Como melhorar a reputação de seus domínios - All iN

Como melhorar a reputação de seus domínios

Sabemos que muitas empresas sofrem com a qualificação indevida de suas mensagens como Spam. Muitas vezes, mesmo enviando suas mensagens somente para usuários cadastrados em suas listas, os provedores de email, ou até mesmo os próprios usuários podem acabar classificando mensagens legítimas como Spam.

Mas, existe alguma maneira de evitar isso? Aqui vão algumas dicas para que suas mensagens cheguem na caixa de entrada dos usuários e seus domínios não corram o risco de entrarem em blacklist.

1.       Ao inserir contatos em suas listas, seja criterioso!

Você precisa prestar atenção na fonte que utiliza para captar os endereços dos usuários presentes em suas listas. A recomendação mais importante é: NUNCA COMPRE LISTAS! Para sua própria segurança e para garantir o sucesso de suas campanhas é importante que você mesmo crie e organize sua base de contatos de acordo com o interesse de cada usuário. Com uma lista 100% opt-in, você consegue saber como os usuários passaram a integrar suas listas, o que facilita a identificação de quais endereços estão reportando suas mensagens como Spam.

 2.       Respeite a liberdade de escolha do usuário

É muito importante que o usuário sinta-se livre para solicitar ou cancelar o recebimento de suas mensagens. É preciso oferecer a este usuário a opção de descadastro, por isso, além de poder solicitar a remoção de suas bases através do site,  todas as mensagens que você envia precisam, necessariamente, apresentar um link de opt-out eficiente, de modo com que, ao clicar nesse link, o usuário seja de fato excluído de suas listas e pare de receber suas mensagens.

3.       Verifique a autenticidade dos endereços cadastrados

Existem muitos casos de endereços de emails falsos. Às vezes, esses endereços falsos podem ser Spamtraps que são armadilhas criadas pelos próprios provedores de email para verificar se você não está enviando spam, mas em alguns casos, pessoas podem cadastrar o endereço de outras e se você não confirmar a autenticidade desse cadastro, poderá estar deixando sua lista repleta de endereços que, de fato, não querem receber suas mensagens. Para confirmar a origem de seus cadastros a melhor opção é o Double Opt-in, processo de cadastro onde os usuários precisam confirmar o desejo de receber suas mensagens através de um link presente em um email de confirmação enviado durante o processo de cadastro. Com o Double Opt-in, somente após clicar nesse link é que o usuário passa a integrar suas listas.

Seguindo esses passos, certamente as denúncias de Spam contra seus domínios reduzirão e você estará seguindo as boas práticas do email marketing. Lembre-se: Quanto melhor for o seu relacionamento com sua base de emails, melhor será sua reputação perante os provedores, além disso, você terá a certeza de que as pessoas que estão recebendo seus emails estão interessadas em seus conteúdos, o que elevará a taxa de abertura de suas campanhas, e consequentemente, sua taxa de conversão.

Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *