O objetivo da linha de assunto de uma campanha de e-mail marketing é ser atrativo de tal modo que desperte no usuário a vontade de abrir aquela mensagem, mas para que isso aconteça é preciso que ele convença o provedor de sua legitimidade.
Elaborar um assunto relevante requer testes e pesquisas estratégicas. Há pouco tempo, para garantir um bom assunto recomendávamos o cuidado na escolha das palavras. Bastava tomar cuidado com o uso de palavras que pudessem ser classificadas como Spam. Hoje, isso não é mais suficiente. O que importa de fato é a receptividade e o engajamento dos usuários.
Realizar testes de uma mesma campanha com linhas de assuntos diferentes é a melhor forma de observar o que desperta maior interesse em seus usuários. O método propõe o envio da mesma peça de e-mail marketing com assuntos diferentes para pequenas partes da sua lista, antes do envio definitivo. Com métricas das respostas é possível avaliar qual assunto gerou mais impacto e utilizá-lo para o total restante de usuários.
Dicas para que você construa uma linha de assunto atrativa:
1. Relevância – Entender as necessidades do seu público é fundamental para que o destinatário se identifique logo que cara com sua mensagem e perceba que ao abrir o e-mail ele vai encontrar aquilo que estava procurando.
2. Objetividade – Assuntos curtos geralmente determinam uma maior taxa de abertura, o que sempre é bem visto pelos provedores. Um bom assunto é aquele que vai direto ao ponto, ou seja, que com poucas palavras consegue revelar o objetivo da sua ação. O ideal é que o texto possua de 10 e 50 caracteres no máximo. Estudos realizados pela Return Path revelam que a taxa de abertura de e-mails com linhas de assunto com menos de 49 caracteres chega a ser 12,5% maior do que as com mais de 50 caracteres.
3. Personalização – Essa é uma estratégia que mexe com a emoção das pessoas. Todo mundo gosta de se sentir único, assim, ao chamar a pessoa pelo nome, logo no assunto você consegue destaque na caixa de entrada. Ao despertar identificação, você constrói uma conexão genuína com seu público.
4. Clareza – Nunca esconda de seus clientes quais são os seus objetivos para o induzir a clicar na mensagem fazendo com que ele não perceba que aquilo é um anúncio ou campanha publicitária. A pior coisa que tem é abrir uma mensagem pensando que é uma coisa e na verdade ser outra. Se a pessoa acha que está recebendo uma mensagem pessoal importante que ela está esperando e ao abrir se depara com uma propaganda de uma empresa, isso pode ser muito frustrante e a imagem da sua empresa pode passar a ser associado aquele momento de decepção.
5. Caracteres especiais – No início do ano, mais um estudo apresentado pela Return Path, revelou que além de aumentar a taxa de entrega, as linhas de assunto personalizadas com caracteres especiais aumentam o engajamento dos usuários, ou seja, o número de cliques das mensagens. Mesmo tendo apresentado bons resultados, é preciso apelar para o bom senso para não incomodar os usuários com “desenhinhos” sem contexto.
Ou seja, como em toda estratégia de comunicação, uma linha de assunto bem definida depende de uma série de fatores, mas o principal deles sempre é a avaliação da receptividade de seu público. Acompanhe de perto as respostas e identifique o que ele espera de você. Só assim garantirá o sucesso de suas ações
Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail
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Última modificação: 30 de outubro de 2020