Como aumentar o engajamento dos usuários com e-mail marketing? - All iN

Como aumentar o engajamento dos usuários com e-mail marketing?

2013_06_mini

O e-mail marketing é uma ferramenta estratégica de comunicação, consagrada pelas empresas e eleita como a maior geradora de leads para o B2C no último E-mail Evolution Conference, realizado em fevereiro de 2013, em Miami.

É claro que ao longo dos anos, as estratégias foram se otimizando e talvez o sucesso do e-mail marketing se deva a oportunidade de criar relacionamentos diretos, quase que individuais, com cada um dos usuários cadastrados em suas listas. engajamento-email-marketing

Diferente do modelo de comunicação em massa, feito para atingir o maior número de pessoas de uma única vez, o e-mail pode fazer com que as empresas conversem com seus públicos baseando-se no comportamento e nas preferências de cada pessoa, mas para isso é preciso entender as preferências desses públicos e não correr o risco de se tornar um incômodo para as pessoas que aceitaram receber suas campanhas.

Quando falamos em e-mail marketing, fica claro que é aquele e-mail enviado com consentimento. No cenário atual, não existe mais espaço para atitudes invasivas como compra de listas e envio de Spam.

Se você ainda faz isso, está na hora de parar de desperdiçar seu dinheiro e prejudicar a reputação de sua empresa. Então, deixando claro que se estamos falando de campanhas sérias de e-mail marketing, baseadas no interesse real para o recebimento das mensagens, uma das ações mais importantes e determinantes estratégias para o aumento do engajamento é a regular atualização ou higienização de sua base de contatos.

Não envie e-mails para pessoas que não abrem suas campanhas há 3 meses ou mais. Se em todo esse tempo você não conseguiu chamar a atenção, a ponte de gerar aberturas e cliques, é porque esse usuário não está mais interessado em seus conteúdos.

Dica: Para não descartar esses usuários, separe-os para uma ação de reconquista, com estratégia especial, mas não continue a enviar suas campanhas regulares, assim você evita as chances de ser confundido com um spammer.

Outra função importante da higienização de bases é a garantia de que suas listas não estão infestadas de spamtraps, ou seja, de armadilhas criadas pelos provedores para avaliar sua conduta. No próximo post, falaremos mais sobre os tão (justificadamente) temidos spamtraps!

Por Bárbara Gengo, Analista de Comunicação da All In Mail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *