Certificação Return Path: Mudanças na métrica de SRD em grupo

Certificação Return Path: Mudanças na métrica de SRD em grupo

 

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A partir de 1 de agosto, todo remetente com IPs certificados pela Return Path terá mais uma métrica para se preocupar. A empresa anunciou que a partir da data, todos os seus clientes com mais de 1 IP no programa de certificação (RPCP), passarão a ser monitorados também pela métrica de SRD em grupo.

 

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O que isso significa ?

 

SRD ou  Sender Reputation Data é a métrica utilizada pela Microsoft para avaliar o conteúdo enviado para e-mails providos pelos domínios Hotmail, Outlook, Live, e MSN. Esse sistema é uma espécie de votação entre usuários pré-selecionados, que reportam se uma mensagem é ou não spam. Com base nessas respostas, um IP certificado pode ter seus benefícios suspensos caso “saia da linha”.

 

SRD em grupo nada mais é que a razão entre o todos de votos de “spam”, ou Junk Votes, por IP e o total de votos por IP, ou SRD Volume. E da mesma forma que no cálculo individual, são levados em conta os últimos 30 dias de histórico dos IPs certificados. Se você ultrapassar a métrica para a sua faixa, que é definida pelo número total de Junk Votes, os benefícios para os provedores Microsoft serão suspensos de todos seus IPs do programa.

 

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Métricas

A regra de SRD em grupo não é nova. Ela já é utilizada pela Return Path em remetentes que tem 20 ou mais IPs certificados. A novidade está apenas na inclusão de remetentes com 2 ou mais IPs na regra.

 

Outra novidade importante é a inclusão de IPs suspensos individualmente no cálculo final do Group SRD Rate. Fazendo isso, a certificação refletirá melhor a prática de envio geral do remetente. O que pode acabar com estratégias de reengajamento, porém, força o remetente a se manter coeso por todo o fluxo de envio.

 

Mas calma, não corra para as colinas (ainda), nem tudo está perdido. Algumas mudanças tendem a ajudar o remetente, principalmente nos quesitos de suspensão e cálculo da métrica.

 

A primeira boa notícia é que as faixas de SRD em grupo não seguirão as mesmas métricas da avaliação individual. O seu “tier” será definido pelo número total de Junk Votes recebidos, sendo que para começar a contagem, é necessário ter recebido ao menos 10 deles. Ou seja, se seu total de votos como spam nos últimos 30 dias fica abaixo desse número, ainda não precisa começar a fazer contas.

 

Além disso, as demais faixas ficaram mais factíveis, com maiores ranges e proporções de votos. São elas: Entre 10 e 30, de 31 a 50 e acima de 51 Junk Votes. E as suspensões ocorrerão acima de 75%, 65% e 55% de Group SRD Rate respectivamente.

 

Como podemos notar, as taxas para suspensão por SRD em grupo são bem maiores que os valores já praticados na métrica individual, em que o volume permitido de Junk Votes pode chegar em até 30%.

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Isso quer dizer que se seus IPs estão dentro da métrica individual de SRD hoje, tirando alguns cenários excepcionais, eles estarão abaixo da métrica de SRD em Grupo também.

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Vale lembrar alguns pontos importantes que não mudaram: Não serão suspensos pela métrica de SRD em grupo IPs que tenham 0 Junk Votes. No entanto, esses IPs ainda são utilizados no cálculo da sua Group SRD Rate, o que ajudará a “puxá-la” para baixo caso você tenha um grupo de IPs de ótimos resultados. Isso premia a segmentação de base entre os IPs certificados e remetentes alinhados com as requisições dos provedores.

 

Futuro

 

As mudanças são parte de um movimento recente dos provedores para dificultar ainda mais a prática de spam, que hoje em dia não é mais tão simples de ser definida. Por isso não seria surpreendente ver essas métricas ficarem mais rígidas com o tempo. Os provedores de caixa de e-mail são uma ponta muito importante no e-mail marketing, porém suas demandas nem sempre levam em consideração o relacionamento por e-mail entre marca e cliente, o que acaba deixando o ambiente cada vez mais restrito para o envio de e-mails em massa.

 

Caso você esteja próximo ou acima de alguma dessas métricas, não hesite em entrar em contato com um especialista de nossa área de entregabilidade.

 

Até breve.

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Thiago Rodrigues

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