Escrito por 16:02 Black Friday

Como transformar vendas da Black Friday em relacionamentos de longo prazo?

Em ações de alto impacto e curta duração como a Black Friday, relacionamentos de longo prazo podem ser decisivos para bons resultados no final de ano.

 

Para o e-commerce, a expectativa é um faturamento de R$ 21 bilhões na última sexta-feira de novembro (25), com a participação de 84% dos e-consumidores brasileiros (Ebit).

Em pesquisa inédita o Google apresenta que quando fatores de decisão de compra (como preço, forma de pagamento e frete) são semelhantes nas diversas lojas virtuais 63% dos consumidores optam pelo e-commerce mais confiável.

E apesar da crise deste ano, o potencial de um dia pode garantir resultados excelentes para o varejo online. Por isso, confira a seguir 5 dicas de como transformar o dia Black Friday em uma ação de relacionamento de longo.

Mais pessoas estão participando do Black Friday

Já são mais de 40 milhões de e-consumidores. A expectativa é de ter 84% desses participando da campanha de vendas com descontos em todos os produtos. Já conseguiu ouvir a quantidade de conversas falando, planejando e se preparando para comprar na Black Friday?

Então, por que não aproveitar todo esse volume e mostrar que sua loja virtual é confiável? Utilize a avaliação dos seus clientes para impulsionar seu marketing de boca a boca; afinal não é você que está dizendo que seu e-commerce é confiável, são os seus clientes.

Além disso, com base na opinião de quem já teve uma experiência na sua loja online, você ainda pode obter informações importantes, ajustar detalhes antes de desse único dia, e oferecer descontos especiais na Black Friday para os seus clientes fiéis.

Amigos de clientes podem ser novos clientes

As vendas na Black Friday apesar de serem muito positivas para os ciclos curtos de vendas, elas não contribuem muito para a construção de marca. Na verdade, podem até prejudicar caso a expectativa dos novos clientes não seja atendida.

Então, além de oferecer descontos e promoções especiais na Black Friday para os seus clientes mais leais, como já sugerido, que tal ampliar esta ação para os amigos do seu cliente? A recomendação de um amigo tem grande valor agregado e para você um cliente qualificado. Uma ação como esta faz parte de programas de fidelização de longo prazo.

Black Friday vai além de uma sexta-feira

A única sexta-feira do ano com descontos em todos os produtos de todas as categorias pode movimentar muito o e-commerce, no entanto, um único dia não consegue construir relacionamentos de longo prazo. É mais provável que aconteça exatamente o contrário, com clientes comprando uma única vez ou de pessoas que só querem promoções de queima de estoque.

Clientes recorrentes gastam mais (tíquete médio maior). Por isso, preste atenção nas pistas deixadas (Big Data) pelos seus clientes e faça ofertas após a Black Friday. Com base em sistemas de recomendação uma venda perdida durante um dia pode ser convertida em outra ocasião, como no Natal. O que acha?

Black Friday e as Redes Sociais

O marketing de boca a boca acontece tanto nas rodas de conversas quanto nas redes sociais. Hoje em dia, pode-se dizer que é mais frequente ler nos murais e perfis pessoais as discussões e intenções de compra.

Além de divulgar suas ofertas especiais nas redes sociais da sua marca, você também pode engajar com via mensagens privadas. Entenda as expectativas e desejos dos seus consumidores durante o Black Friday e garanta uma venda futura também.

A importância da confiança durante a Black Friday

Muito já foi discutido sobre a Black Friday, positiva e negativamente, mas o que hoje não pode ser contestado é a quantidade de pessoas impactadas e por essa campanha pontual.

E assim como todo negócio/ ação, o evento Black Friday tem construído sua reputação no mercado brasileiro através de práticas melhores por parte dos varejistas e da opinião dos e-consumidores que participam ativamente (ou seja, compram!).

O marketing de boca a boca ou marketing de recomendação é fundamental para a construção da reputação da Black Friday, mostrando a todas as pessoas a credibilidade da campanha impulsionando as vendas.

Para o seu negócio não é diferente: a confiança é valor imprescindível para sua performance.

Gostou desse artigo? Compartilha comigo sua opinião nos comentários….

(Visited 155 times, 1 visits today)

Sharing is caring!

Última modificação: 30 de outubro de 2020
Fechar