor acessa determinado produto ou serviço em um site e, logo em seguida, passa a visualizar anúncios relacionados durante a sua busca online.

Muito além dos conhecidos links patrocinados, esse recurso pode ser amplamente usado em outros canais como e-mail marketing, sms e push notification. Essa estratégia é altamente produtiva, pois gera inúmeros benefícios para a loja virtual. Veja os resultados que podem ser obtidos com a tática:

  • fidelização de clientes;
  • maior chance do consumidor retornar à plataforma;
  • campanhas pontuais;
  • ampliação na base leads (contatos);
  • divulgação da marca;
  • recuperação de clientes;
  • mais lucro e menos custos.

Invista em Mobile Friendly

O número de pessoas que navegam na internet por meio de smartphones e tablets tende a ser maior quando comparado ao volume daqueles que utilizam desktop.

Só no Brasil esse número é 3,5 vezes superior. Isso só reforça a ideia de as plataformas serem responsivas e otimizadas.

Hoje em dia, construir um site baseado no formato mobile first, que considera os dispositivos móveis como ponto essencial das estratégias digitais, é muito importante. Além disso, é necessário também desenvolver estratégias de marketing voltadas para esses devices, usando mais canais como sms e push.

Nesse processo, a combinação mobile e e-mail marketing é perfeita para impulsionar a conversão no e-commerce, porque nesse tipo de estratégia você também consegue entregar a mensagem para mais clientes de maneira responsiva, independentemente do canal preferido.

Elevar a taxa de conversão no e-commerce é uma tarefa desafiadora, porque construir uma audiência online nem sempre é uma tarefa simples. Contudo, a tática de e-mail marketing amplia as nossas possibilidades de sucesso, já que ela potencializa o nosso tempo, melhora o relacionamento com o cliente e, consequentemente, aumenta as vendas.

Este conteúdo foi interessante para você? Já sabe como vai aplicar essa técnica no seu negócio? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais informações relacionadas ao Marketing Digital.

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Última modificação: 30 de outubro de 2020
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