Para trabalhar com marketing digital, é imprescindível conhecer o seu público. Mas com as constantes transformações, atualizações e aperfeiçoamentos que as estratégias têm sofrido, é preciso ir além daquele velho público-alvo que conhecemos: idade, localização e sexo.
Foi pensando nessa constante mudança no comportamento do consumidor, que criou-se o conceito de brand persona, um estudo mais completo e assertivo do público que você precisa conversar. Mas como fazer uma persona e por que investir nesse modelo? Vem com a gente e confira!
Por que investir em brand persona?
Muito provavelmente você já conhece alguns motivos para investir na estratégia, mas conhecimento nunca é demais, né? A brand persona é capaz de personificar a sua marca, tornando-se mais tangível, próxima e humanizada para o público.
O exemplo é clichê, mas você já viu quantos comentários a Lu do Magalu recebe? Comentários sobre a sua aparência, personalidade e até gente pedindo pra ser amiga dela… Não à toa, a loja está entre as maiores 25 varejistas do mundo e não só por suas habilidades no varejo e logística, mas também por causa da robusta estratégia de marketing e no impecável trabalho de brand persona.
Segundo um levantamento da All in, 49% dos consumidores prezam pela boa reputação da marca e 46% levam em consideração a facilidade e agilidade no atendimento, características que estão intrinsecamente ligadas à brand persona.
Todos esses pontos quando bem trabalhados em uma estratégia sólida de brand persona, ajudam a credibilizar a marca, aumentar a fidelização além de, é claro, aumentar as conversões. E aí, você está esperando o que para começar a estruturar a sua estratégia?
Como estruturar o brand persona em 3 passos?
Se o que você precisava para colocar em prática a sua estratégia de brand persona eram dicas, então chegou o seu momento. Apresentamos agora os 3 passos fundamentais para estruturar a estratégia:
1. Coleta de dados
Os dados são fundamentais em toda estratégia e claro que para a sua não seria diferente. Através das informações disponibilizadas pelos usuários, você consegue traçar perfis únicos com tudo que precisa saber sobre os seus clientes.
Esses dados ajudam a entender melhor com quem a sua marca está falando e traçar paralelos de acordo com os perfis que você está atingindo.
2. Criação do storytelling
Como você está contando sua história? O storytelling é uma das estratégias mais fundamentais para entender como se comunicar com a sua persona.
Entender a narrativa, o tom de voz e como se comunicar com o público que você quer atingir é parte fundamental do processo e permite que a sua comunicação seja mais assertiva.
Lembre-se, o consumidor quer marcas humanizadas, que ouçam atentamente e demonstrem empatia pelas suas considerações, deixando de lado o conceito de “número” e mostrando que cada pessoa é importante para a construção da história da empresa.
3. Uso estratégico de cada persona
Nós sabemos que cada persona está em um momento do funil, por isso, é importante saber usá-las estrategicamente e entender que a jornada de consumo não é linear e igual para todos.
Cada persona tem preferência por um canal, por um tipo de comunicação, formato, identidade visual e até narrativa.
Além do que, os momentos do público podem ser diferentes, com dores, necessidades e desejos variados, então é preciso observar com indvidualidade e mapear minuciosamente para entender qual a melhor estratégia em cada fase da jornada de compra.
Qual o propósito da comunicação do brand persona?
Quem é a sua marca? Quais os diferenciais ela mostra ao mundo? Como os usuários encaram a sua presença nas redes sociais? Essas questões também passam pela sua estratégia de brand persona.
Afinal, é nesse momento que você colocará o usuário no centro da estratégia e pensará em diversos outros conceitos que permeiam e atingem esse usuário.
Aqui nós vamos trabalhar com 3 propósitos que precisam estar muito claros na sua estratégia:
1 – Singularidade
A sua marca é única, não existe outra igual ela! Por mais que você venda produtos e/ou serviços que outras marcas vendem, é preciso mostrar que a sua empresa é singular, que em lugar nenhum o usuário vai encontrar produto, qualidade, preço e atendimento como o seu.
Mais que isso: a experiência que você proporciona tem que ser singular! Esse é um diferencial que vale ouro para o consumidor moderno.
2 – Relevância
Novamente, por que escolher a sua marca? É preciso trabalhar na relevância da empresa, com uma boa estratégia de branding, com experiências ímpares e sempre com o consumidor no centro da estratégia.
Como você agrega valor e relevância para o seu negócio? Lembre-se: valor não quer dizer preço, o conceito é muito mais profundo e relevante para os usuários que buscam empresas com propósitos.
3 – Legitimidade
Outro atributo fundamental para enriquecer o propósito da sua marca. Ser legítimo mostra aos usuários que você é transparente, que preza pelas relações e que realmente considera os consumidores a alma do seu negócio.
Ninguém quer mais ser tratado como apenas um número, é preciso mostrar verdadeira empatia para conquistar o usuário não só para a venda, mas para um relacionamento duradouro e leal com a sua marca.
Onde a sua marca deseja chegar?
Você sabe responder a pergunta deste tópico? Calma! Você não precisa respondê-la exatamente agora, mas precisa saber quais são suas aspirações, metas e objetivos.
Durante o seu planejamento de marketing digital, é importante analisar o mercado como um todo: quem são os seus concorrentes? Quais são os seus diferenciais? O que os outros players estão fazendo que pode ser melhorado ou que não tem funcionado?
Claro que essas perguntas são difíceis de serem respondidas sem dados, mas você pode observar o sentimento e o posicionamento do público, perante outras empresas.
Por isso, novamente, reforçamos a importância de uma brand persona estratégica, é através dela que todas as outras estratégias se desdobram. Você só conseguirá entender o mercado, a percepção do público, diferenciais e como pode se destacar no seu nicho, observando como o público se comporta.
Com o seu planejamento macro de marketing digital e de brand persona construídos, você poderá entender quais são suas oportunidades de garantir cada vez mais retorno.
A All in te ajuda a chegar lá!
Mas e agora? Como responder a todas essas perguntas? People marketing é a resposta! Entenda o contexto que os usuários se encontram e qual a linguagem ideal para incentivá-los a continuar avançando na jornada de compra.
Crie a sua brand persona com base em dados e com a ajuda de poderosas ferramentas de inteligência estratégica e soluções digitais, e tenha tudo para tornar a sua comunicação mais efetiva e assertiva.
E agora, você está pronto para investir na sua estratégia de brand persona e aperfeiçoar sua jornada de compra? Clique no banner e conte com a gente para alavancar sua marca.